Colunas
Festa alvinegra na serra - 25 de agosto 2011
No domingo a torcida do Botafogo recepcionou com um churrasco Mauricio Assunção, presidente da agremiação. A festa foi nas dependências do Friburguense Atlético Clube, com quem o clube da estrela solitária tem uma parceria na defesa do interesse de ambos os clubes, na federação de futebol do estado. Essa parceria vai um pouco mais longe, pois existe também um intercâmbio de jogadores, como é o caso de Rômulo, atleta do Friburguense, emprestado até o final do ano ao alvinegro carioca.
Mauricio Assunção é uma figura conhecida na cidade, sobretudo na classe odontológica, pois foi aluno da Fonf (Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo) nos idos de 1984. Após concluir o curso ele seguiu carreira universitária, lecionando na própria faculdade aonde chegou a ser coordenador do curso.
Num papo informal ele disse que hoje o Botafogo de Futebol e Regatas é um clube com a divida bem equacionada e que a implantação da Botafogo S.A, uma instituição sólida, sem dividas, deu transparência na condução do clube, pois é dela a responsabilidade da gestão financeira do glorioso. Disse ainda que é fundamental a separação do Mauricio torcedor, do Mauricio presidente. Quando ele entra no camarote da diretoria, no Engenhão, em dias de jogos, ali ele incorpora o torcedor; terminada a partida, não importa o resultado, assume o presidente, com a grande responsabilidade de conduzir um clube com a grandeza e o passado do glorioso.
Raul Marcos P. Gonçalves, presidente do Friburguense, deu as boas vindas a todos e lembrou a característica marcante da cidade que é a de bem acolher as pessoas. Afinal o churrasco era do Botafogo, mas nas dependências do Friburguense. Rivais no campo, mas parceiros nos bons e maus momentos, como lembrou Mauricio Assunção. Ele disse que ao tomar conhecimento da tragédia de janeiro, pensou numa maneira de ajudar a cidade que o acolheu primeiro como estudante e, depois, como profissional, pois afinal seus primeiros passos na profissão foram dados aqui. Dai surgiu a ideia de um amistoso entre os dois clubes, com a renda revertida para os desabrigados. Foi um momento marcante, ainda mais que representou também o reinício da carreira de Maicosuel, o Mago, em seu primeiro jogo oficial após seis meses de inatividade, por causa de uma séria lesão no joelho esquerdo.
Entre os muitos torcedores que compareceram ao evento, destacamos o casal Aldo Mannes e Rosa G. Mannes, pais do ortopedista e presidente da Unimed Friburgo, Jose Mannes, dois botafoguenses da gema, talvez os alvinegros mais antigos da cidade, queridos por todos e esbanjando vitalidade e amor ao Botafogo.
Muita cerveja, muita carne e muita alegria com a participação do fogão no campeonato brasileiro de 2011, a melhor campanha até aqui após o titulo de 1995.
Existe a possibilidade de se fazer em Nova Friburgo uma versão do evento Feijão no Fogão. A festividade consiste em reunir os torcedores da região e é importante para a integração entre o clube e os alvinegros. Como Mauricio Assunção ainda não decidiu se será candidato à reeleição, e como ele tem até setembro para tomar essa decisão, que o Feijão no Fogão, aqui, seja nessa época para marcar o início de sua campanha rumo à reeleição.
Max Wolosker
Max Wolosker
Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário