Colunas
Rafael Galhardo de Nova Friburgo! - 24 de agosto 2011
O esporte vem dando belas lições de reconstrução para Nova Friburgo, uma cidade com vocação natural para os esportes. Estes, aliás, têm dado o orgulho que nos tem faltado e têm feito com que reacendamos a paixão e crença que temos em nossa cidade. Foi assim com o Friburguense, será assim com Juninho no UFC neste fim de semana, é assim com Rafael Galhardo...
Rafael Galhardo foi campeão do mundo com a seleção Brasileira no Sub-20, mas mais do que o orgulho de ver um friburguense campeão do mundo com a seleção de futebol foi vê-lo escrever em sua camisa “100% Nova Friburgo”! Uma cidade que tem visto seu nome em tanto notícia negativa, visualizada pelo mundo inteiro numa festa brasileira! E é lindo ver sempre um filho da terra valorizando as suas raízes! Não se poderia esperar outra coisa de Galhardo, um menino que tem uma família linda que o apoia e que lhe concedeu um aprendizado que o fazem seguir a linha do bem e do bom caráter. Basta conviver com o seu irmão, Marquinhos, para comprovar que é isso que ambos praticam.
Nova Friburgo precisa sim das investigações e torce para que elas sejam concluídas da maneira mais rápida e justa possível. Mas enquanto isso não acontece, precisamos prosseguir com nossos passos rumo à reconstrução, que não é um processo fácil ou simples, mas necessário—e que precisa mais de competência do que propriamente discurso. Até pra fazer discurso é preciso competência. A competência do esporte é o grande exemplo que fica. É possível! E as possibilidades se ampliam se você se esforça, acredita, está unido, se é do bem e quer fazer o bem como missão não só para si, mas também para os outros.
Mais orgulhosos do que nunca de Rafael Galhardo é dessas pessoas que temos que nos orgulhar. São elas que contrapõem aqueles que devemos expurgar das vitrines que levam o nome de Nova Friburgo. E, não podemos esquecer outros friburguenses que ao longo da história também tiverem a mesma ou quase mesma honra de Galhardo em vestir a mais imponente camisa de futebol do mundo: mais recentemente Gustavo Nery; o primeiro, Og Moreira, na década de 30, e Larry Pinto de Faria, com a seleção olímpica.
Que outros friburguenses possam surgir não só na seleção brasileira de futebol, mas em outros campos da vida, escrevendo também em seus peitos: “100% Nova Friburgo!”
Mais recursos (1)
O Governo do Estado quer pelo menos mais R$ 600 milhões ainda neste ano para obras de reconstrução na Região Serrana. E, pela agilidade que se pede, o foco agora é para que essa verba venha pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Mais recursos (2)
O Estado avalia que essa seria uma forma mais ágil de liberar recursos, já que a necessidade de dragar os rios e fazer intervenções em encostas ainda não privilegiadas pelos recursos do Governo Federal e do Banco Mundial é urgente.
Jardim do Nêgo (1)
O Jardim do Nêgo, no km 55 da RJ-130, no distrito de Campo do Coelho, está reaberto a visitação após as chuvas de janeiro. A tragédia climática do início do ano destruiu parte de um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo.
Jardim do Nêgo (2)
Após sete meses da catástrofe, as esculturas foram recuperadas pelo artista e estão novamente disponíveis para apreciação do público. No entanto, o trabalho de recuperação continua, e não se limita apenas ao de restaurar as imagens que já existiam.
Friburguense
O Friburguense volta a campo hoje, 24, 15h, para testar mais uma vez o seu elenco para a Copa Rio—que começa no sábado que vem, dia 3. O adversário é exatamente o algoz do vice, o Serramacaense. Com poucas modificações em relação ao time vice-campeão da Série B, o técnico Gérson Andreotti observa, principalmente, os setores que perderam jogadores, como a lateral esquerda, o meio e o ataque.
Documentário
A concessionária de água e esgoto do município prepara um documentário com relatos sobre a tragédia de Nova Friburgo. Outro material histórico sobre a tragédia é um livro que será distribuído a todos os funcionários, a partir da primeira semana de outubro.
Agradecimento
Enquanto isso, o Grupo Águas do Brasil, do qual a Águas de Nova Friburgo faz parte, está homenageando com uma placa de agradecimento a colaboradores das demais concessionárias do mesmo grupo e que ajudaram, direta ou indiretamente, Nova Friburgo durante a catástrofe que se abateu sobre o município no início do ano. À época, vários funcionários de outras concessionárias do grupo foram deslocados para ajudarem em Nova Friburgo.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário