Colunas
Tenho vergonha de ser friburguense - 21 de julho 2011
Foi na semana passada, ao passar por uma banca de jornal que vi uma senhora esbravejar ao ler as manchetes dos jornais: “Tenho vergonha de ser friburguense!”. Outra logo concordou e como numa corrente sem fim ouvi isso se alastrar por vários pontos da cidade. “Tenho vergonha de ser friburguense”.
Por que teríamos vergonha de ser friburguense?
Não! Não temos que ter vergonha alguma. Pelo contrário. Devemos nos orgulhar, pois nenhum povo tem história como a nossa, nenhum povo tem fibra e garra como temos. Alguns passarão, o povo ficará! Tempos ruins ficarão em algumas páginas da nossa história, mas Nova Friburgo sobreviverá para contá-las e se alegrar com novas e outras histórias que se mostrarão menos, mais felizes.
Então, não me venham com a história de que porque um é safado, todos são, nem que porque dez são bons, todos o são. O bem e o mal existem. O certo e o errado também, em todos os grupos, em todos os governos, em todos os lugares. Qualquer lugar do mundo tem os contrários para que a balança da vida se equilibre nos dando o discernimento.
Discernir, essa é a palavra de ordem!
Não é por causa de um, uns, que todos têm que ter vergonha da terra que vivem e tiram seu pão. Quem errou tem que pagar e pagará de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde. Quem é suposto de ter feito essa ou aquela irregularidade será punido ou absolvido ao seu tempo.
Eu não acredito na impunidade, tanto quanto acredito na justiça. Temos que acreditar! Como temos que acreditar que a verdade vence a mentira, que o bem derrota o mal, que a vida segue pelas mãos do povo que é quem define não só futuro, mas também o presente da cidade.
Temos que continuar tendo fé em Nova Friburgo e no seu povo. Sem salvadores da pátria. Só o próprio povo friburguense pode salvar Nova Friburgo. Assim sendo, não temos que ter vergonha de ser friburguense. Quem tem que ter vergonha é quem não faz bom uso da confiança que os friburguenses nele depositaram. Mas esses, geralmente, não têm vergonha mesmo... Essa é a única esperança que não tenho, a única fé que não nutro. Então, cabe ao povo fazer a sua justiça!
Enquanto isso, choramos e choraremos as nossas perdas. Sentiremos saudades daqueles que perdemos. Cobramos e cobraremos. Protestamos e protestaremos. Aniquilaremos aqueles que merecem ser aniquilados com nossos votos. Aos que traíram nossa confiança, o perdão virá com uma resposta bem dada, e, disso não tenho dúvida. O resto caberá única e exclusivamente à Justiça que provará ou não que este ou aquele errou. E que paguem por isso ou que sejam absolvidos por aquilo.
Nada é mais nosso que o nosso lar. Cuidemos dele com honestidade e amor para que nos orgulhemos dele pelo que fazemos por ele e não pelo que um ou outro faz!
Comércio
O comércio continua investindo em datas que ainda não dão o que poderiam dar. O Dia do Amigo, comemorado ontem, 20, e o Dia da Avó, comemorado no próximo dia 26. O trabalho de motivação das vendas continua e neste ano a Acianf (Associação Comercial) está promovendo campanhas visando ambas as datas.
Asfalto borracha (1)
A partir de agora está estabelecido no Estado do Rio de Janeiro a obrigatoriedade da incorporação de pelo menos 15% do asfalto-borracha, feito a partir da reciclagem de pneus usados, na pavimentação de rodovias estaduais.
Asfalto borracha (2)
Segundo estudos, o asfalto-borracha economiza 50% em massa asfáltica, absorve ruído, provoca uma melhor aderência dos veículos em curvas, contribui para a retirada dos pneus do meio ambiente e ainda tem durabilidade maior. A estrada Guapimirim-Cachoeiras de Macacu é a primeira rodovia estadual a receber o material.
Friburguense
Já estão disponíveis para venda no departamento de futebol do clube as novas camisas do Friburguense. Brancas com faixas horizontais azul e vermelho na altura do peito. A camisa está disponível nas versões manga longa e curta. A mais procurada é a manga longa, comercializada no clube a R$70.
Rádio Câmara (1)
Com o recesso das sessões ordinárias na Câmara nessas duas semanas finais de julho, o programa de rádio do Legislativo terá edições inéditas, mesmo sem o resumo das sessões. Para suprir o espaço, os vereadores, em grupos, farão o programa ao vivo, respondendo perguntas dos ouvintes e avaliando o 1° semestre do ano.
Rádio Câmara (2)
Ontem, 20, o presidente da Câmara, Sérgio Xavier, abriu as participações. Os demais vereadores foram divididos em grupos através de sorteio. Amanhã, 22, participam os vereadores Edson Flávio, Luciano Faria e Renato Abi-Râmia. Na quarta, 27, Jorge Carvalho, Manoel do Pote, Marcos Medeiros e Nami Nassif. E, finalmente, na sexta, 29, Cláudio Damião, Prof° Pierre, Isaque Demani e Reinaldo Rodrigues.
Rádio Câmara (3)
Com o retorno das sessões no dia 2 de agosto, o programa volta ao seu formato habitual, na quarta, 3, com o resumo das sessões. O Rádio Câmara vai ao ar todas as quartas e sextas-feiras, sempre às 13h, pela Nova Friburgo AM, 660 Khz.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário