Friburguense – O Retorno - Capítulo 22 – Justiça seja feita! - 12 de julho 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Como explicar um time que não perde, que tem disparado o melhor ataque da competição, que vence seus adversários diretos, não estar na zona de classificação para a elite?

Pois é! Difícil explicar! Mas agora a justiça parece estar sendo feita e o Friburguense conta, como já contava antes, com seus próprios resultados, e, agora também com um pouquinho de sorte. Sorte que vinha andando meio sumida dos arredores tricolor. Agora, tudo parece estar dando certo e isso não é por acaso.

Na jornada de retorno, nenhum jogo terá mais destaque que o da quarta-feira, 6 de julho. Jogando fora de casa, num campo de dimensões pequenas, no alçapão da chamada Quissamáquina. Só a vitória interessava, mas quem começou com tudo foi o então líder Quissamã. Até a parada técnica só deu eles. Mas depois da parada, tudo mudou. E depois dizem que técnico não muda jogo. Pois é, não sei o que Gerson Andreotti fez ou falou, o fato é que ele mudou o panorama da partida e o Friburguense passou a dominar a partida. Mais competente que o adversário, o gol tricolor não demorou. Numa bela falta cobrada por Jorge Luiz o primeiro zero saiu do marcador. Nem deu tempo para comemorar! Na sequência, o árbitro marcou pênalti para o Quissamã. Inexistente. O ditado de que pênalti roubado não entra valeu pelo menos dessa vez. Marcos foi lá e defendeu. O 1° tempo terminou 1 a 0 e o 2° começou exatamente como o 1° tempo terminou. O Friburguense em cima, atrás do gol. E ele veio pelos pés de Marcelo após brilhante toque de Ricardinho. O 2 a 0 traria, enfim, a sempre distante tranquilidade. Mas não trouxe. Na sequência, de novo, mal deu para comemorar. Num lance claramente em que Catitu recebeu a bola em impedimento, os donos da casa diminuíram. Bola colocada no meio-campo, não há reclamação que faça a arbitragem voltar atrás. Daí em diante foram 15 minutos de pura pressão do Quissamã. Talento do Friburguense, que soube segurar e garantir a inesquecível vitória por 2 a 1 sobre o até então líder. Fora de casa, contundente! Agraciado pelo esforço, dando moral na hora certa. Apesar de não entrar ainda no G2, a diferença que já foi de 7 para o líder caiu para apenas 1 ponto.

Já de volta a Nova Friburgo, o Friburguense recebeu o Barra Mansa ainda motivado por ter chances matemáticas. Mas nem essa motivação foi páreo para a vontade tricolor. Apesar das ausências de Lucas – o genial; Cadão – o seguro; e Jorge Luiz – o mago, o Friburguense conseguiu com seus reservas de luxo fazer mais uma bela atuação. Apesar da seleção brasileira jogar quase ao mesmo tempo pela Copa América, os mesmos 500 de sempre estavam lá, apoiando o Frizão. E, foram recompensados com um time disposto, com garra e vontade. Sérgio Gomes abriu o marcador. Rômulo, ainda no 1° tempo ampliou: 2 a 0. Como nada é exatamente tranquilo para o Friburguense, os visitantes diminuíram. Mas nem deu tempo de trazerem algum susto. O Frizão manteve seu ritmo de ficar em cima querendo mais. Zambi, o nosso artilheiro apareceu para deixar a sua marca uma, duas vezes. 4 a 1. Nas duas ocasiões foi lá ele comemorar ao lado da brava, vibrante e entusiasmada Facção Ultras Jovem Tricolor, abraçado pelo nosso garoto Marquinhos. Mais uma vitória incontestável. Mais uma goleada. E, melhor do que tudo isso, a sorte nos visitou finalmente com a derrota do Quissamã para o Ceres por 2 a 1. Para ser melhor, só faltou mesmo o empate do Bonsucesso que acabou vencendo por 1 a 0 o Serramacaense. Não tem problema. O Friburguense está no G2, a 1 ponto do novo líder Bonsucesso! Ah! E aqueles 7 pontos que separavam o Frizão do Quissamã agora não existem mais e ainda viraram 1 de vantagem. O jogo dos 7 erros acabou! O jogo agora é do Frizão!

Recursos Turismo

O Ministério do Turismo finalmente liberou recursos para a Região Serrana. Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo dividirão R$ 10 milhões que deverão ser aplicados na promoção dos atrativos turísticos das três cidades.

Festival de Inverno (1)

Nova Friburgo foi o município que teve menor adesão do comércio à iniciativa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro, juntamente com o Sesc Rio de Janeiro, nas promoções do Festival de Inverno. 80 participam em Petrópolis, 50 em Teresópolis e 49 em Nova Friburgo. As lojas participantes contam com material de identificação para vitrines e tags para as peças em promoção.

Festival de Inverno (2)

As lojas oferecerão descontos entre 10% e 40% e uma caneca especial do festival para clientes que gastarem acima de R$ 99. Os restaurantes também fazem parte das ações promocionais do Festival que além de oferecer espetáculos, pretendem alavancar as economias locais.

Tour do Rio

Neste ano, Nova Friburgo será apenas passagem para uma das etapas do Tour do Rio, uma das maiores provas de ciclismo do mundo. No ano passado, em sua 1ª edição, a cidade sediou uma das etapas. Neste ano, Nova Friburgo servirá de passagem para a 4ª etapa, dia 30, na largada de Teresópolis com chegada em Rio das Ostras. Ciclistas de todo o mundo já estão confirmados na competição.

Desinfetantes e outros (1)

Uma nova norma da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) obrigará fabricantes de saneantes (desinfetantes, detergentes e inseticidas) a alertar sobre os riscos à saúde relacionados a esses produtos quando não manuseados adequadamente.

Desinfetantes e outros (2)

As embalagens deverão ter avisos como “este produto é tóxico” ou “é veneno” em letras maiúsculas, em negrito. Termos como “não tóxico”, “seguro”, “inócuo” e “não prejudicial”, bem como “o melhor”, “excelente” e “incomparável” serão proibidos.

Ônibus recolhidos

As operações do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) prosseguem tirando de circulação ônibus intermunicipais que apresentam problemas ou que são alvos de reclamações. Na semana passada, somente em Nova Friburgo foram recolhidos sete veículos, com problemas de documentação, mau estado de conservação e/ou falta de selo de vistoria.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.