A reconstrução da alma passa pela cultura. O Teatro está de cortinas reabertas - 8 de junho 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Não há recomeço se a alma não é tratada, não há reconstrução que sobressaia sem que a alma também seja reconstruída. E o melhor remédio para o espírito é a cultura através de suas diversas representações artísticas, seja pelo teatro, pela música, pelas pinturas.

Passamos por maus bocados, mas juntos estamos superando, e, nos reerguendo, vamos erguendo a cidade.

Foi de elevada emoção ver reabertas as portas do Teatro Municipal, fechado desde o trágico janeiro. Felizmente, a tragédia preservou a estrutura do belo teatro, um dos mais bonitos do Estado, mas não foi tão condescendente com o anfiteatro e outros setores da Praça das Colônias, assim como com o Suspiro de maneira geral.

Com pareceres técnicos o Teatro ficou interditado pela Defesa Civil e somente no último fim de semana as poltronas vermelhas foram novamente ocupadas e o palco novamente se encheu de gente e de arte.

Nossa gente da Nossa Friburgo, como tão bem insinua a campanha da Universidade Candido Mendes. Nossa gente de todas as idades, erguendo os instrumentos musicais como se fossem pás e enxadas. Com o mesmo talento dos nossos operários que não cessaram no ato de limpar nossas ruas e usaram os equipamentos como se fossem espadas na guerra por deixar Nova Friburgo nova de novo. Violinos, violoncelos, clarinetas, flautas, saxofones e até tambores como ferramentas de reconstrução, a tal reconstrução da alma. Bem usados, brilhantemente manuseados, produzindo sons que ecoam e ressoam dias adentro nos nossos pensamentos. Pena que Nova Friburgo toda não cabia ali.

E a música voou na noite fria aquecendo cada coração que nas asas das notas musicais pode comprovar que Nova Friburgo é uma cidade que cresce para o céu. A Orquestra Candido Mendes abriu com maestria uma nova temporada do Teatro Municipal em que nada mais passa despercebido... Porque estamos mais sensíveis, mais humanos, mais poéticos. Aprendemos que nada pode escapar, que cada instante é único e que cada apresentação é uma bênção que só é concedida uma vez... Por mais que as apresentações se repitam e o roteiro seja igual, nenhuma apresentação é exatamente igual à outra.

Que as cortinas permaneçam abertas e que todas as poltronas possam acomodar sonhos. E que nós, Nova Friburgo, nos permitamos ser invadidos pelas artes, pois a cultura reconstrói, sara feridas e nos faz mais atentos e melhores, pois toca a alma e se eterniza na gente.

Disque-denúncia

A maior apreensão de drogas em Nova Friburgo neste ano e possivelmente na história local — mais de 300 quilos de cocaína — foi, assim como quase todas as outras apreensões, motivada por uma denúncia anônima. O serviço da polícia tem mostrado bastante eficiência e segurança para os denunciantes. O número do Disque-denúncia em Nova Friburgo é o 2523-4590.

Transporte irregular

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou mais de 7 mil ocorrências, entre infrações e apreensões em todo o estado nesses cinco primeiros meses do ano. Foram ações contra carros particulares, táxis, kombis, vans e ônibus atuando de forma irregular no transporte de passageiros. As vans piratas somam a maioria das apreensões (1.104); seguido dos ônibus da frota regular (682).; 277 ônibus piratas e 48 vans regulamentadas.

Bombeiros do interior

Os bombeiros do interior também fizeram parte dos protestos que acabaram em confronto com a polícia e em prisões. Em Nova Friburgo também houve protestos, onde os militares ficaram sentados em frente ao batalhão. Casas e árvores próximas ao 6º GBM estavam com bandeirinhas vermelhas, como forma de chamar a atenção da população. Um grupo local partiu par a capital para manter a manifestação.

Friburguense

O Friburguense recebe o Ceres, hoje, 8, às 19h30, no Eduardo Guinle. Com 13 pontos, o time pode atingir a liderança já nesta rodada se vencer o confronto; desde que o Quissamã perca em casa para a Portuguesa, o Sendas perca ou empate com o Barra Mansa fora de casa e o Bonsucesso perca ou empate com o Angra em casa. Independente disso, a vitória mantém o tricolor no pelotão de frente.

Exaltasamba

O Grupo Exaltasamba se apresentará normalmente no próximo dia 19, em Nova Friburgo, mesmo com a oficialização da saída do cantor Thiaguinho do grupo. Aliás, todos os shows até fevereiro do ano que vem estão mantidos com a formação atual e posteriormente o grupo de 25 anos dará uma pausa, sem previsão de volta.

Revista Época (1)

Imperdível a coluna de Ruth de Aquino da edição 680 da Revista Época, que circulou na semana passada. Com o título “Um Brasileiro Honesto”, a coluna Nossa Antena dá destaque à história de Joilson Chagas, motorista de Nova Friburgo que devolveu mais de R$74 mil que achou no ônibus que dirigia.

Revista Época (2)

Na coluna, o enfoque não é só a história que ganhou destaque em toda mídia nacional, mas os valores pessoais do motorista, assim como sua jornada de vida. Ruth Aquino termina o seu texto dizendo que Joilson deveria estar na lista da mesma edição da revista dos 40 brasileiros com menos de 40 que representam o futuro do Brasil.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.