Colunas
Doce Junho. Salve Juno! - 1º de junho 2011
Juno é a divindade protetora da mulher e do casamento. Na mitologia romana, é a esposa de Júpiter e rainha dos deuses. Sua equivalente na mitologia grega é Hera. O sexto mês do ano, junho, tem esse nome em sua homenagem. Mas há uma corrente que acha que o mês recebeu o nome de junho por causa da palavra jovem. Como o mês de junho era dedicado aos homens jovens de Roma, o nome veio da palavra latina juniores, que significa homens jovens.
Mas junho nem sempre foi o sexto mês do ano. No antigo calendário romano, junho era o quarto mês do ano e tinha apenas 29 dias. Quando Júlio César reformou o calendário, aumentou o mês para 30 dias e tornou-o o sexto mês do ano.
Independente do real significado do nome, Juno ou jovem, junho é o mês do frio, quando no dia 21 começa oficialmente o inverno. Como para o frio não tem essa de oficial, ele já chegou que chegou e vem dando mostras de que será um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos. Bom para o turismo da região, especialmente para Nova Friburgo, que vem registrando as temperaturas mais baixas de todo o Estado do Rio de Janeiro. O frio é uma atração com tudo o que vem cole: vinho, fondue, casacos e namoro. Afinal, junho é também o mês que temos do dia dos namorados. Namoro que pode evoluir para casamento. Junho é o mês do casamento por causa da deusa Juno, por causa de Santo Antônio e, se quiser, pode ser até abençoado por São João, ainda que num casamento de mentirinha numa dança de quadrilha em volta da fogueira nas deliciosas festas juninas.
E nessas loucuras climáticas que nós friburguenses estamos experimentando na pele e na alma este ano, vale destacar que junho foi escolhido pela ONU para a Semana Mundial do meio ambiente. Mais do que discutir e estabelecer passou da hora de agir com a mesma velocidade em que destruímos.
Junho seja bem-vindo! Juno abençoe os casamentos sem a ciumeira de Hera. Que seja um mês de jovialidade, romance e fé! Um mês de alegria, quilos de casaco, fondue e quadrilha, festa de São João. Porque o semestre está indo embora e partiremos para a metade final de mais um ano. Assusta? O tempo corre rápido e logo-logo estaremos falando de natal, ano novo e eleição. Uma coisa de cada vez, um mês por vez!
Recuperação econômica (1)
A recuperação econômica do município já foi mostrada aqui em números, quando da divulgação do emprego em abril. O saldo no ano ainda é negativo, mas abril foi mesmo o mês da virada quando praticamente 50% dos empregos perdidos foram recuperados. Agora, reforçando essa tese, a Sondagem Econômica do Sistema Firjan mostra perspectivas otimistas.
Recuperação econômica (2)
A pesquisa mostra que a região Centro-Norte foi a que apresentou o maior indicador de volume de produção (57,3) entre as regiões fluminenses. A região também é a mais otimista quanto à demanda por produtos (69,1) e número de empregados (62,8), além de pontuar 64,8 na vertente compra de matéria-prima.
Jogo do compromisso (1)
A dupla tetracampeã do mundo com a seleção brasileira em 94 deverá vestir a camisa do Friburguense e consequentemente a de Nova Friburgo. Após reunião entre os deputados federais e parceiros de partido (PSB), Glauber e Romário, ficou acertado com o Friburguense um jogo festivo e solidário.
Jogo do compromisso (2)
Na ocasião, jogadores e ex-jogadores de futebol (com expectativa de vários com passagem pela seleção brasileira) vestirão a camisa do Friburguense em um confronto que inicialmente será contra o time oficial do Friburguense. Camisa tricolor contra branca. Romário e Bebeto devem reeditar a dupla campeã do mundo.
Jogo do compromisso (3)
Romário e Glauber ainda ouvirão demandas do setor esportivo e do Friburguense. Além disso, o baixinho deve anunciar emenda a que tem direito no orçamento da União em benefício do setor esportivo de Nova Friburgo. O jogo e os encontros devem ocorrer logo após o fim da participação do Friburguense na Série B do Carioca. De preferência com taça e faixa de campeão.
Friburguense
Os jogadores do Friburguense ficarão toda esta semana fora de Nova Friburgo. Desde ontem, 31, estão concentrados em Barra Mansa para o confronto com a equipe local hoje, 1º, 15h. Eles não retornam a Nova Friburgo e permanecem na região sul do estado para o confronto de sábado, 4, contra o Angra dos Reis. A pretensão é voltar com no mínimo 4 pontos na bagagem.
Sesi
Após a tragédia de janeiro em que seu espaço foi bastante atingido na Rua Teresópolis, o Sesi da Vila Amélia volta a oferecer a partir de hoje, 1º, os serviços de consultas e exames na área médica e odontológica. As consultas já estavam sendo marcadas desde a semana passada. A área de lazer ainda passa por reparos, sem previsão oficial de retorno.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário