Colunas
Só não estuda quem não quer! - 25 de maio 2011
Eu sou daqueles que sustentam a opinião de que no Brasil de hoje só não estuda ou não busca qualificação quem não quer.
Não quero dizer com isso que o interessado não tenha que desprender esforço, tempo e troca de prioridades. É óbvio que para estudar e arrebatar mais do que um diploma, mas sim conhecimento, a pessoa terá que se dedicar e trocar algumas horas de sono ou de lazer por estudo. Nada vem fácil!
Se você pensar o Brasil de 10 anos atrás, quando eu, por exemplo, estava saindo do ensino médio, as oportunidades de qualificação eram nulas ou quase inexistentes. Vamos falar de Nova Friburgo, por exemplo. Há dez anos, para fazer uma faculdade aqui você tinha que ter dinheiro para pagar pelo recém-chegado curso de Direito. Com o crescimento da procura, foram surgindo mais e mais cursos superiores, tudo pago, com mensalidades mais altas do que os preços praticados hoje. Nesse meio tempo veio a Uerj com a Engenharia. Mas era só. Ou você pagava para ser professor ou você pagava para ser advogado ou administrador ou você pagava para ser dentista ou você teria que gostar de matemática e física para ser engenheiro. Outra opção era fazer os cursos do Senai subsidiados pelas indústrias locais ou os cursos de extensão do Senac (todos pagos, ainda que em valores simbólicos).
Hoje, 10 anos depois, só em Nova Friburgo, são oferecidos dezenas de cursos gratuitos no Centro de Formação Profissional na área da moda-íntima. Outra dezena de cursos no CVT de Olaria, voltados para a área do turismo. Para quem não teve oportunidade, a possibilidade de ter o ensino básico, a oferta de cursos supletivos e ensino de jovens e adultos mais que quadruplicou, possibilitando fazer várias séries em um curto espaço de tempo. No ensino superior, as bolsas do Prouni são a chance de fazer todo o ensino superior sem pagar absolutamente nada ou a pagar a metade nas faculdades particulares. Entre as faculdades públicas a UFF assumiu a Fonf dando a chance de fazer odontologia, se tornando fonoaudiólogo ou biomédico sem pagar nada. Tem o Cefet com cursos técnicos superiores e de graduação gratuitos. Isso sem citar o ensino a distância ou semipresencial do Cederj, que só em Nova Friburgo oferece 100 vagas divididas nos cursos de biologia e pedagogia. Cursos gratuitos de ensino superior voltados para quem não tem tempo.
Só não se qualifica quem não quer, só não estuda quem não quer. As oportunidades estão aí, para todos! A revolução que tanto sonhamos se faz com educação. Oferta há! Se é com qualidade? Bem, aí é outra história. Mas é um começo. Para chegar ao segundo degrau é preciso subir o primeiro. Para o país crescer é preciso que todos queiram crescer também e só se cresce com conhecimento! É hora de atendermos e motivarmos outros para que também atendam a esse chamado!
Compromisso federal
Após a visita da comitiva da Câmara Federal a Nova Friburgo, o deputado federal Glauber Braga (PSB) pretende propor no Congresso Nacional a criação de um Código de Defesa Civil, a exemplo do que já ocorre com o trânsito, com o Código Nacional de Trânsito. A proposta deve estar no seu relatório final da Comissão Espacial da qual é o relator.
Defesa Civil (1)
A Comissão de Defesa Civil da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Altineu Cortes (PR), está trabalhando na criação de um novo Plano Estadual de Defesa Civil para o Rio. O trabalho está sendo feito com a realização de nove seminários em diversas partes do Estado.
Defesa Civil (2)
O primeiro ocorreu em Itaperuna. Nova Friburgo será a terceira cidade a receber o seminário, com previsão para ocorrer no mês que vem, ainda sem data e local oficializados. O evento final será na capital fluminense com o resultado de todos os seminários.
Friburguense
Semana decisiva para o Friburguense na fase final da segundona do Estadual. O time pode terminar a semana na liderança. Para tanto precisa vencer hoje, 25, 15h, o Estácio de Sá, em jogo que acontece em Moça Bonita. No sábado, 28, o time de Gérson Andreotti recebe o Quissamã, atual líder com 9 pontos. Vencendo os dois jogos assumirá a ponta.
Talentos na Praça (1)
O Friburgo Shopping está com inscrições abertas para o projeto Talentos na Praça. O projeto tem como objetivo difundir os trabalhos de artistas profissionais e descobrir novos talentos musicais que poderão se apresentar na praça de alimentação do shopping a partir de junho.
Talentos na Praça (2)
As apresentações acontecerão a partir do mês que vem, toda quinta, das 18h30 às 20h30. Podem se inscrever, gratuitamente, na administração do shopping, artistas em carreira solo, bandas, trios e duplas de todos os gêneros musicais. O projeto irá selecionar as propostas musicais para compor a programação musical. Outras informações pelo telefone 2523-4505.
Prêmio Mulher Empreendedora
Estão prorrogadas até a próxima terça, 31, as inscrições do Prêmio Mulher Empreendedora da faculdade de Filosofia Santa Dorotéia. Para concorrer, as interessadas devem preencher ficha no site www.premiomulherempreendedora.com.br, onde também estão disponíveis o regulamento e outras informações.
Campanha do agasalho
Um grupo de amigas resolveu fundar um instituto para pensar, debater e de alguma forma auxiliar a cidade. Trata-se do Instituto das Meninas Super Poderosas de Nova Friburgo. E uma das primeiras ações, tendo em vista o inverno rigoroso, é a arrecadação de agasalhos e cobertores para serem doados aos mais necessitados. As doações podem ser entregues na Padaria Lumiar, em Lumiar e na Eletrônica Clinck, na Rua Dante Laginestra, 48.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário