Coisas Irritantes II - 11 de maio 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Na semana passada estava eu a dissertar sobre coisas irritantes. Tamanho foi o sucesso do artigo que aceitei a proposta de alguns leitores e me impus o desafio de escrever mais um texto sobre o assunto.

Entre as muitas mensagens recebidas, quase um consenso de que coisas irritantes só existem por causa de pessoas irritantes. Ou seja, não haveria coisas irritantes se não houvesse pessoas que produzissem coisas irritantes, logo por produzirem coisas irritantes, se tornam pessoas irritantes. Confuso, né? Beirou a ser coisa irritante. “Por favor, mas não se irrite!”, diria o Chaves do famoso seriado mexicano.

Por exemplo, o trânsito só é irritante porque tem gente que o faz irritante. Seja o poder público, os motoristas ou os pedestres. Isso, claro, sem contar os mais irritantes de todos, os motoqueiros. Alguns motoqueiros para não generalizar. Vão passando nos corredores dos congestionamentos, tirando fino dos retrovisores quando não os carregam. Nessa categoria, ninguém mais irritante que alguns motoboys que no estresse de entregarem as encomendas de forma ágil fazem cada barbaridade, cada coisa irritante. E são irritantes os motoristas que não utilizam a seta, irritantes os que teimam em ocupar as duas faixas da pista. Irritante a falta de vagas para estacionar, o que causa a irritante fila dupla. Ou você acha que alguém fica em fila dupla porque quer? Irritante é quem acha que não. É tanta vaga privativa para tão pouca vaga... Oh, coisa irritante!

Mas as pessoas irritantes não estão apenas no trânsito. No trânsito só existem mais pessoas irritantes juntas. Em todos os setores da sociedade estão elas. Mas para mim, pelo menos, as que mais irritam são as mentirosas, como alguns políticos que cometem verdadeiros estelionatos eleitorais. Irrita talvez mais aqueles que acreditam neles. Mas é premissa confiar. Errado é quem abusa da ingenuidade e boa fé das pessoas, especialmente das mais humildes. Há pessoas que fazem qualquer coisa pelo poder. Trocam de lado, rechaçam o idealismo e vendem até a mãe por uma boquinha, isso quando não colocam a mãe lá... Coisas irritantes, pessoas irritantes. Gabam-se de seus efêmeros poderes, mas não podem gabar-se de suas sujas consciências. Eles até acham que podem eternizar o efêmero, porém tudo acaba um dia, até para eles, vilões travestidos de heróis! Irritantes!

Irritante é o funcionário público preguiçoso que gasta mais esforço em não resolver o problema do cidadão do que propriamente com o trabalho de agilizar a vida do seu patrão — o povo. Irritante é o vendedor da loja que insiste em parecer que está fazendo um favor para você. A incompetência irrita, mas nada irrita mais do que a falta de entusiasmo, o ostracismo, a preguiça.

E são irritantes todos aqueles que se acham espertos ao enganar os outros, todos que fazem o mal, porque, penso eu, nós estamos aqui para fazer o bem.

O bem é ainda maior do que o mal e as pessoas irritantes ainda estão em menor quantidade. Temos que acreditar nisso e multiplicar os bons, porque os irritantes estão aí e por mais que apareçam mais, ainda não são capazes de dominar o mundo, nem a cidade, nem a gente...

Espero que esse artigo irrite os irritantes!

Nova droga (1)

A nova droga que está preocupando as autoridades dos grandes centros, como Rio e São Paulo, chegou a Nova Friburgo. Trata-se do oxi, derivado da cocaína, mas com efeitos mais devastadores do que o crack. O primeiro indício de que tal droga chegou à cidade foi uma grande apreensão de drogas feita pela polícia, ocorrida em Conselheiro Paulino.

Nova droga (2)

Além de cocaína e maconha, a polícia apreendeu também a substância que é mais avassaladora do que o crack porque leva querosene e cal virgem para ser mais barata e atingir um número maior de viciados. Querosene e cal virgem são substâncias corrosivas e extremamente tóxicas. Por isso, o consumo do oxi pode levar à morte mais rápido que o crack.

Entulhos (1)

O Ministério Público está apurando a responsabilidade sobre o entulho em Nova Friburgo. Para tanto foi instaurado inquérito civil para investigar os locais que estão funcionando como depósitos provisórios de detritos provenientes das chuvas de janeiro.

Entulhos (2)

Os dados das vistorias já estão sendo analisados pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate), o que possibilitará ao MP traçar estratégias de atuação para resolver o problema. Após o parecer técnico, que deve ser concluído em breve, poderá ser proposto, junto ao Poder Público, um Termo de Ajustamento de Conduta ou ajuizada uma Ação Civil Pública.

Friburguense (1)

O tricolor da serra está treinando normalmente com a perspectiva de entrar em campo no sábado contra São João da Barra ou Teresópolis. Os dois clubes travam uma batalha no tapetão pela última vaga na fase final da segundona. O TJD/RJ julga a liminar amanhã, 12.

Friburguense (2)

Caso ninguém recorra da decisão, a tendência é que a 1ª rodada aconteça já no sábado, 14. Caso não tenha rodada no sábado, a intenção do técnico Gerson Andreotti é fazer uma partida amistosa.

Turismo na serra fluminense

Visando o reaquecimento do setor turístico da região, o Estado já está trabalhando em um projeto que visa vender a serra fluminense como um único pacote, integrando os roteiros das principais cidades, nos moldes do que já é feito em outras regiões do país, como a serra gaúcha. O trabalho está buscando definir e unir os principais destinos de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.