Friburguense — O Retorno — Capítulo 9 - América e Cabofriense: queremos distância! - 12 de abril 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Enquanto o campeonato da segunda divisão ainda está longe de estar decidido, o da primeira está em sua reta final. Antes mesmo de acabar, Cabofriense e América estão mais uma vez rebaixados. A campanha de ambos pode ser classificada como vexame — afinal, cada um somou apenas 8 pontos em 45 possíveis. Se lembrarmos o ano passado, quando o Friburguense caiu, o tricolor da serra somou 14 pontos, ou seja, neste ano, se livraria facilmente do descenso com essa pontuação. Cada tempo no seu tempo. Pesa ainda contra Cabofriense e América os rebaixamentos recentes, ou seja, não aprenderam com as quedas. Cair e subir até passa. Porém cair, subir e cair de novo torna a situação extremamente complicada.

O que importa é que o Friburguense quer distância de América e Cabofriense. Primeiro, porque quer subir, tem tudo para subir e dessa forma deixaria os dois clubes na divisão que está deixando esse ano. Em segundo, porque subindo tem que aprender a não cair mais, pelo menos pelas próximas temporadas, evitando os erros cometidos pelos dois clubes que podem logo logo serem apelidados de clubes ioiô.

Enquanto assistimos aos dois novos componentes da segundona a partir de 2012, o Friburguense segue sua jornada. Naturalmente, o time, que já está classificado para a fase final e que realmente importa, tirou o pé do acelerador. Não dá para ter a mesma motivação que tinha enquanto não era ainda matematicamente classificado. É hora de se poupar enquanto os adversários ainda se matam. É hora de recuperar as forças, evitar contusões, avaliar, testar. É o que o Friburguense tem feito e muito bem. Melhor ainda porque não perde, ainda que não vença.

Diante do Tigres, mais uma vez, a torcida viu Marquinhos arrebentar. O meia correu, driblou, fez lançamentos, deu passes, colocou colegas na cara do gol e fez gol. Quando o maestro cansou, também pudera, o time parou. Ao parar acabou levando o empate do esforçado Tigres, time que caiu com o Frizão no ano passado. A diferença é que é difícil apostar que o Tigres suba; já o Friburguense é a grande aposta da competição. É de fato, para os outros, o adversário a ser batido.

Diante do Cardoso Moreira, o Friburguense trouxa mais um ponto, mais um empate, 1 a 1, com mais um gol de Lucas, o volante artilheiro. Já poupando o time, Edson Souza está concluindo que tem elenco, ainda que um atacante pudesse completar o ótimo plantel. E agora que venha o CFZ do Rio. A torcida quer festa, o Friburguense quer e deve guardar o melhor da festa para a parte que realmente importa que á a fase final e decisiva. Além do Friburguense, o primeiro a garantir vaga na fase final, com as duas últimas rodadas, o Bonsucesso confirmou também matematicamente sua vaga. Sendas e Ceres devem confirmar a classificação nesta semana.

Mas que todos, já classificados ou não, saibam: o Friburguense é o favorito, os números provam. Líder absoluto de seu grupo, melhor time fora de casa, time que menos perdeu, melhor defesa, time com melhor média de gols. Ainda que todos queiram bater o Friburguense, o tricolor da serra não será fácil de ser batido, não deixará ser batido.

América e Cabofriense sejam bem-vindos a segundona, porque o Frizão está indo.

Faustão (1)

O apresentador Fausto Silva corrigiu neste domingo, 10, a informação dada no programa anterior, do dia 03, quando afirmou que Nova Friburgo já estava reconstruída. Logo na abertura do programa Faustão corrigiu a informação e no segundo bloco leu uma carta enviada pelo vereador Edson Flávio, na qual destacou que pouco ou quase nada foi feito para reconstruir a cidade.

Faustão (2)

O apresentador global complementou convocando a população brasileira a continuar fazendo doações e chamou a atenção das autoridades públicas afirmando que na hora da comoção nacional os políticos apareceram e que agora é hora de agir.

Faustão (3)

O relato de Faustão acabou sendo benéfico, já que destacou em rede nacional os problemas que ocorrem na cidade, como as casas que ainda não começaram a ser construídas, as encostas que ainda não tiveram intervenção e os problemas na concessão do aluguel social. Faustão ainda cobrou informações da afiliada Globo da região.

Lei dos açougues

O Governo do Estado sancionou lei que obriga açougues e supermercados a fornecer informações sobre seus produtos e respectivos fornecedores. O nome, o telefone e o endereço dos frigoríficos deverão ser divulgados em cartazes fixados em locais visíveis para os consumidores.

Lei dos postos de gasolina

Outra lei sancionada torna obrigatória a afixação de cartazes desta vez em todos os estabelecimentos de comercialização de combustível. Neles deve constar a relação de equipamentos de proteção individual (EPI) que devem ser utilizados pelo trabalhador.

Swian

Começou neste fim de semana o Mundial de MotoCross. O piloto de Nova Friburgo, Swian Zanoni, que representa o Brasil na competição, não participou desta primeira etapa, ocorrida na Bulgária, pois faz trabalhos aeróbicos para complementar sua recuperação de uma lesão sofrida no início do ano. A expectativa é que Swian participe da próxima etapa.

Sesc

O Sesc Nova Friburgo, fortemente atingido pelas chuvas de janeiro, pouco a pouco está retomando as suas atividades. Já no último fim de semana retomou as oficinas e os shows musicais. Algumas atividades esportivas também voltaram, como o vôlei e a capoeira. Ao longo desse mês outras atividades que estavam interrompidas retornarão.

Colégio Anchieta

O Colégio Anchieta completa nesta terça-feira, 12, 125 anos de fundação. Não haverá grandes festas, apenas comemorações internas. O colégio foi atingido pelas chuvas de janeiro, quando metade do seu prédio onde funcionava a educação infantil e parte do ensino fundamental desabou com uma avalanche. A direção ainda estuda que intervenção será feita, mas garante que reconstruirá o espaço.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.