É só querer! - 5 de abril 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Não precisa marcar hora, é barato e só depende de você querer.

Estou me referindo a uma das melhores coisas da vida, entre muitas outras, que é poder caminhar. Além de ser um ótimo exercício físico, proporciona ao corpo e à mente uma excelente forma de gastar energia e relaxar o espírito.

O mais complicado — nos dias de hoje, em nossa cidade — é encontrar um espaço livre de tumulto e poluição. Caminhar pelo centro e sua vizinhança não compensa. Você vai se intoxicar com a fumaça que sai dos motores de automóveis, caminhões e ônibus que sem intervalo entopem todas as ruas. Seus ouvidos também vão sofrer com a barulheira, principalmente das motocicletas que não usam os abafadores de ruído em seus escapamentos. Fico penalizado ao ver a turma que se esforça nas caminhadas, fazendo ginástica para se desviar dos veículos e se entupindo de fumaça. Com certeza estão trocando seis por meia-dúzia.

Pode dar algum trabalho, mas muita gente vai de ônibus ou automóvel até a fábrica Ypu e dali segue caminhando pela antiga estrada de ferro — dizem que é sossegado e muito tranquilo. Muitos vão mais longe, indo até Mury e por lá fazem ótimas caminhadas. Dependendo dos horários, vocês não terão dificuldades com a condução, tanto para ir quanto voltar.

Uma outra boa opção é o espaço que fica por trás do Country Clube, o Vale dos Pinheiros. É perto e tem paz, sem poluição nem barulho.

Já se sabe há bastante tempo que qualquer atividade física continuada produz um aumento na quantidade de endorfinas — substâncias produzidas pelo cérebro que diminuem as dores físicas e causam sensação de bem-estar.

As caminhadas estão entre estas formas de exercícios que, além de melhorar o estado físico, elevam o emocional de todo mundo.

Até mesmo aqueles que são portadores de doenças como pressão alta e diabetes podem se beneficiar muito com esta forma de atividade.

O esforço físico da caminhada queima o açúcar que está sobrando no sangue e desta forma ajuda a manter seu nível sob controle.

Da mesma forma que também auxilia no processo de dilatar as artérias, o que favorece a circulação do sangue e diminui o esforço do músculo cardíaco.

Algumas pessoas garantem que melhoraram muito de suas insônias após começaram a caminhar com regularidade.

Agora que estamos no final da temporada das chuvas e do calor, vamos sair e caminhar!

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.