Colunas
Dois meses depois... - 16 de março 2011
Os dias passam rápido e a vida segue, nem sempre como deve seguir. O tempo da tragédia se foi, mas suas marcas não.
A grande mídia já nos esqueceu, atropelada pelas novas tragédias que extrapolam mundo afora. Já não somos tanto assim “a prioridade” em Brasília ou no Palácio das Laranjeiras. O Brasil nos abraçou, mas agora é com a gente! Somos nós que aqui estamos que teremos que cobrar, fiscalizar, fazer e acompanhar de perto.
O tempo da paciência se foi e temos pressa. A esses que não têm pressa, perguntem ao empresário que aguarda a liberação do seu financiamento no BNDES se ele não tem e porque tem. Questione aqueles que estão nos abrigos públicos ou aqueles que aguardam o resultado de seu cadastramento no aluguel social. Têm pressa quem passa por suas ruas ainda sujas, com crateras e barreiras. Tem pressa o funcionário que está com o salário atrasado e com incerteza se terá ou não emprego daqui a um mês.
Tínhamos paciência e fomos pacientes. Agora, temos pressa ainda que tenhamos a consciência de que nossa cidade só voltará a ser Nova Friburgo dentro de alguns anos – mas há situações que já eram para estar resolvidas, próximas de, ou no mínimo com alguma perspectiva de resolução.
Temos pressa! Queremos menos política e mais agilidade. Mais ação e menos intenção. Menos blá-blá-blá e mais liderança. O tempo de fazer política é em 2012, ainda que alguns insistam em antecipar o julgamento popular que virá – e espero que venha com a coerência que nos falta há tempos.
Afinal, emergência pede urgência, calamidade pede remédio rápido e bem aplicado.
FGTS (1)
Moradores de Bom Jardim reclamam da burocracia que enfrentam para conseguiu sacar o FGTS. Numa comparação com a vizinha Nova Friburgo, os bonjardinenses dizem que nem de perto estão tendo a mesma facilidade que os friburguenses. A Caixa explica que, diferente de Nova Friburgo, a Prefeitura de Bom Jardim estipulou apenas algumas áreas como passíveis de seus moradores sacarem o FGTS.
FGTS (2)
Dessa forma a comprovação é um pouco mais complicada e a liberação mais burocrática. Vale ressaltar que coube às prefeituras definir que locais dos municípios teriam direito ao benefício. Em Nova Friburgo, a Prefeitura definiu que todos os moradores da cidade de todos os bairros e distritos poderiam sacar o FGTS.
Título de eleitor
O eleitor em dívida com a Justiça Eleitoral tem até o dia 14 de abril para regularizar sua situação. Quem não compareceu às urnas e não justificou a ausência nas últimas três eleições seguidas pode ter o título cancelado. Sem o documento, o eleitor passa por uma série de impedimentos.
Friburgo Rugby
O Friburgo Rugby realizou no último domingo, 13, em Cantagalo, a sua primeira partida deste ano. A equipe venceu os donos da casa por 45 a 12 em amistoso preparativo para o Estadual. O Friburgo Rugby estreia na competição no dia 2 de abril contra o Rio Rugby, na capital.
S.O.S Agricultura (1)
Engenheiros agrônomos e florestais estiveram em Nova Friburgo ontem, 15, ao participarem da visita técnica da Comissão de Agricultura, Pecuária, Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
S.O.S Agricultura (2)
Eles estão avaliando a qualidade do solo para propor medidas para a recuperação dos terrenos agrícolas afetados pela tragédia das chuvas no mês de janeiro. Além de realizarem testes nos terrenos, eles conversaram com os prefeitos dos municípios afetados para propor soluções para os locais onde há problemas.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário