Colunas
Projeto Saudade Sim, Tristeza Não - 1 de março 2011
Num ato de bom senso e de conformidade com o trauma que tomou conta da população de Nova Friburgo, o prefeito Dermeval suspendeu o carnaval de rua. Festa tradicional do nosso calendário turístico, estava prejudicada pelos altos investimentos que teriam de ser feitos em prol da reconstrução da cidade e, o que é pior, pelo número elevado de mortos e desaparecidos. Num simples gesto, nosso chefe de governo reverenciou os mortos que enlutaram muitas famílias friburguenses.
No entanto, faltava alguma coisa para que num momento de tristeza e reflexão, as pessoas pudessem de alguma maneira, canalizar suas energias, seus sentimentos em prol de algo que contribuísse para levantar o astral de todos.
Foi assim que a Associação Friburguense de Imprensa (AFI) e a Associação Friburguense de Letras tiveram a idéia de realizar um ato público, ecumênico, intitulado: “Projeto Saudade Sim, Tristeza Não”, com a participação de todas as religiões de Friburgo, num dos locais mais tradicionais da cidade, a Praça Dermeval Barbosa Moreira. Com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Cultura ficou estabelecida a seguinte programação:
Sábado, 5 de março às 18 horas: Terço de Esperança, “para que Deus escute as nossas preces e atenue o sofrimento de agora e, se possível, nos poupe de acidentes climáticos futuros da mesma magnitude”. Será coordenado pelos Arautos do Evangelho.
Domingo, 6 de março às 18 horas: Missa da Saudade, “em memória dos nossos mortos e na esperança de reencontrarmos com vida muitos dos nossos desaparecidos. Nenhum mortal consegue vencer as forças da natureza, conforme provam os mais de 500 corpos encontrados até agora”. A missa será rezada pelo Padre Marcus Vinicius.
Segunda Feira, 7 de março, às 18 h: Culto da Alegria, sob a coordenação da Copenf ( Conselho dos Pastores de Nova Friburgo), “para que tomemos consciência da importância de estarmos vivos e de como somos frágeis, apesar de muitos se sentirem verdadeiros super-homens. Agradecer ao Criador o fato de termos sido poupados e o nosso júbilo em podermos continuar por mais algum tempo cumprindo nossa missão aqui na Terra”.
Terça Feira, 8 de março, às 18h: Culto da Gratidão, sob a coordenação da Copenf, “em que agradeceremos a Deus sua imensa misericórdia ao evitar uma tragédia maior. A água que caiu somado ao tempo de duração da chuva poderiam ter destruído nossa cidade”.
Aqueles que vão permanecer aqui durante o feriadão, se puderem comparecer a um ou a todos desses atos, sem dúvida vão dar sua contribuição, através da oração, na reconstrução de Nova Friburgo.
Quando fiz minha monografia “Rádio Sociedade de Friburgo: a mídia falada chega em Friburgo” para o curso de Comunicação Social, citei que a história da cidade tinha dois momentos marcantes: o início, em 1820, com os suíços e, em 1910 com a chegada dos empresários alemães Julius Ferdinand Arp e Maximiliano Falck. Acrescento agora uma terceira data, o 12 de janeiro de 2011, que marcará a volta por cima da outrora Vila do Morro Queimado.
Max Wolosker
Max Wolosker
Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário