Colunas
Horário de Verão - 23 de fevereiro 2011
- Eu amo horário de verão!
- Ainda bem que acabou! Eu odeio horário de verão.
O horário de verão divide opiniões. Há quem goste, há aqueles que detestam; e gostando ou não todos sentem a troca. Uma horinha que não parece nada, mas que faz a maior diferença o dia inteiro. Insônia, bocejos, preguiça, corpo mole e cansaço são apenas alguns dos sintomas da troca, especialmente na primeira semana. É o tal do relógio biológico que a gente só percebe que existe quando faz uma viagem para outro país com fuso horário diferente ou quando entramos ou saímos do horário de verão, em intensidades diferentes, é claro.
Segundo os profissionais do sono, a adaptação do organismo a essa uma hora de diferença varia de pessoa para pessoa, assim como com os hábitos que cada um tem. Em média, a adaptação completa pode demorar até 30 dias. 30 dias por causa de uma hora?! Sim! Até 30 dias por causa de 60 minutos! Mas em uma semana, os efeitos mais visíveis e sentidos como insônia ou cansaço já somem.
Não há uma receita ideal para que o corpo possa se adaptar mais rapidamente com o novo horário. Ou seja, não há uma fórmula mágica e o jeito é esperar o corpo se adaptar. No entanto, os especialistas indicam que uma alimentação mais leve, evitando gorduras e bebidas alcoólicas ajudam e muito. Como ajuda, cá entre nós, em tudo no que se refere à saúde. Fazer exercícios físicos também é recomendado.
Há especialistas que defendem a tese de se tentar ir para a cama nos horários normais, mesmo que não se tenha sono, sem televisão obviamente.
Eu particularmente gosto do horário de verão porque parece que o dia rende mais. Já não rechaço aqueles que acordam muito cedo e por isso odeiam o horário de verão. Seis da tarde com claridade ou sem claridade, o importante é num horário ou no outro aproveitar o dia com tudo que ele oferece.
FGTS (1)
A permissão do saque do FGTS em Nova Friburgo colocou até agora, segundo levantamento da Caixa, R$96,8 milhões na economia local. Até agora foram liberados saques para 89.933 trabalhadores. Entre os municípios atingidos, Nova Friburgo é doze vezes maior do que o segundo, Teresópolis, com 7.487.
FGTS (2)
A Caixa efetua o pagamento em até cinco dias após ser solicitada, mas a maioria vem recebendo um dia depois. Ainda há muitos trabalhadores com possibilidade de receber o recurso, uma vez que o calendário vai até 04 de março, seguindo a primeira letra do nome.
UERJ (1)
A UERJ realiza hoje, 23 e amanhã, 24, a matrícula dos candidatos aprovados no vestibular para os cursos ministrados no campus de Nova Friburgo. Por causa da tragédia de janeiro, a matrícula dos aprovados, que seria realizada de 25 a 27 de janeiro, foi suspensa.
UERJ (2)
A UERJ ainda não divulgou onde serão as aulas, uma vez que o acesso ao seu prédio foi bastante atingido e seus laboratórios prejudicados. As matrículas serão feitas no escritório provisório da Universidade, na Av. Alberto Braune, 223, 2º andar, no Centro.
Servidores estaduais (1)
O estado colocou em funcionamento uma linha telefônica para que os servidores estaduais moradores da região atingida pelas chuvas de janeiro possam dar informações sobre perdas de bens materiais e documentos. O telefone é o (021) 2333-4180. O serviço funcionará até o dia 4 de março.
Servidores estaduais (2)
O objetivo dessa ação é complementar a pesquisa que começou a ser feita em janeiro. Durante este período, o Estado conseguiu fazer contato telefônico com 4.905 dos 13.705 servidores ativos e aposentados que moram nas cidades atingidas. O resultado do trabalho será a elaboração de um documento para orientar ações do Estado em benefício dos servidores.
Friburguense
O Tricolor da Serra faz hoje, 23, 16h, a partida mais aguardada até agora da segundona deste ano. O time de Edson Souza vai a Xerém, onde enfrenta o Tigres. Ambos foram os rebaixados da elite carioca de 2010 e são considerados, ao lado do Sendas, os favoritos ao acesso à Primeira Divisão de 2012.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário