Tempos difíceis - 17 de fevereiro 2011

domingo, 31 de julho de 2011

- Tá horrível! Não aguento mais essa poeirada!

- Tá difícil! Limpo a casa e dali a meia hora já tá tudo sujo de novo!

- Ah! Esse buraco está me irritando e ninguém faz nada!

- Tô com alergia braba!

Àqueles que esbravejam por suas ruas estarem empoeiradas, lembrem-se daqueles que nem têm mais rua. Àqueles que reclamam que sua casa está difícil de limpar, lembrem-se daqueles que sequer têm casa para morar. Àqueles que estão cansados de um buraco na via pela qual passam todos os dias, lembrem-se dos buracos que sumiram por estarem aterrados e soterrados pelas barreiras. Àqueles que estão com uma alergia ou um problema irritante de saúde, lembrem-se daqueles que estão internados no hospital, se curando de leptospirose ou de problemas ortopédicos.

O nosso problema sempre parece ser maior do que o dos outros, mas não podemos ser egoístas. Substituamos o individualismo pela compreensão. Substituamos o direito à pressa pelo dever da paciência. São tempos difíceis. Mas tenhamos fé de que tempos bons estão por vir e que nesses novos tempos seremos melhores, numa cidade ainda melhor. Trabalhemos mais do que antes e mais do que nunca pela coletividade.

Digamos não à intolerância. Cobremos as atitudes corretas das autoridades e das concessionárias, mas não nos esqueçamos de que elas têm tanta pressa quanto nós. Fiscalizemos. Rechacemos àqueles que se aproveitam da tragédia humana para ter o destaque que a falta de talento não os permite. Louvemos àqueles que dispensam a vaidade e trabalham em conjunto, em prol do que nos une. Reconheçamos cada um e cada uma que anonimamente deram sem querer receber nada em troca.

Vamos juntos, com nossos iguais, por aquilo que nos torna mais irmãos do que nunca: reconstruir, recomeçar, renovar, revitalizar, reerguer, ressurgir, estabelecer a nova era da Nova Friburgo, da qual só farão parte aqueles que louvamos e reconhecemos.

Hotéis da região no carnaval (1)

Hoteleiros da região estão com uma expectativa de 70% de ocupação no carnaval, mesmo sem folia em Nova Friburgo e Teresópolis, uma vez que os dois municípios cancelaram o carnaval oficial. O dado é de uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ).

Hotéis da região no carnaval (2)

Ainda segundo a pesquisa, a média de ocupação dos empreendimentos hoteleiros de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo com as reservas para o carnaval está em 59,3%. Uma das medidas destacadas como atrativas é a promoção criada pela entidade, com a adesão de mais de 30 hotéis, oferecendo 50% de desconto nas tarifas no mês de fevereiro.

Emater (1)

Desde o início desta semana, a Emater-Rio transferiu temporariamente sua diretoria e assessoria técnica para Nova Friburgo. O objetivo é acompanhar de perto, juntamente com suas equipes locais, todas as ações de apoio aos produtores rurais da Região Serrana.

Emater (2)

A medida visa agilizar decisões, fortalecendo os escritórios da empresa como canais facilitadores para o acesso dos agricultores a informações sobre os benefícios já concedidos para reestruturar a atividade, pré-cadastramento para contratos de crédito e emissão de laudos periciais de comprovação de perdas e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), entre outros.

Cursos (1)

Mais de 600 vagas gratuitas estão disponibilizadas pela Firjan para cursos em Nova Friburgo. Todos na área de construção civil. Entre os cursos estão o de armador de bancada, carpinteiro de formas de bancada, eletricista de obras, estucador, ladrilheiro, pedreiro de alvenaria e pintor de alvenaria.

Cursos (2)

As turmas iniciam a partir do dia 14 de março, em tenda de 300 m², montada no Sesi do município. Somente o curso de eletricista de obras acontecerá no Senai. Os interessados ainda podem se inscrever no Senai de Nova Friburgo, que fica na Rua Prefeito José Eugênio Müller 220, Centro. É necessário levar cópia dos documentos de identidade e CPF, comprovante de escolaridade e de residência.

Novo Fies

Só não estuda quem não quer. O novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) está com novas condições gerais de financiamento, que são muito melhores: juros de 3,4% e maior tempo de carência. Quem der aulas em escolas públicas terá a dívida no novo Fies perdoada, por meio de uma redução de 1% a cada mês de exercício profissional.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.