Colunas
Estádio Mário Nacif - 27 de janeiro 2011
De repente, entro no Estádio Eduardo Guinle e sinto vazio maior do que a ausência de torcedores na arquibancada. Percebo que não está mais lá aquele senhor de bigode grosso, feição árabe e coração grande. Sempre vestindo com orgulho o escudo do Friburguense. Uniforme que usava com galhardia.
Na época de Fluminense, aquela postura firme e um talento nato para curar os jogadores. Se passaram os anos e ele resistiu ao tempo e as transformações do futebol local. Estreou no Estadual que à época era maior do que o próprio Fluminense que se viu na necessidade de se reconstruir. O azul do Fluminense juntou-se então ao vermelho do Serrano. A estrela vermelha incrustou-se no escudo azul. Fluminense e Serrano morreram, Seu Mário não. Ambos renasceram no Friburguense.
Testemunha ocular da história, Seu Mário não só a contou, como a escreveu. Sua biografia alcançou recordes jamais vistos no futebol brasileiro e quiçá mundial. O maior massagista tornou-se também o com atuação por mais tempo e não é difícil prever que ninguém, absolutamente, ninguém conseguirá alçar-se a tal feito.
Nos últimos anos, o tempo pesou sob as costas de Seu Mário. Como um forte, resistiu e pedia que tirassem o gelol, a água abençoada e sua maletinha, mas que não o tirasse o Friburguense. Dizia ele com os olhos sempre pacientes: “se me tiram o Friburguense eu morro!” Não o tiraram o Friburguense. Se as pernas já não corriam como antes, o coração palpitava de alegria ao ver o Tricolor da Serra voar em campo. Se os olhos já não perseguiam a bola como 60 anos atrás, ainda produziam extensas lágrimas de lamentação pelas derrotas sofridas em campo. Se alguém deu a vida pelo Friburguense, esse alguém foi Seu Mário, como era carinhosamente tratado por jogadores, dirigentes, profissionais de imprensa e pelos torcedores. Foi ele o grande herói dessa trajetória ainda jovem deste clube que ainda caminha para um futuro de glórias e que agora ganha uma ajudinha do céu para voar em busca de um presente glorificante.
O Estádio Eduardo Guinle está mais vazio do que nunca e, ainda que lotado como outrora, permanecerá vazio pela ausência de Mário Nacif, o maior massagista da história do futebol brasileiro e com a licença de outros nomes respeitosos como o de Decache, atrevo-me a adicionar que Seu Mário foi e é o maior desportista do futebol friburguense, o nome mais forte da história do Fluminense e do Tricolor da Serra. Com a devida honra à família Guinle, proponho desde já que Seu Mário tenha a devida homenagem por tudo o que fez e que o Estádio Eduardo Guinle passe a se chamar Estádio Mário Nacif. Uma prova incontestável de que o Friburguense jamais foi tirado do Seu Mário, pelo contrário, o nome dele estará imortalizado, como já o está em nossos corações. Uma forma de compensar o vazio que teremos, marcando a presença do notável e apaixonado desportista que escreve a história: Mário Nacif.
Carnaval cancelado
A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria Municipal de Turismo decidiu cancelar o carnaval deste ano. O secretário de Turismo, José Carlos Mota, diz que a Prefeitura só disponibilizará estrutura para o carnaval de rua se houver demanda dos moradores. A possibilidade de um carnaval fora de época será discutida com as agremiações.
Calendário turístico (1)
O show de Luan Santana, dia 3 de abril, reabrirá de certa forma o calendário de festas e eventos da cidade. O aniversário de 186 anos de Nova Friburgo será celebrado em maio, com uma grande festa, com shows de artistas de renome nacional. No mesmo mês está sendo cogitada a ideia de uma Festa da Flor na Praça Dermeval.
Calendário turístico (2)
O Festival de Inverno também está confirmado, com um Festival Gastronômico acontecendo paralelamente ao evento. O secretário de Turismo ainda pretende formatar uma grande festa para o segundo semestre. O primeiro trabalho do setor será recuperar a imagem da cidade fora de Nova Friburgo.
Aposentados e Pensionistas (1)
O Banco Itaú reforça que a Previdência Social antecipou todo o calendário de pagamento dos benefícios para o dia 25, nas cidades com calamidade pública da região. Desta forma, todos os aposentados e pensionistas já podem se dirigir às agências e sacar seus salários. Para tanto, o banco está funcionando em horário estendido: das 8h às 16h.
Aposentados e Pensionistas (2)
Com relação à antecipação de um salário, proposto pela Previdência para todos os aposentados e pensionistas da região afetada pelas chuvas, este só estará disponível a partir de 7 de fevereiro. Os interessados deverão se dirigir à agência para sacar o salário extra. O salário antecipado será descontado a partir de abril, em 36 meses, sem juros.
Retorno das aulas na rede particular
As aulas na rede particular de ensino de Nova Friburgo serão retomadas com duas semanas de atraso: ao invés do dia 7 de fevereiro, começarão no dia 21. O Colégio Anchieta, um dos mais atingidos com a tragédia, ainda estuda o que fará com o prédio conhecido como Pré-Anchieta. Os alunos que estudavam neste prédio passarão para o prédio histórico neste ano letivo.
Retorno das aulas na rede Estadual
Já na rede estadual ainda não foi definido o retorno, mas a Coordenaria Regional trabalha com a ideia de começar as aulas em datas distintas, ou seja, as unidades que não foram atingidas retornam antes, e as atingidas em datas posteriores. Falta ainda a posição da Secretaria Estadual de Educação para tal definição, que deve ocorrer nas próximas horas.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário