O Otimista e O Pessimista - 26 de janeiro de 2011

domingo, 31 de julho de 2011

Foi na fila de supermercado que, por sinal, estava imensa que pude vivenciar na prática as duas visões que hoje dividem Nova Friburgo. Uma que acredita que Nova Friburgo está destruída e a outra que acredita que Nova Friburgo será reconstruída.

O pessimista diz que a cidade acabou; o otimista tem fé que a cidade está se transformando para melhor, ainda que cheia de dor. O pessimista diz que abandonará a cidade; o otimista afirma com todas as letras que, dia após dia, reconstruirá essa cidade. O pessimista diz que a cidade está cheia de lama e poeira; o otimista percebe que as ruas estão ficando mais limpas, até mais limpas do que antes. O pessimista só vê e conta as histórias tristes; o otimista reconhece as histórias tristes, mas guarda as histórias bonitas, aquelas de quem sobreviveu, de quem foi salvo, de quem salvou. O pessimista acha que a cidade está fadada a falência; o otimista diz que Nova Friburgo nunca viu tanto dinheiro dos governos estadual, federal, de empresas, de doações. O pessimista diz que haverá muitas demissões e que faltará emprego; o otimista diz que o que não faltará é trabalho no sonho de reerguer a cidade e que faltarão é empregados para tanto serviço na construção civil, na saúde, no comércio, porque esse dinheiro circulará em Nova Friburgo. O pessimista aponta aquele fato ou aquele que desviou donativos ou que os pegou sem necessitar; o otimista vê que a maioria das pessoas é do bem e que não é um ou outro que lhe cegará para a comprovação que a humanidade é boa, que o brasileiro é solidário, que o friburguense é voluntarioso e que nunca em lugar algum do mundo se viu tanta benevolência, tanta preocupação com o próximo. O pessimista não enxerga saídas; o otimista projeta uma nova era. Ambos choram, mas enquanto um vê o fim, o outro vê o recomeço. E você: o que diz? O que vê?

Solidariedade (1)

O setor artístico-cultural não faltou na ajuda às vítimas das chuvas na região. Vários eventos já estão acontecendo com a finalidade de arrecadar donativos. Ontem, 25, por exemplo, no Espaço Cultural Jorge Ben Jor, em Realengo, na capital fluminense, vários artistas, entre os quais, Farofa Carioca, Elza Soares, Gustavo Lins, Leoni, Dudu Nobre e Tico Santa Cruz, subiram ao palco.

Solidariedade (2)

A entrada para o evento foi um kit com água, alimento e material para higiene pessoal. Até o fechamento desta edição não havia sido divulgado o quanto foi arrecadado. Já o Circo Las Vegas, que está em Itaboraí, tem feito espetáculo em prol das vítimas das chuvas, possibilitando a entrada mediante a entrega de donativos. São apenas dois exemplos de muitos outros eventos que estão acontecendo no Estado do Rio.

Luan Santana

Por conta da tragédia que assolou a cidade, o show de Luan Santana, em comemoração aos 25 anos da Superpão, foi adiado de 27 de fevereiro para o dia 3 de abril. O cantor, além de ter doado uma carreta com 20 toneladas de alimentos, também doou seu cachê deste show em prol das famílias atingidas pelas chuvas.

Swian (1)

O piloto de Nova Friburgo, Swian Zanoni, foi escolhido para fazer parte da equipe Honda internacional. Desta forma, Swian passará a disputar o Mundial de Motocross. O atual campeão brasileiro está de malas prontas para a Itália, onde ficará morando nesta temporada.

Swian (2)

A conquista de Swian é o sonho de qualquer piloto de motocross. Swian, que tinha traçado como objetivo neste ano a carreira internacional, com um período de treinamentos nos EUA, conseguiu ir além da sua meta. Ele deixa Nova Friburgo já nesta semana, e deve ter um breve retorno em julho, quando deve participar de algumas competições nacionais, voltando novamente à Europa posteriormente.

Friburguense (1)

O Friburguense treina desde a última quarta, visando à segundona, que começa no próximo dia 12. O time perdeu alguns dias de preparação por conta da tragédia que assolou Nova Friburgo. Os jogadores continuam dividindo o campo com as equipes de salvamento, helicópteros e caminhões.

Friburguense (2)

A parte física tem sido a prioridade e, se não for possível treinar no Eduardo Guinle, o time usará outros espaços na própria cidade. Não está descartada a hipótese de realizar o período final de preparação em outra cidade, mas a ideia é ficar em Nova Friburgo. A tragédia aumentou o espírito do grupo em buscar o título, para dar uma alegria à cidade no meio de tanta tristeza.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.