Colunas
Alberto Braune - 21 de janeiro de 2011
Tornou-se uma tarefa árdua andar pelas ruas da cidade, especialmente, pela Avenida Alberto Braune, a mais movimentada do município. Não pela poeira e lama, tampouco pelo mau cheiro, mas fundamentalmente pelas histórias tristes colhidas a cada passo.
A cada encontro uma alegria por poder ver que amigos e conhecidos estão vivos. Ir às ruas é uma forma de reencontro. Mas a cada encontro também muita tristeza e lamentação. Gente que perdeu todos os bens materiais, casa, eletro eletrônicos, roupas, tudo, absolutamente tudo o que foi conquistado ao longo de uma vida. Mas isso, afirmam elas mesmas, é recuperável.
Duro mesmo é quem perdeu familiares, vizinhos, parentes. Impotentes, nem podem chorar, porque não há tempo. Esses são os que mais fazem o trabalho de voluntário, buscando de uma forma ou de outra, que suas dores não se repitam em outras pessoas.
Há quem perdeu um, há quem perdeu dois, três, seis, dez... Há quem perdeu todos. E é triste demais ouvir relatos da perda de crianças de todas as idades. A conta não para de subir e o fato mais cruel é de que essa conta jamais será fechada. A ferida jamais será cicatrizada.
É triste ir às ruas, mas é preciso ir. Por mais que a realidade seja dura, Nova Friburgo precisa recomeçar e o primeiro ato para tal é encarar a dor de frente. É uma dor sem analgésico, é verdade, mas mesmo que não possa ser vencida, é preciso minimizá-la, não sei como, mas é necessário continuar...
Auxílio estudante (1)
Estudantes que vivem em Nova Friburgo e nos demais seis municípios em calamidade pública poderão receber bolsas de assistência estudantil do MEC (Ministério da Educação). Para serem beneficiados, os alunos precisam ter sido selecionados para cursos de educação superior pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou para obtenção de bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos).
Auxílio estudante (2)
A assistência equivale a ajuda de custo de R$ 350 por mês. Na região 9,5 mil estudantes fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), cujas notas são usadas no processo de seleção do Sisu e do Prouni.
Novos documentos
A secretaria Estadual de Trabalho está com um posto instalado em frente a agência da Caixa no Centro, para emissão de carteiras de trabalho. Já o Detran faz mutirão para segunda via de RG e carteira de habilitação para as vítimas da enchente, Há um posto nas proximidades da Prefeitura de Nova Friburgo e do hospital de campanha e também em outras áreas do município. O trabalho vai durar até que todos tenham o documento.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário