Colunas
Quintas com o Walcyr - 2 de dezembro.
- Dezembro está aí, Walcyr!
- É! O sol de dezembro chegou! As luzes e os enfeites de Natal.
- Walcyr, quando na verdade se devem colocar os enfeites de natal?
- Ultimamente, com a gana do comércio, os enfeites têm sido antecipados. Shoppings, lojas, todas enfeitadas desde o início de novembro. O fato é que cada um deve enfeitar no dia que o coração mandar. Mas nos ritos da Igreja Católica, a árvore, os enfeites devem começar a ser montados no dia de 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja.
- A árvore é diferente, né?
- A árvore é o grande símbolo do Natal! Significa a vida! Mas ela não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação. A preparação da árvore deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. Só a partir do dia 17 de dezembro que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore.
- E os presépios?
- A montagem do presépio, também tradicional, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de natal. Aos poucos, pode-se começar a montar a gruta, colocar os animais e os pastores; Maria, José e o menino Jesus, devem, no entanto, fazer parte do presépio apenas mais próximo do Natal.
- E hora de desmontar é no Dia de Reis?
- Essa, todo mundo sabe, né? Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é 6 de janeiro, o Dia de Reis. Foi nesse dia que três magos encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina então o tempo de Natal, o tempo de expectativa, e começa o tempo comum para a Igreja.
- Então, é Natal!
- A festa cristã, do velho e do novo, do amor como um todo!
Censo (1)
Ainda no Censo 2010, os dados da região, mostram que apenas dois municípios acompanharam as médias nacional e estadual de crescimento populacional: Bom Jardim (12,13%) e Cachoeiras de Macacu (12%). Apenas Carmo ficou acima das médias (14,06%).
Censo (2)
Cantagalo e Madalena apresentaram redução populacional. Os demais, assim como Nova Friburgo, ficaram abaixo das médias, mas sem diminuição com relação ao último Censo. Uma correção: Nova Friburgo tem 65 mil medidores de energia elétrica, e não 85 mil, como colocado no texto “Friburgo tem mais ou menos de 200 mil habitantes?”, da edição de ontem, 1º.
Friburguense em obras (1)
Duas importantes obras estão em andamento no Friburguense. Uma delas é no Estádio Eduardo Guinle, onde está sendo feita uma estrutura metálica para montagem de um painel de publicidade na cobertura das arquibancadas sociais. O painel receberá uma lona com a estampa da Stam, patrocinadora oficial do clube na tentativa de retornar à elite.
Friburguense em obras (2)
A outra obra acontece na social, no campo de peladas, onde está sendo preparado o campo de grama sintética. A previsão é de que a grama sintética esteja colocada dentro do prazo de um mês e meio para sua utilização pelos sócios do clube.
Fim do zoo de Bom Jardim (1)
Já foi iniciado o processo de transferência de animais do único zoológico da região para outras áreas do Estado. Por orientação do Ibama, através de laudo técnico, o zoológico de Bom Jardim está sendo desativado.
Fim do zoo de Bom Jardim (2)
Entre os fatos que levaram ao fechamento do zoo está a avaliação de que o local é impróprio para a manutenção de animais, devido ao mesmo estar sujeito a inundações e ao crescente barulho nas imediações. Segundo a Prefeitura de Bom jardim, a área ocupada pelo zoo será transformada em um parque de lazer.
Raul seixas
O fim de semana começa mais cedo. Nesta quinta, 2, no Mais 1, evento especial com Ayrton Ramos numa viagem pelo mundo de Raul Seixas. Na Emporium, a já tradicional Quinta do Samba, com Toque Serrano e Gibi. 18 anos

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário