Nova Friburgo tem mais ou menos de 200 mil habitantes? - 1º de dezembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A resposta oficial é do IBGE com o Censo 2010, que descobriu 182.016 pessoas. Apenas 8.598 a mais do que no último Censo, em 2000. Em termos percentuais, 4,96% de crescimento, número abaixo da média nacional (12,3%) e estadual (11,13%). Aliás, três vezes menor do que o Brasil. Assim como o país, o crescimento populacional desacelerou, mas, por aqui, ainda mais.

Somos a Suíça Brasileira, afinal, pelo menos nisso!

O número decepcionou muita gente, entre políticos e formadores de opinião, que apostam que a cidade tem mais de 200 mil habitantes. Explica-se: o número populacional acima dos 200 mil aumenta os repasses de verbas no Fundo de Participação Municipal, entre outros recursos estaduais e federais. Permite mais uma concessão de TV aberta, por exemplo, e facilita outras questões. Como Nova Friburgo fica próxima dos 200 mil, tem problemas de cidades com 200 mil, mas benefícios inferiores aos de cidades com 200 mil.

Eu, particularmente, nunca acreditei que Nova Friburgo tivesse 200 mil. Os argumentos pró-200 mil são: o número de relógios de eletricidade instalados (mais de 85 mil), o número de veículos emplacados (mais de 90 mil), o número de eleitores (140 mil aproximadamente).

Muita gente em Nova Friburgo vive de aluguel, muitas casas estão desocupadas e os relógios mantidos ligados. O serviço de transporte coletivo é deficitário e caro, logo, sai mais barato ter um veículo do que esperar pelo ônibus. O número de eleitores, apesar de ser de 140 mil, averigua-se que mais de 25 mil nunca vão às urnas e se abstêm.

Faço minhas contas pelo meu universo pessoal: dos alunos que convivi quando trabalhava num colégio, menos de 10% permanecem em Nova Friburgo. Foram para outras cidades, estudar ou trabalhar. Conheço muitos pais de família que estão em outras cidades atrás de renda melhor, afinal, se tem uma coisa que Nova Friburgo se destaca é nos baixíssimos salários que paga e nas mínimas chances de crescimento hierárquico e salarial, isso num custo de vida que não é nenhuma bagatela. Quantos foram morar, por exemplo, em Rio das Ostras? Afinal, dos 70 mil novos moradores da “praia friburguense”, quantos são forasteiros de Nova Friburgo? Rio das Ostras foi a cidade com o 2° maior crescimento populacional do país. Brotaram do chão? Não! Nasceram 70 mil nestes últimos dez anos? Claro que não! Muitos deles são de outras cidades, boa parte friburguenses!

Assim, a conta é simples: nossos jovens não ficam aqui, os pais de família qualificados procuram outras oportunidades em outros lugares e na balança mortandade (menor pela maior expectativa de vida do país) e natalidade (menor pela diminuição no número de filhos por famílias), sobra esse pequeno crescimento adicionado a uma pequena parcela que migrou dos municípios vizinhos. Migração bem menor do que as constatadas nas décadas anteriores.

Não sou antropólogo, este estudo dá monografia, mas vale o grande debate: Nova Friburgo tem ou não 200 mil habitantes? Eu acho que não! E você?

Comércio no Natal (1)

O horário especial do comércio para o Natal já começou. Esta semana a principal alteração foi o fim da segunda inglesa, ou seja, as lojas estão autorizadas a abrir a partir das 9h até o dia 20, a última segunda-feira que antecede ao Natal. A adesão, no entanto, na primeira segunda-feira do mês, foi pequena, quase nula.

Comércio no Natal (2)

Vale ressaltar que o acordo coletivo prevê autorização, e não obrigação. A partir de hoje, 1º, as lojas podem estender o horário de funcionamento das 19h para as 20h. A partir de domingo, 5, as lojas já podem abrir das 9 às 20h. O comércio local está otimista com este fim de ano e prevê aumento de 10% nas vendas com relação ao ano passado.

IPVA atrasado (1)

O contribuinte que está em débito com o IPVA 2006 tem até 27 de dezembro para regularizar a situação. Caso contrário, o débito será inscrito na dívida ativa e pode ser cobrado judicialmente, aumentando o custo, já que inclui a cobrança de honorários, além do tributo.

IPVA atrasado (2)

Foram enviadas cartas aos inadimplentes, mas mesmo os devedores que não receberem o aviso devem pagar diretamente em qualquer caixa ou terminal de autoatendimento do Banco Itaú.

Friburguense (1)

O Friburguense já sabe quando inicia a sua jornada na tentativa de retornar a elite do futebol estadual. O tricolor estreia na segundona no dia 12 de fevereiro, diante da Portuguesa da Ilha do Governador, jogando em casa. A segundona terá 24 clubes, divididos em dois grupos de 12.

Friburguense (2)

A competição é longa. Para voltar à elite serão 44 partidas, sendo 22 na 1ª fase e mais 22 na 2ª, ambas em turno e returno. Na 1ª, passam os 6 primeiros colocados. Na 2ª, os dois primeiros sobem para a Primeira divisão. O grupo do Friburguense tem ainda Floresta, Cardoso Moreira, Quissamã, Rio Branco, Portuguesa, Ceres, Artsul, CFZ do Rio, Tigres, Guanabara e Fênix.

Combate ao tráfico de animais

Nova Friburgo também faz parte dos eventos do Dia de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, lembrado hoje, 1º, quando, das 9h às 16h, em frente à Clínica Veterinária Animamed, em Mury, acontece exposição, exibição de filme e oficina de reciclagem de gaiolas. O evento, organizado pelo Parque Estadual dos Três Picos e Inea, faz parte de uma série de eventos que está acontecendo na capital fluminense.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.