Contagem regressiva para o título - 23 de novembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O grito já está pronto para sair. O ar já está reservado no pulmão. Após 26 anos, o Fluminense está prestes a celebrar o título de campeão brasileiro. Só depende de si e só pode perder para si mesmo. Ninguém tira essa conquista do Fluminense a não ser o próprio Fluminense.

O título está a caminho e pode até vir por antecipação. Para tanto, depende dos rivais cariocas. Se o Fluminense vencer o Palmeiras, e Vasco e Flamengo empatarem ou vencerem Corinthians e Cruzeiro, respectivamente, o Fluminense apenas entrará em campo contra o Guarani na última rodada para comemorar a conquista ao lado de sua torcida. Mas se isso for presunção demais, para não ter que depender de ninguém, porque o Fluminense é o único que não depende, há de se vencer os dois jogos finais e nada mais para ser bicampeão brasileiro.

O que se pode celebrar por antecipação é a vaga na Libertadores. O Fluminense está de volta à competição internacional, após aquele fatídico e doloroso vice em 2008. Não só o Fluminense como Corinthians e Cruzeiro também estão garantidos na Libertadores. Ao Botafogo resta um sonho longínquo, quase irreal. Há coisas que só acontecem com o Botafogo... Após a derrota para o mistão do Inter, Libertadores já era. Além de ter que torcer contra o brasileiro que avançar à final da Sul-Americana, tem que torcer contra o Grêmio e o Atlético - PR. Apesar de enfrentar o Grêmio na última rodada, ainda assim depende de um tropeço gaúcho.

E o fim de ano para as equipes cariocas está praticamente decretado. Fluminense na briga pelo título com todas as possibilidades de conquistá-lo. Botafogo numa esperança quase vã de Libertadores com o real consolo triste da Sul-Americana. Vasco na Sul-Americana com um 2011 de muita pressão por títulos. O Flamengo, como apostava, livre da segundona, mas precisando de reformulação total para não ter um 2011 de sufoco. Um ano bom, sem maiores estragos, com o bi brasileiro para o futebol carioca, como há muito não acontecia, a última vez foi entre 82 e 84, com o bi do Flamengo (82 e 83) somado ao único Brasileiro conquistado pelo Fluminense em 84. O segundo título carioca na era dos pontos corridos. A constatação: parece que os times do Rio aprenderam a jogar o campeonato por pontos corridos. Que assim seja!

Natal

Os comerciantes do Estado do Rio de Janeiro estão otimistas e estimam que as vendas deste Natal serão as melhores dos últimos cinco anos. Apostam que as vendas serão 10% maiores do que as do ano passado. Segundo pesquisa do Fecomércio, 30,5% dos empresários pretendem contratar em média cinco empregados para o Natal.

Festa da Flor (1)

Se Nova Friburgo não realiza a sua Festa da Flor desde o ano passado, após 8 edições seguidas, a vizinha Bom Jardim aproveitou a ideia e realiza a Festa da Flor e do Café no próximo domingo, 28. O evento está marcado para o Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães, no Bairro São Miguel, das 10h às 18h.

Festa da Flor (2)

Com uma programação diversificada com mostras, oficinas e uma feira, a Festa da Flor e do Café de Bom Jardim contará com a participação de cerca de 50 produtores de flores, incluindo Vargem Alta, localidade pertencente a Nova Friburgo.

Swian (1)

Uma queda na última e decisiva etapa da Superliga Brasil de Motocross, realizada no último domingo, 21, em Poços de Caldas, tirou o título de campeão da MX1 do piloto de Nova Friburgo Swian Zanoni, que chegou à etapa final como líder do campeonato e dependendo apenas de si. João Paulino Marronzinho foi o campeão.

Swian (2)

Swian, que abandonou a prova por causa de uma queda, terminou a Superliga em 3°, na categoria MX1. De alento, a conquista na categoria MX2 que ele havia conseguido de forma antecipada. Se conquistasse o título também na MX1 da Superliga, Swian terminaria 2010 com 100% de aproveitamento nas competições que disputou.

Temporal (1)

O forte temporal do último sábado para domingo em Nova Friburgo estava previsto pelos institutos de meteorologia. Muitos moradores de diversas localidades do município, especialmente de Conselheiro Paulino e Centro, reclamaram da falta de limpeza dos bueiros, o que resultou em muitas ruas alagadas.

Temporal (2)

Outro fator preponderante para os problemas de alagamento de ruas é a rede de escoamento das águas, que é arcaica e muito pequena para o fluxo de águas. O temporal atrapalhou os alunos que fizeram o vestibular da UFRJ, no Colégio Estadual Feliciano Costa, em Conselheiro.

Temporal (3)

O início das provas sofreu um atraso de cerca de 20 minutos, para que alguns alunos trocassem de roupa e para que desse tempo de outros chegarem ao local por causa das dificuldades de deslocamento por conta dos vários alagamentos. Também havia muitas poças em torno do Colégio. A equipe que trabalhou na prova demonstrou sensibilidade, o que minimizou os efeitos negativos aos vestibulandos.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.