Duas festas, a mesma comemoração, salve o Dia dos Médicos - 27 de outubro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quinta feira, 21 de outubro, a Associação Médica de Nova Friburgo comemorou o Dia do Médico com o seu já tradicional jantar de confraternização. Reunidos no Gourmet Brasil, os médicos da velha guarda da cidade, junto com aqueles que representam a garantia da continuação de um atendimento de qualidade, puderam se descontrair da tensão do dia a dia da profissão e se dedicar apenas aos prazeres da mesa.

Recebidos pelo simpático casal Carlos Pecci e Iara Pecci, ele, o presidente da associação de classe, ela, que além de artesã é uma excelente organizadora de eventos, e os presentes aproveitaram a noite para um animado e descontraído bate-papo seguido de um delicioso jantar, regado por um bom vinho e um chope geladinho.

Num dia a dia em que o corre-corre é uma constante, divididos entre hospitais, consultórios e ambulatórios, muitos colegas passam tempos sem se verem ou mesmo trocarem uma palavra, e esses encontros, além do caráter festivo da data, são úteis, também, para renovar amizades que começaram há muitos anos, muitas no século passado.

Aliás, o 18 de outubro desse ano, dia também dedicado a São Lucas, que é o padroeiro dos médicos, teve suas comemorações iniciadas pela Unimed, no domingo, 17, com um almoço regado a muitos prêmios, na antiga churrascaria Quari-Quara, hoje um espaço para festas e comemorações, em Muri. Ali também o clima foi de muita descontração, em que médicos e familiares aproveitaram para esquecer os percalços da profissão e se entregaram ao saudável niente far niente.

Profissão sublime com momentos de grande alegria quando se consegue devolver o bem-estar a quem necessita, mas também com uma certa dose de frustração e tristeza quando o paciente vem a falecer ou sobrevive com sequelas, ser médico é antes de uma profissão um estado de espírito. Muitas vezes mal remunerados, com uma jornada estafante por muitas horas de trabalho, o médico quando está diante do seu paciente se transforma e transmite aquela serenidade e tranquilidade que os que sofrem tanto necessitam. Herói ou vilão é a ele que todos no fim recorrem, pois seu conhecimento e experiência são indispensáveis para nos livrar dos males que nos afligem.

O dia do médico é apenas um simbolismo para aqueles que podem ser acionados a qualquer hora. No entanto, já que o 18 de outubro ficou conhecido como o Dia dos Médicos, faça uma prece para o seu médico para que ele continue a cuidar de você com o mesmo carinho e dedicação de sempre. Se possível mande-lhe um cartão ou lhe dê um simples telefonema, pois se por um lado é gratificante ser escolhido por você para cuidar dos seus males, mais gratificante ainda é ser lembrado por você, fora dos seus momentos de aflição. Sabemos que os planos de saúde acabaram com a saudável expressão “meu médico”, substituída que foi pelo “médico do plano”, mas de qualquer modo o homem do jaleco branco gosta de um afago, como qualquer ser humano.

TAGS:

Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.