Colunas
Como água na terra seca - 26 de outubro.
A idade traz coisas boas, como a experiência e a sabedoria, mas também traz muita coisa ruim. Para mulheres e homens, a passagem do tempo modifica totalmente a produção de duas substâncias consideradas de tremenda importância para a manutenção de uma boa qualidade de vida, os hormônios relacionados à sexualidade: o estrogênio e a testosterona.
Um detalhe que muita gente desconhece, ambos são fabricados a partir do colesterol, esta gordura, sem a qual ninguém vive, tão mal falada e culpada de tantos males.
Na verdade uma grande injustiça, pois sendo uma substância tão importante e possível de ser controlada, ela só causa problemas se a pessoa for totalmente descuidada.
Mas voltando aos hormônios, a partir de certo momento de nossas vidas eles começam a ter sua produção diminuída. Este acontecimento afeta francamente a nossa qualidade de vida. As alterações vão desde a sexualidade até o relacionamento social e familiar, passa pela alteração do humor e do sono. Muita gente, mulheres e homens, perdem muito de sua vitalidade, de sua disposição para enfrentar o dia a dia por causa disto. Muitos inclusive passam a sofrer de uma forma de depressão disfarçada, que se infiltra em suas vidas e que só os mais próximos chegam a perceber.
A diminuição do desejo, da libido, que ocorre em ambos os sexos, afeta mais uns que outros. Mas invariavelmente, não sendo devidamente tratada, provoca atritos e afastamento entre casais. Cobranças acontecem entre os mesmos, sem que percebam que a parceira ou parceiro estão sendo vítimas desta diminuição dos hormônios, a qual pode ser corrigida pelo seu médico assistente.
A chamada reposição hormonal é hoje uma prática consagrada em todo o mundo.
É um tratamento seguro e que melhora em muito a qualidade de vida, devolvendo um bem-estar que se acreditava perdido.
Os homens, inclusive, podem também ser beneficiados por este tipo de tratamento.
Desde que acompanhados por seu urologista, podem receber, de tempos em tempos, doses de testosterona, o hormônio natural masculino, através de injeções musculares ou de outras formas, o que certamente vai ajudá-los em muito no seu dia a dia.
Desde o ganho de massa muscular até a melhora da vida sexual.
No caso das mulheres, já se trata de um fato consagrado. Rara é aquela que desconhece este tipo de tratamento, que já vem sendo feito desde muitos anos.
Sob supervisão médica e seguindo os parâmetros de segurança já estabelecidos, trazem para a vida destas pessoas muitas coisas boas.
Se você já está passando por esta situação, da deficiência hormonal, procure seu médico e relate o seu problema. Esta atitude com certeza irá trazer enormes benefícios para sua existência, sua vida pessoal e familiar. Hormônios dados na hora certa e na dose correta são como água fresca em terra seca. Fazem germinar a vida.

Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário