Quintas com o Walcyr - 30 de setembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

- Momento mágico esse das eleições, hein, Walcyr?!

- Eu que o diga, afinal, boa parte da minha vida vivenciei as máculas da ditadura. Hoje, temos que celebrar com gosto a democracia, especialmente a possibilidade de escolher o presidente e o governador, já que na época da ditadura as eleições eram indiretas e comandadas pelos militares.

- Você acha que isso atrapalhou?

- Tenho certeza. Ainda estamos aprendendo a votar! Afinal, o aprendizado vem com a experiência, como aprender sem poder experimentar o direito do voto? Direito que também é um dever, afinal, quando votamos assumimos também uma responsabilidade: a de definir os destinos da nação.

- É, realmente, foram poucos os presidentes eleitos de forma direta.

- Veja só! Eu, com a minha idade, só tive possibilidade de votar para presidente por sete vezes! Três antes da ditadura e cinco após as Diretas Já! É muito pouco! E o Brasil experimentou eleger Collor numa eleição emocionante! E depois, provou do gosto democrático ao tirá-lo. E veio FHC por duas vezes e depois Lula por mais duas! Estamos ficando mais espertos, mais experientes!

- E não podemos esquecer a importância das eleições para o Legislativo!

- Essa é tão ou mais importante! Primeiro, porque tudo passa pelas assembleias e pelo congresso. Em segundo, pela questão da representatividade. Acho fundamental que as regiões possam estar representadas nas capitais federal e estadual.

- E faz tempo que não fazemos um federal para um mandato completo!

- Dr. Amâncio foi o último, isso no final da década de 70! E Amâncio sequer chegou a completar o mandato, pois ficou doente no período e acabou vindo, infelizmente, a falecer. De lá pra cá, sequer batemos na trave, a não ser na última eleição, quando elegemos um terceiro suplente que acabou assumindo por um ano, e um primeiro suplente, que não teve a mesma possibilidade!

- E para estadual não foi muito diferente!

- Na última eleição, elegemos dois estaduais. Mas passamos uma eleição totalmente em branco e nas outras elegemos um, em cada: Carlos Guimarães, Fernando Pinto e Nelci. Essa representação faz diferença, muita diferença, e isso tá provado!

- Defende, então, o voto distrital?

- Isso é outra história para uma conversa longa. Mas o voto pode se tornar distrital sem ser, desde que cada região tenha consciência da importância de ter representação e ela, a região, fazer a diferença.

Debate (1)

A Faculdade Santa Dorotéia promoveu, através de seu diretório acadêmico, com apoio do corpo docente, um debate entre os candidatos a deputado federal com domicílio eleitoral em Nova Friburgo. Seis dos sete candidatos estiveram presentes: Edson Flávio, Glauber, Jamila, Luis Salarini, Marcelo Verly e Renato Abi-Râmia.

Debate (1)

O modelo de debate foi por perguntas dos organizadores e da plateia dentro dos temas trabalho e educação, sem confronto direto, ainda que em alguns momentos um candidato se dirigisse ao outro de forma mais evidente. Não houve debate entre os candidatos a deputado estadual, o que gerou reclamações dos mesmos.

Praça do Suspiro (1)

A Autran acaba de finalizar projeto que propõe a construção de uma ponte próxima a Praça do Suspiro, permitindo o retorno dos veículos que vêm do Vale dos Pinheiros. O projeto da ponte já prevê a inversão completa da Rua General Osório. Dessa forma seriam duas pontes próximas: uma (a atual) que seria invertida, com os veículos podendo quebrar à esquerda indo em direção a Euterpe, e a outra, para retorno.

Praça do Suspiro (2)

O projeto aguarda o retorno do prefeito para a busca por recursos para sua efetivação. O superintendente da Autran, Vanor Breder Pacheco, informa ainda que a inversão completa da General Osório, prevista inicialmente para o fim deste mês, não ocorreu ainda, porque aguarda autorização do prefeito Heródoto Bento de Mello, o que pode acontecer tão logo ele reassuma o cargo.

Desfile

O Friburgo Shopping apresenta a coleção verão 2011 de suas lojas, hoje, 30, às 19h, na praça de alimentação, no Friburgo Fashion Day - verão 2011. Um desfile de moda com a nova coleção e as tendências para a próxima estação. Entrada aberta a todos.

Pauta trancada

A pauta da Câmara de Vereadores volta a ficar trancada nesta quinta-feira. Dessa vez o trancamento se dá porque venceu ontem, 29, o prazo para o Legislativo analisar um veto do Executivo à lei proposta pelo vereador Marcos Medeiros. A expectativa, no entanto, é que a Comissão de Constituição e Justiça dê o seu parecer ainda na sessão.

Eleições 2010 (1)

Placas, banners, comícios e outras formas de propaganda política terminam hoje, 30, 48 horas antes da eleição. Carros de som e carreatas estão permitidos até a véspera do pleito, sábado, 2. Hoje, 30, termina ainda a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV. No dia 1º, termina o prazo para a reprodução em páginas virtuais de jornal impresso.

Eleições 2010 (2)

Outro prazo importante é para o eleitor. Também nesta quinta-feira, 30, encerra o prazo para fazer a segunda via do título eleitoral nos cartórios eleitorais. Quem tiver perdido ou teve esse documento roubado deve providenciar a reimpressão do título. No domingo, o eleitor deve comparecer às urnas com o título e outro documento de identidade com foto.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.