Desabafo - 29 de setembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

“Grande pátria, Desimportante, Em nenhum instante, Eu vou te trair, Não, não vou te trair...”. E apesar de ter mais de 20 anos, a música de Cazuza continua atual para aqueles que têm fé, posicionamento e se consideram brasileiros de verdade.

Estes se sentirão perseguidos, mas continuarão firmes nos seus propósitos. Estes levantarão a voz, empunharão a bandeira e declararão seus ideais. Estes serão acusados de muitas coisas e poderão perder espaço para si, mas se manterão no espírito revolucionário como há muitos anos, não bem com essas palavras, disse Che: “um aventureiro sim, mas daqueles que arriscam a própria pele para mostrar as suas verdades”.

A verdade é linda e a busca por ela, a ânsia por dividi-la, pode nos levar a erros. Só acho que a verdade não pode ter um dono, é premissa fundamental, essencial que ela seja disponibilizada a todos e que em poder de cada um, cada qual possa traçar o seu caminho que por fim acaba sendo o caminho da coletividade. Podemos escolher! Até nas mais severas ditaduras, até nas ditaduras disfarçadas, podemos escolher: ficar ao lado delas, fingir que não existem e viver normalmente, ou combatê-las!

Ao escolher, uns vão acertar, outros vão errar... Mas todos erram na vontade de acertar. Ninguém erra por querer errar. Ninguém acorda e diz: “que dia lindo, dia perfeito para eu errar!”. Nós temos o péssimo costume de ver apenas os lados ruins da história, de limitar nossa visão ao erro alheio! Toda história tem dois lados, todo fato tem humanidade. Mas também é preciso se posicionar para que lado vamos e de que lado estamos. Não quero dizer com isso de que exista apenas o bem. Não! O bem e o mal existem. O melhor e o pior também! O que quero dizer é que não podemos pagar o preço por ter que decidir e abertamente mostrar a todos o caminho que escolhemos. Não podemos ser perseguidos por causa de nossas convicções, ainda que sejamos avaliados e, às vezes, até esmagados por elas.

Há quem defenda a esquerda e a renovação. Outros, a direita e até a ditadura! E há que se respeitar isso, todos, absolutamente todos têm as suas opiniões acerca de tudo: da política, do esporte, de Deus, do sexo, do meu trabalho e das atitudes de cada um. Só não se pode admitir que não tenhamos o direito de se posicionar!

Eu tenho minhas convicções e minha fé e é com eles que decido minhas atitudes, desde o simples ato de escrever ao difícil ato de votar. Mas não esperem que eu utilize esse espaço para mentiras, tampouco meias verdades, porque amo a verdade. Não esperem que eu use este espaço para julgar A ou B, porque não sou juiz. O leitor sim, ele é o grande juiz! Espero sinceramente que você também tenha convicção e fé. Torço para que seja um juiz justo! E parafraseando Che e Cazuza, finalizo com pensamentos marcantes que simbolizam o que quero dizer: “Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”. Mas saibam que “Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar.”. Ah! Brasil (Friburgo), mostra a tua cara!

Eleições 2010 (1)

As fotos e os dados dos candidatos já foram inseridos nas urnas que serão utilizadas em Nova Friburgo e região nas eleições deste ano. As urnas, mais de mil, também já passaram por uma auditoria e receberam um selo que garante total segurança ao processo eleitoral.

Eleições 2010 (2)

O selo indica quando o equipamento é violado. Hoje, 29, as urnas começaram a ser enviadas, prontas para a votação, para os 9 municípios sob responsabilidade de Nova Friburgo. Segundo técnicos locais, a fraude é impossível, pois as urnas vão zeradas e só passam a registrar os votos dentro do horário de votação. Com o selo, não há como manipulá-las.

Friburguense

O Tricolor da Serra encerra hoje, 29, a sua participação na 2ª fase da Copa Rio, 15h, diante do Sendas, fora de casa. Já classificado, o time ainda pode terminar em 1° no grupo, para tanto basta vencer. Mas isso parece não preocupar a comissão técnica, tanto é que o Frisão entrará em campo com um time mesclado de juniores e reservas. A ideia é evitar o Bangu na 3ª fase.

Fim (1)

O Festival Intercolegial de Música (FIM) do Colégio Nossa Senhora das Dores foi um sucesso e pode ressoar ainda mais longe. É que o homenageado que deu nome ao troféu, Egberto Gismonti, se comprometeu a ouvir cada uma das 16 canções finalistas, dar conselhos acerca delas e quem sabe até vir a gravar uma delas.

FIM (2)

A melhor canção do festival, eleita pelos jurados, foi Verdades Não Ditas, de autoria de Gustavo Rodrigues Lima, interpretada pelo Grupo The Breders. A vice-campeã, Ingrata Estação, consagrou ainda o seu compositor, Gustavo Constantino, como melhor intérprete. Pretérito Imperfeito ficou em 3° lugar. Mas quem levantou mesmo o público e arrebatou o prêmio especial foram os pequenos irmãos Henrique e Walter Barros de Mattos com Rock da Montanha.

Turismo (1)

Já está em funcionamento um posto onde as 12 regiões turísticas do estado podem divulgar os seus atrativos na capital fluminense. Idealizado pela Turisrio, o espaço na sede da empresa (Rua México, 125 - térreo) foi inaugurado nesta semana.

Turismo (2)

A primeira região contemplada é a Serra Verde Imperial, que integra os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. Painéis com fotos, nomes e informações turísticas desses municípios decoram o ambiente ajudando na divulgação. A cada três meses, o espaço, que conta com funcionários bilíngues, será utilizado para difundir uma região.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.