Pelas candidaturas locais - 15 de setembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

“Quem vê cara, não vê coração”. Recentemente, escrevi aqui mesmo, neste espaço, sobre os ditados populares e sua relação com as eleições. Usei mais de cinquenta ditados e poderia ter usado muitos outros.

A sabedoria popular é realmente magnífica. A afirmação a seguir é confessadamente redundante, mas a sabedoria popular é a mais sábia das ciências, especialmente como balizadora de qualquer decisão que tomemos na vida, inclua-se aí as eleições.

Nas eleições somos juízes, um tanto arbitrários é verdade. Mas é preciso julgar e não podemos fugir dessa tarefa. É um momento sagrado. Tanto o é que somos bajulados com abraços, afagos e propaganda, muita propaganda. Gente vendendo aquilo que é e também aquilo que nunca será. Como sempre digo e que isso seja também um mantra pra você: honestidade não é qualidade, é obrigação! Competência tem que ser julgada! Atuações e histórias têm que ser comparadas!

Olhar nos olhos é muito bom. Ser representado por quem a gente pode cobrar, que a gente sabe onde mora. Chega desses que só vem aqui em época de eleição, de quatro em quatro anos e que se unem a candidatos da terra para levar alguns votos. Votos que nos faltam depois. Não rechaço essas dobradinhas, mas também não aprovo. É um direito dos políticos locais apoiarem candidatos de fora, mas é preciso se perguntar: por quê? O que eles ganham com esses apoios efêmeros?

Nova Friburgo precisa eleger deputados para a Alerj e para o Congresso Nacional. Já levamos desvantagem perante outras regiões que têm o triplo, quádruplo e por aí vai de eleitores. “O que nos une é Nova Friburgo”, o que tem que nos unir é a nossa região. É a frase que mais ouço, mas que infelizmente não funciona cotidianamente, quem dirá nas eleições, onde candidaturas são lançadas apenas para enfraquecer outras. Não sigamos o exemplo dos maus políticos e nos unamos pelas candidaturas da terra, especialmente as sérias e com chances reais.

Temos tão poucos votos, mas temos chance de ter pelo menos dois representantes na Alerj e pelo menos um no Congresso Nacional. Conseguimos parcialmente na última eleição. Precisamos avançar, não podemos retroceder. É preciso votar em candidatos da terra. Entre muitos, número que até atrapalha, deve haver pelo menos um que mereça seu voto, mais do que aquele que você só conhece por fotografia.

Que seu voto seja bem investido! Que seu voto seja para e pelo lugar onde você mora!

Autoescola (1)

As autoescolas do país terão que conseguir a aprovação de no mínimo 60% dos candidatos que fizerem exames práticos ou teóricos para tirar a carteira de habilitação. A nova exigência, fixada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), será uma das condições para que elas tenham o seu credenciamento renovado a cada ano.

Autoescola (2)

A medida visa controlar a qualidade das autoescolas no processo de formação de condutores. Em tese, um índice mínimo de aprovação é uma maneira de pressionar os estabelecimentos a melhorar a qualidade dos cursos e a obrigar os alunos a cumprirem a jornada mínima de 45 aulas teóricas e 20 práticas para tirar a carteira de motorista.

Swian (1)

Por apenas um ponto! O piloto de Nova Friburgo, Swain Zanoni, terá que esperar a última etapa do Arena Cross, dia 9 de outubro, em São José do Rio Preto (SP), para levar o título da temporada 2010. Apesar de vencer as duas baterias que disputou nesse fim de semana e manter a liderança absoluta da competição, Swian não garantiu matematicamente o título, podendo ser alcançado pelo vice-líder.

Swian (2)

Na primeira bateria, Swian fez ótima largada, assumiu a ponta e seguiu na frente do início ao fim. Na segunda bateria Pró, Swian assumiu a ponta ainda na primeira volta e se manteve nela até o fim. Como seus concorrentes diretos também foram ao pódio, a decisão do campeonato fica para a última etapa, com 99,9% de chances de título para o piloto de Nova Friburgo que também lidera a Super Liga Brasileira.

Friburguense

O tricolor da serra pode selar matematicamente a sua classificação para a penúltima fase da Copa Rio, com duas rodadas de antecedência, hoje, 15, às 15h, diante do Americano, no Eduardo Guinle. Para tanto, o time de Mimi tem que vencer e torcer pelo empate ou derrota do Sampaio Correia, que visita o Sendas no mesmo horário.

Falsos médicos (1)

A prática ilegal de profissão é crime e tem sido tema de debates e preocupação especialmente na área de saúde. Casos recentes da atuação de falsos médicos e até mesmo de estudantes de medicina nos hospitais do estado do Rio de Janeiro estão levando o Conselho Regional de Medicina (Cremerj) a tomar atitudes.

Falsos médicos (2)

A primeira delas é a intensificação da fiscalização e visitas nos plantões fora do horário comercial em hospitais de todo o estado. As fiscalizações serão, portanto, estendidas para o horário noturno e nos fins de semana. Outra medida do Cremerj é a divulgação das fotos dos médicos registrados em seu site e fará visitas.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.