Colunas
MANO É MANO, TEIXEIRA É MANÉ
“Malandro é malandro, mané é mané”, diz a música de Diogo Nogueira. E que melhor ritmo do que o samba para explicar o nosso futebol? Afinal, o samba é o mais perfeito retrato da nossa sociedade.
O melhor nome para a seleção brasileira era mesmo Muricy Ramalho. Se o projeto é de renovação e para tal exige-se resultado e competência, então não restam dúvidas de que o mais capacitado para tal serviço era mesmo Muricy. Os números provam. Nos últimos anos ele foi o melhor técnico do futebol brasileiro, afinal conquistou um vice e três títulos brasileiros. Para melhorar, neste ano, pegou o mesmo Fluminense de campanha pífia no Estadual, deixando-o na liderança. Posição que o Fluminense não flertava a tempos.
A escolha foi certa, os métodos não. De forma amadora, menos competente que Gaguinho quando contratava os seus para o Esperança no saudoso futebol friburguense, Ricardo Teixeira vestiu sua empáfia, desconsiderou o respeito que devia ter a um clube que sustenta a sua entidade e simplesmente chamou Muricy para uma conversa no dia seguinte, sem papéis nas mãos, sem projeto documentado, provavelmente porque o que existe para a seleção é um projeto de um projeto, uma vaga ideia. No cenário, um clube de elite do Rio, que poderia ser uma mesa de qualquer bar de esquina com cerveja a R$1,50. As atitudes não são melhores por causa do cenário. Elas são feias num hotel cinco estrelas ou numa pousada de quinta.
O sonho de qualquer treinador é dirigir a seleção, ainda mais numa Copa sendo realizada em seu próprio país. É a consagração máxima de um profissional. “Quem não quer?”, balbuciou Muricy. O mesmo Muricy que nunca colocou os bois na frente da carroça. “Tem que conversar com o Fluminense!” Pesou a questão ética que elevam Muricy a um patamar acima de muitos. Cumpriu o contrato com o Fluminense, que, vendo seus interesses, não o liberou. Fez certo? Talvez o Fluminense poderia ser mais ameno se houvesse mais respeito por parte da CBF. Sai prejudicada a seleção, mas não por culpa do Fluminense, essa conta não é do tricolor. Essa conta é do senhor coronel Ricardo Teixeira.
Mano é Mano. Também provou ser bom quando o assunto é renovação, afinal ressuscitou dois gigantes do futebol, o Grêmio e o Corinthians. Também é um cara batalhador, sério e que merece o nosso respeito e o apoio de todos os brasileiros. Primeira, segunda ou terceira opção, não importa, agora é com ele e com ele estaremos, quem sabe até 2014!
CENSO 2010 (1)
Contagem regressiva para o início das coletas dos dados para o Censo 2010. A segunda etapa da seleção dos recenseadores que vão trabalhar terminou, e a partir da semana que vem, eles começam a visitar todos os lares brasileiros. Só em Nova Friburgo são 180 recenseadores, sendo mais 120 para os demais 11 municípios da região.
CENSO 2010 (2)
Os pesquisadores usarão crachá do IBGE, além de boné e colete, e trabalharão com um aparelho equipado com GPS (para localização geográfica) que vai criptografar as informações digitadas, para garantir a inviolabilidade.
CENSO 2010 (3)
O governo vai fazer uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de responder às perguntas dos recenseadores, que terão cerca de três meses para visitar todos os domicílios. Durante a coleta, a identidade de todos eles poderá ser checada por meio do telefone 08007218181. Também será possível conferir se alguém é recenseador no site do Censo 2010 (www.censo2010.ibge.gov.br).
COPA VIRTUAL (1)
Após um mês de jogos, terminou nesta segunda, 26, a Copa Game House Esportes TV Zoom. Após empate de 2 a 2 no tempo normal e 3 a 3 com a prorrogação, a Holanda de Igor derrotou nos pênaltis o Uruguai de Elisson na grande final. Igor ganhou, além do troféu de campeão um vídeo-game X-Box 360 Arcade.
COPA VIRTUAL (2)
A competição que simulou a Copa do Mundo teve 32 participantes, com destaque ainda para o 3° lugar da Alemanha, que na competição foi comandada por Rafael, e Costa do Marfim, 4° colocado, com o Matheus. O ataque mais positivo ficou com Camarões de Lucas, único a derrotar o campeão Igor.
ENCONTRO CIENTÍFICO (1)
Confirmado para o Parque dos Três Picos encontro científico em setembro. O encontro, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro, na sede da unidade, em Cachoeiras de Macacu, já está com inscrições abertas.
ENCONTRO CIENTÍFICO (2)
Os interessados podem baixar a ficha de inscrição e enviar os dados para o e-mail encontrocientificoinea@gmail.com. Os pesquisadores também poderão publicar seus trabalhos nos anais do encontro ou apresentá-los por meio de pôsteres.
BURACOS
A Prefeitura anuncia para breve a operação tapa-buracos. E não faltam buracos para tapar. Uma das principais ruas do bairro das Braunes, a Visconde de Itaboraí, e que dá acesso a diversos bairros está em situação precária: verdadeiras crateras, péssimo recapeamento do asfalto envelhecido sobre um calçamento já completamente deteriorado. Moradores e motoristas que usam a via esperam ansiosos a ação pública.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário