Colunas
AINDA HÁ UM CAMPEÃO A SER CONHECIDO
A Espanha já se consagrou como a mais nova campeã do mundo. Se a Copa real terminou, na virtual ainda há um campeão por se conhecer. O espanhol e o holandês se mantêm como línguas da decisão. Mas sai o brasão de armas que unem reinos para entrar o sol de maio, o sol do novo mundo. Sai o vermelho encarnado para o azul celeste. Holanda e Uruguai são os finalistas da Copa Game House Esportes TV Zoom.
Após 62 jogos, muitos gols, tensão e acima de tudo diversão, Nova Friburgo conhecerá o seu campeão na maior competição de games de futebol já realizada. A parceria Esportes TV Zoom e Game House é que permitiu isso. Quem participou e acreditou não se arrependeu. Igor Py e Elisson é que não se arrependeram mesmo. Tiveram coragem em competir e foram premiados pelos seus próprios méritos. Os dois agora lutam pelo título de campeão na próxima segunda-feira, 19, com transmissão ao vivo. Além da honra, o vencedor leva para casa um aparelho X-Box 360 novinho. Mas para chegar até aqui, os dois foram vencendo adversários, contando com a sorte e também com a própria habilidade que pode ser um pouco de talento e malícia, mas também equilíbrio emocional.
Na 1ª fase o Uruguai de Elisson venceu duas e empatou uma. Nas oitavas bateu a Coreia do Sul de goleada, 5 a 0. Nas quartas, Elisson enfrentou um adversário forte com um time mediano. Fez uma partida de controle de nervos e eliminou os EUA de Fabrício com o placar magro de 1 a 0, mas suficiente. Na trajetória rumo a final, teve pela frente a Costa do Marfim de Matheus, que teve a proeza de eliminar o grande favorito: Lucas, que arrebentou com Camarões. Mas a regra é clara e às vezes cruel. Apesar da campanha irretocável, Lucas sucumbiu diante do adversário que conhecia seu estilo de jogo. Matheus armou uma retranca. Deu certo: 1 a 0. No entanto, a Copa não era mesmo dos favoritos. Elisson com seu Uruguai brilhou no 1° tempo e fez 2 a 0. No 2°, Matheus experimentou do seu veneno e só conseguiu furar o bloqueio latino no finalzinho com um gol que já não lhe servia pra nada: 2 a 1, e assim o Uruguai fez história com Elisson.
Já a Holanda de Igor chega talvez com uma pontinha de favoritismo. Mas como o Uruguai também é mestre em vencer favoritos, ele até dispensa esse atributo. Na 1ª fase, Igor caiu no grupo de Lucas, o triturador, que acabou eliminado com seu Camarões. Foi sua única derrota, a menor vitória de Camarões, 3 a 0. Teve adversários difíceis no mata-mata. Encarando o até então invicto Léo, com a Eslováquia, que não havia tomado nenhum gol, venceu por 1 a 0. Nas quartas de final encarou a forte Espanha, com o excelente jogador Thiago. Sempre esteve no comando do jogo e a vitória de 2 a 1 ficou barata. Aí, quando todos apostavam na Alemanha de Rafael com seus 100% de aproveitamento e apenas um gol sofrido, Igor não teve piedade. Esmagou as estatísticas e venceu por sonoros 6 a 0. Resta a Rafael e Matheus com Alemanha e Costa do Marfim, respectivamente, o consolo honroso do 3° lugar que será disputado antes da grande decisão.
E essa foi a história que levou Igor e Elisson, Holanda e Uruguai, à final da Copa virtual. Que vença o melhor e que a diversão seja mais uma vez a grande campeã!
NÚMEROS DA VIOLÊNCIA (1)
O trânsito mata mais do que o crime em Nova Friburgo. Pelo menos é que mostram os números desses sete primeiros meses do ano. Enquanto a cidade registrou 17 assassinatos, até o dia 12 de julho, 21 mortes foram contabilizadas no trânsito, a maioria em acidentes de motos.
NÚMEROS DA VIOLÊNCIA (2)
No entanto, o número de vítimas fatais no trânsito se mantêm parecido com o do mesmo período do ano passado, quando Nova Friburgo registrava 2 mortes a mais, 23. A diferença é no número de assassinatos, que diminuiu: 28, em 2009, contra 17 neste ano. Em 2009, Nova Friburgo fechou o ano com 46 vítimas fatais no trânsito e 48 assassinatos.
TRÁFICO DE DROGAS (1)
A polícia intensificou o combate ao tráfico de drogas neste ano. As inúmeras operações, muitas resultantes de denúncias anônimas, fizeram com que as apreensões de drogas crescessem 20% em Nova Friburgo neste primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado.
TRÁFICO DE DROGAS (2)
Em mais da metade das apreensões, há pelo menos um preso. Aliás, este já é o crime que mais leva pessoas à prisão. Segundo a Polícia Civil, mais de 70% dos presos encarcerados no município respondem por crimes ligados ao tráfico de drogas.
FRIBURGUENSE (1)
A diretoria de futebol do Friburguense ainda não definiu se participará da Copa Rio. O clube é obrigado a participar da competição sob risco de pesadas multas. Sem dinheiro em caixa e já visando 2011, aguarda auxílio do empresariado local para eventuais patrocínios no uniforme e nas placas de publicidade do Eduardo Guinle.
FRIBURGUENSE (2)
Caso o clube não consiga os recursos, o plano b do tricolor é sensibilizar o presidente da federação, Rubens Lopes, a auxiliar ou mesmo desobrigar o Friburguense da participação. Rubinho está de férias e assim que retornar, o clube pretende se reunir com ele para buscar soluções.
ELEIÇÕES 2010
O Ministério Público Eleitoral do Rio pediu a impugnação de mais de trinta candidaturas de políticos do estado para as eleições de outubro. Entre eles não há, por enquanto, nenhum dos 13 candidatos domiciliados em Nova Friburgo. O TRE tem até o dia 5 de agosto para julgar a situação de cada um dos candidatos.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário