QUANDO A COPA COMEÇA PARA NÓS

sábado, 31 de julho de 2010

O Brasil vai parar! A ansiedade toma conta das ruas, é assunto em todas as conversas, seja na mesa de bar ou na mesa de jantar das famílias. Até as saídas românticas do último Dia dos Namorados teve espaço para falar de Copa, para palpitar sobre a seleção. Chegou o grande dia! A nossa rotina alterada, meio feriado. O Brasil estreia na Copa que já toma conta de nossas agendas, que faz uns acordar mais cedo, outros esticar o horário do almoço e quase todos anteciparem a saída do trabalho.

Até agora nenhum jogo excepcional, com tímidos destaques para Alemanha e Holanda. Dois times com cara de Brasil, leves, envolventes. Cabe ao Brasil, quem sabe ter o papel de sensação, mesmo que saibamos que esse Brasil tem mais cara de Alemanha. Papéis trocados? Resta saber quem será mais eficiente e isso quer dizer quem ficará com o título.

Começamos o sonho do hexa diante da misteriosa Coreia do Norte. Tá bem! Nem tão misteriosa assim. Time que joga fechado, na retranca, lembrando bem alguns sul-americanos que enfrentamos nas eliminatórias. Fracos como os bolivianos e equatorianos, mas eficientes na defesa. Se você se recordar, o Brasil de Dunga não teve dificuldades diante dos tradicionais e ofensivos Argentina e Uruguai, mas penou para vencer aqueles que priorizam a defesa e que só saem na boa. Dessa forma, não aposto em goleada, a não ser que a Coreia não respeite o Brasil. Aí tomará de lavada. Mas se jogar com respeito, se defendendo, muitos poderão ter suas expectativas frustradas. Mas em Copa o que vale em primeiro lugar são os 3 pontos, não importa se de meio ou 3 a 0. No caso do grupo do Brasil, vale depois o número de gols, tudo para jogar por um empate, provavelmente um empate, diante de Portugal, para evitar a Espanha nas oitavas.

A Copa espera ansiosamente a estreia brasileira, como aguarda o início da jornada espanhola. Em quase todas as apostas, está lá: final entre Brasil e Espanha. O campeão, qualquer um dos dois. Os videntes se dividem em título brasileiro, italiano, alemão, francês e holandês. Mas aí, nem precisa ser vidente para apostar numa dessas seleções adicionando aí Espanha, Inglaterra e Argentina. Dificilmente a Copa não vai para um desses países. E a história está aí para comprovar. A Copa nunca foi decidida sem a presença de Brasil, Alemanha, Itália ou Argentina ou dois desses quatro. Contando as copas a partir de 50, ou seja, depois da 2ª Guerra Mundial, 13 de 15 tiveram Brasil ou Alemanha. Apenas duas não tiveram nenhum desses dois países, as copas de 78 (Argentina e Holanda) e a última, 2006 (Itália e França). Uma reedição de Brasil e Alemanha como em 2002? Quem sabe.

O fato é que hoje é dia em que a Copa de fato começa para nós. Goste ou não de futebol, hoje todos, sem exceção, estarão de frente para a TV, torcendo para o Brasil. Não esperem por espetáculo. Esta não é uma seleção de exibição, mas garanto, é um time de competição e que por isso briga sim pelo título.

ELEIÇÕES 2010 (1)

Depois das convenções nacionais que definiram os candidatos à Presidência da República, nesta semana começam as convenções estaduais que definirão os candidatos a governador, vice-governador, senadores e deputados federais e estaduais, assim como as coligações. Para Nova Friburgo, o que interessa são as candidaturas aos legislativos estaduais e federais.

ELEIÇÕES 2010 (2)

Para Nova Friburgo e região, as mais importantes são as convenções do PSDB, PSB e PMDB. A do PSDB é a primeira, ocorre neste sábado, 19. Marcelo Verly, pré-candidato a deputado federal, foi convidado pela cúpula do partido a concorrer ao Senado, reforçando a ideia de interiorização dos tucanos, ou seja, ele pode ser candidato a senador ou a deputado federal. A resposta só na convenção.

ELEIÇÕES 2010 (3)

A convenção do PSB ocorre no fim de semana seguinte, dia 26. Nela se oficializará a candidatura de Glauber a deputado federal e a de Rogério Cabral a estadual. Fica a dúvida quanto a ex-prefeita Saudade Braga, que só anunciará a sua decisão se concorre ou não a estadual em cima da hora.

ELEIÇÕES 2010 (4)

Entre as três que geram dúvidas, a convenção do PMDB é a última e está marcada para o dia 27. Nela será oficializado se o governo Heródoto lançará algum nome para deputado estadual. Roberto Wermelinger, Helinho e Braulio são os especulados. Para federal se confirmará a candidatura de Renato Abi-Râmia. Para federal ainda tem Jamila no PPS e Edson Flávio no PR. Para estadual, Marcos Medeiros no PTB, Olney no PDT, Paulo Azevedo no PRP e Raul Marcos no DEM.

SWIAN (1)

O piloto de Nova Friburgo, Swian Zanoni, manteve a liderança geral do Arena Cross, após a terceira etapa da competição nacional, realizada neste fim de semana em Ribeirão Preto (SP). Na primeira bateria, Swian largou em primeiro, mas logo no começo da prova perdeu posição para Leandro Silva e João Paulino, o Marronzinho. Até a última volta, os três brigaram pela primeira colocação. Na última volta, Swian Zanoni ultrapassou Marronzinho e ficou com o segundo lugar.

SWIAN (2)

Na segunda bateria não teve pra ninguém. Swian teve dificuldades no início da prova, mas nas últimas voltas abriu grande vantagem e terminou a corrida em primeiro lugar. Swian lidera absoluto, acompanhado de longe por Jean Ramos. O título do Arena Cross está cada vez mais próximo. No próximo fim de semana Swian vai para mais uma etapa da Super Liga, competição que também lidera.

FRANCAL 2010

Empresas de Nova Friburgo se juntam a empresas de calçados e acessórios de Nova Iguaçu, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Nilópolis no estande que o Sebrae-RJ levará para a Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal) que acontece entre os dias 5 e 8 de julho no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. A feira é considerada a mais importante da América latina no segmento. O estande do Rio de Janeiro tem 180 m² e abrigará as micro e pequenas empresas do estado.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.