Observatório 25 de maio.

sábado, 31 de julho de 2010

EU SÓ QUERO SABER DE COPA!

Campeonato Brasileiro? Copa do Brasil? Libertadores? Eu não quero saber de nada disso. Nem de Flamengo, Vasco, Botafogo ou Fluminense! Não quero saber quem é líder do Brasileiro. Já até me esqueci quem foi o campeão do Estadual! Eu só quero saber de Copa do Mundo! Faltam 18 dias para a Copa! Como pensar em outra coisa senão em Copa?

São as propagandas na TV, são as músicas cujas letras se impregnam na mente, são os bolões que faço estatística e me torno o melhor namorado da matemática para apostar. São as promoções! Tudo se resume à Copa. Os amores, os ódios, as eleições e até os buracos que nos perseguem pelas ruas da cidade. Tudo é Copa e a Copa é a resposta para todas as perguntas e encerra todas as discussões. Ou quase todas! Quem será o campeão? Qual será a decepção? Desde que não seja o Brasil! E já completei o álbum da Copa! Agora vêm os cards! Inventam tantos produtos caça-níqueis para angariar meu suado dinheiro para a Copa! E já virei o jogo oficial no vídeo-game! E já completei os encartes da enciclopédia na revista!E já iniciei os DVD´s no jornal! Só não dá para colecionar as camisas das seleções que participam da Copa! A Copa me persegue e eu persigo a Copa!

Não vejo a hora da bola rolar para África do Sul e México. Não deu para comprar a TV LED 42”. Nem naquela oferta de 18 vezes sem juros, no cartão! Ainda assim, para quê? Me pergunto! Não vou ver um jogo sequer da Copa em casa, mesmo? Talvez, em casa, só veja mesmo Argélia e Eslovênia, tá bom! O resto é churrasco e barzinho! Um mês de férias! Ah! Nem tanto assim! Mas é bem próximo disso!

Jogo do Brasil não tem papo! É festa! Antes e depois! Se vencer, comemoração! Se perder, vamos afogar as mágoas! Juntos, vascaínos, rubro-negros, tricolores e alvinegros! Isso é Copa! É a festa máxima do futebol! E futebol é isso! Eterna desculpa para sorrir, festejar, chorar, enlutar! Enfim, Copa e futebol são motivos para expressar os nossos sentimentos, o nosso sentido de ser humano!

Eu só quero saber de Copa, e não porque é de quatro em quatro anos, mas porque Copa é Copa e o resto não interessa! Pelo menos não nesse intervalo de um mês antes até a grande final! O que vem depois? A próxima Copa!

VISTORIA AOS DOMINGOS

Os postos de vistoria do Detran estiveram abertos neste domingo, 23, assim como estarão abertos neste domingo, dia 30. Os postos funcionam exclusivamente para a vistoria anual obrigatória dos veículos. A prioridade é para veículos com placa final zero. No entanto, estes motoristas também têm tido dificuldades para marcar a vistoria, ainda que nos dias extras. Segundo relatos de motoristas, em Nova Friburgo, até o dia 10 de junho já não há mais data para agendar o serviço.

ESTRADAS

O Departamento de Estradas de Rodagem, o DER, está próximo de concluir as obras de restauração no trecho entre Macuco e o entroncamento com a RJ-176, na entrada de São Sebastião do Alto. As obras de drenagem e pavimentação continuam, faltando cerca de 30% dos trabalhos. O serviço de ampliação do acostamento, o mais difícil, já concluiu as atividades em seis dos 16 km de extensão.

SACOLAS PLÁSTICAS (1)

A lei estadual que proíbe o uso de sacos plásticos em supermercados passará a ter validade dentro de dois meses para as grandes redes. Já para os micros e pequenos mercados o prazo é maior, mais dois a três anos. No entanto, a lei vem encontrando resistência e pode parar na Justiça. A Associação dos Supermercados do Estado (Asserj) afirma que a lei não pode ser cumprida dentro do prazo estabelecido.

SACOLAS PLÁSTICAS (2)

As principais críticas à lei são quanto à substituição do material e a obrigatoriedade de os estabelecimentos receberem os sacos usados pelos consumidores. Alega-se que os supermercados podem ter problemas com a vigilância sanitária por receber lixo em local onde armazenam alimentos. Os supermercados querem prorrogar por um ano o prazo estabelecido por lei para empresas de médio e grande portes. Uma comissão está sendo criada pela Alerj para estudar melhorias para a lei.

SWIAN (1)

Swian continua sua saga vitoriosa em 2010 e corre a velocidades altas rumo aos principais títulos do motociclismo nacional. Neste fim de semana, de ponta a ponta, Swian Zanoni venceu a categoria MX2 da Superliga Brasil de Motocross, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Do momento da largada até a bandeirada final, o piloto de Nova Friburgo teve que batalhar para não perder a liderança para Jorge Balbi, considerado o melhor do país.

SWIAN (2)

Swian Zanoni e Jorge Balbi disputaram praticamente lado a lado boa parte da prova. Primeiro a briga foi pelo quarto lugar, ocupado por Balbi. Na décima terceira volta, a dupla ultrapassou na sequência Leandro Silva, que liderava a prova. Balbi seguiu na frente por apenas mais três voltas até sofrer uma queda e abrir espaço para a ultrapassagem de Swian que fechou a corrida em primeiro lugar. Swian lidera o nacional, faltando seis provas para o fim do campeonato.

CIRCUITO DAS ARTES (1)

O prazo de inscrição para a terceira edição do Circuito Estadual das Artes foi prorrogado até o dia 11 de junho. Podem ser inscritos projetos de espetáculos já estreados de música (popular e erudita) e de artes cênicas nas categorias: teatro adulto, teatro infantil, teatro de rua, dança e circo. Cada espetáculo contemplado será apresentado em três municípios, localizados em três regiões diferentes do estado do Rio de Janeiro.

CIRCUITO DAS ARTES (2)

O período de apresentação dos espetáculos vai de julho a dezembro deste ano, com prorrogação até março de 2011. Outras informações sobre o Circuito Estadual das Artes, pelo e-mail para circuitodasartes@cultura.rj.gov.br.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.