Ursinho ou Esquimó?!

sábado, 31 de julho de 2010

O meio ambiente está pedindo ajuda, isso ninguém duvida, mas o que muitos ainda perguntam é se o consumidor também não precisa.

Enquanto muitos ainda discutem o dilema de salvar os ursinhos polares e lascar os esquimós, o mercado dá sinais de que o posicionamento ecologicamente correto é rentável. Muitos grupos de consumidores já preferem produtos com engajamento de responsabilidade ambiental se predispondo inclusive a pagar mais quando necessário.

De fato a maior parte do esforço do consumidor hoje é canalizado na preferência pelos produtos engajados, ou seja, não quer muito ter o trabalho de ser ecológico, mas quer que seu fornecedor seja, independente de quanto trabalho este tenha.

Ainda há muita hipocrisia no mercado dos ecológicos, vejamos o papel reciclado, por exemplo; em sua maioria tem somente 10% de papel reutilizado e via de regra custa mais caro que os papéis normais. Sacolas de plástico ainda são usadas às toneladas, atendendo à nossa comodidade em detrimento do meio ambiente ou fugindo do custo de sacolas biodegradáveis; a coleta de lixo exige do contribuinte o esforço próprio na separação e no transporte, dando assim, muito trabalho e pouco resultado...

Nós consumidores estamos, por hora, assumindo a posição de exigir e não fazer, este é o comportamento médio, o comportamento da maioria. Se a diferença da gasolina e do álcool cai, é de gasolina que se enche o tanque, não deixamos de fazer nosso churrasco por que o carvão ainda não está certificado garantindo o processo de extração da madeira, mas quando acharmos no mercado carvão assim, é este que escolheremos.

E estas são algumas oportunidades deste mercado em absoluta maturação, ou seja, não é modismo, é um mercado em franco amadurecimento. Assim o mercado está cheio de oportunidades. Os que tiverem iniciativa, antes que a regulamentação os obriguem a ser ecologicamente responsáveis, terão ótima chance de rentabilizar e de se blindar contra a concorrência.

A cada mudança de paradigma que o mercado apresenta, surge uma nova oportunidade de se reescrever a história e redefinirmos os preferidos, os mais rentáveis, os mais vendidos, os melhores...é a grande chance de se reposicionar uma marca no mercado, na afetividade do consumidor e até mesmo num capitulo da história do consumo onde produção e respeito ao meio ambiente puderam ser amigos; os ursinhos e os esquimós, certamente, agradecem!

Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC/RJ, professor titular da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação.

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