Colunas
MANIFESTO TRICOLOR
Esse manifesto é dirigido a todos que amam Nova Friburgo.
1. Amar Nova Friburgo significa: venerar sua história, se preocupar com seu futuro, trabalhar por seu presente, compreender sua gente, proteger sua natureza, defender suas instituições.
2. A defesa de suas instituições deve se dar em todos os setores com a devida colaboração dentro das possibilidades que limitam a participação de cada um.
3. Defesa especial daquelas que propagam o nome da cidade Brasil a fora.
4. Em específico ao Friburguense, torcedores, jogadores, imprensa e dirigentes devem abraçar suas cores (azul, vermelho e branco) com honra e respeito, sob pena de serem taxados de culpados pela ausência, indiferença ou pelo erro de destruir sua história. A história deve ser evolutiva, nunca retroativa.
5. Torcedores: somar ao time, vivendo a condição de 12º jogador. Devem torcer e acreditar até o fim. Estão proibidos de abandonar, ainda que não concordem com esta ou aquela decisão de dirigentes ou outros. Têm o direito à cobrança e do julgamento ainda que arbitrário, desde que, não fira a honra pessoal de nenhum profissional. Entende-se como torcedor todo aquele que tem o Friburguense como primeiro ou segundo time; que comparece ou não ao estádio, mas que quer ver o nome de sua cidade acima das demais e o seu time (o Friburguense) vitorioso dentro de suas possibilidades. Que acompanha o clube ainda que de longe, mas que sempre que possível está perto. É aquele que se une nos momentos difíceis e mesmo que tenha dificuldades, comparece aos estádios para empurrar seus representantes em campo para as vitórias.
6. Jogadores: fazer parte da história do clube positivamente. Ao vestirem a camisa tricolor devem reconhecer o que ela representa: mais do que um clube, uma cidade, mais que uma cidade, um povo, mais que um brasão, uma paixão. Devem entender que têm o direito de perder, mas nunca o de ser derrotado sem ter lutado. Devem suar sangue, jogar com a alma e se entregar por completo durante os treinos e especialmente nos instantes em que estiverem em campo. Serão imortalizados pelas conquistas, esquecidos pela indiferença, amaldiçoados pelas tragédias. Devem, obrigatoriamente, ter fome de bola, fé em ser mais do que são, gana e determinação.
7. Imprensa: deve apoiar o clube, incentivando o crescimento ainda que dentro de suas limitações técnicas. Sensibilizar. Construir mais do que desestabilizar. Revelar a verdade sempre.
8. Dirigentes: honrar as tradições, mas glorificar o presente por um futuro glorificante. Fazer cumprir, incitar o comprometimento. Motivar e unir. Trazer mais benefícios para a instituição do que para si. Atender aos interesses da coletividade. Ouvir, mas assumir os riscos de suas decisões.
9. Todos que amam Nova Friburgo, independente de gostarem ou não de futebol, devem estar no Estádio Eduardo Guinle ou em outros nas partidas históricas.
10. Trabalhar até o fim, se apegando ao que for necessário e ainda que pessimistas encham o peito de orgulho e fé, não se permitindo o abandono jamais.
11. Todos são igualmente responsáveis pelas conquistas e pelos fracassos.
Leiam-se como partidas históricas:
Friburguense x Duque de Caxias, sábado, dia 17, 15h30m, Estádio Eduardo Guinle.
Friburguense x Resende, sábado, dia 24, 15h30m, Estádio Eduardo Guinle
Todos ao Eduardão! Vamos juntos Frizão! Juntos agora, antes que seja tarde!
ENERGISA PREMIADA (1)
A Energisa, companhia responsável pela distribuição de energia de Nova Friburgo e mais quatro outras localidades, foi uma das premiadas na categoria TOP 5 Divulgação Financeira na América Latina da edição de 2010 do IR Global Rankings. A Energisa foi a segunda melhor colocada entre todas as companhias latino-americanas inscritas para a premiação, abaixo apenas da Petrobras e acima de gigantes como Fibria, Pemex, Amil Participações, Copasa, Marfrig, Ambev e Totvs.
ENERGISA PREMIADA (2)
A premiação, que considerou a divulgação financeira feita pela Energisa entre as cinco melhores da América Latina leva em conta as informações completas e detalhadas que a Energisa divulga sobre seus negócios e resultados, cujo conteúdo é mais extenso do que as companhias costumam revelar ao mercado, assim como a clareza e transparência usadas na comunicação de seus relatórios anuais e nas apresentações trimestrais de balanços. Mais de 500 companhias de 30 países foram avaliadas na premiação.
VACINA GRIPE A NO PARTICULAR (1)
A vacina contra gripe A deve chegar nesta semana a rede particular. Apenas um laboratório conseguiu, por enquanto, a aprovação da Anvisa para disponibilizar sua vacina na rede privada. Por isso a demora. O preço médio será de R$ 80. Não há ainda um dia exato para o início, podendo atrasar em mais uma semana.
VACINA GRIPE A NO PARTICULAR (2)
A vacina é diferente da usada pelo Ministério da Saúde na campanha nacional. A dose adotada pelo governo protege apenas contra a gripe suína. Já as das clínicas particulares imunizam contra a Gripe Suína e também contra dois vírus da gripe comum. Nas clínicas particulares, pessoas que não estão na campanha oficial poderão buscar a imunização.
TRIANGULAR DA MORTE
A preocupação de todos com arbitragem no triangular da morte que rebaixará Friburguense, Resende ou Duque de Caxias para a segundona se comprovou. Pelo menos foi o que se mostrou na partida de abertura entre Duque de Caxias e Resende. A equipe da Baixada foi nitidamente beneficiada pela arbitragem de Lenílton Rodrigues Gomes Júnior que marcou pênalti duvidoso para o Duque aos 53 minutos. Há quem diga que a briga para não cair, fora das quatro linhas, é mesmo entre Friburguense e Resende. Ambos se enfrentam amanhã, 14.
DOAÇÕES CHUVAS RIO
São vários os locais que os friburguenses podem sem qualquer trabalho estar ajudando as vítimas das chuvas do estado do Rio de Janeiro. Água, alimentos não perecíveis, cobertores, colchões e produtos de higiene e limpeza (fraldas para bebês e idosos, absorventes, sabonete, papel higiênico, pano de chão, sabão de coco, sabão em pó, água sanitária, rodo, vassoura) podem ser entregues, entre outros no ABC CompreBem, na Cáritas Diocesana e também na Catedral ou nas paróquias São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Graças e São Cristóvão, em Mury.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário