Colunas
PESCADOR DE LUA
Queria ter um anzol para pescar a Lua. A Lua daquela noite mágica que se desfez ao calar da coruja e que se eternizou apenas em minhas doces lembranças. Queria ser quem sabe aquela estrela solitária que acompanha a Lua sem temer ser ofuscada ou esquecida pelos tantos outros pescadores de Lua que a observam e admiram o emprestar de sua clara luz. Ser aquela estrela só para ficar mais perto da Lua.
Clara luz da Lua que veste os tantos pescadores de Lua que dispensam qualquer outra vestimenta e contemplam a sorte de verem a Lua sorrindo, cantando talvez... Pescador de Lua que busca flagrar ao menos uma vez o bocejo da noite, o suspirar dos planetas, o sorriso de Plutão.
Fazer parte do universo e mesmo em meio a toda poeira cósmica, ser visto... Iluminado. Ser assim como o menino ao lado de uma rosa num planeta distante e solitário.
(...)
Não preciso ser gigante, nem veloz. Não necessito ser essa luz derradeira, tampouco quero ser esse solitário. Afinal, daqui de baixo tenho a Lua e aquela estrela solitária. Não sei se pareço com a Lua ou com estrela solitária, nem sei se sonho em ser uma ou outra. Ambas podem ser pescadas. Sim! Talvez prefira mesmo ser o pescador de Lua... Pescador dessa ilusão de...
E não quero as luas do universo afora, nem as estrelas que viajam pelo espaço. Só aquela Lua e aquela estrela que habitam minha janela todos os dias e que ilustram as poesias que embrulho como oferendas à escada que se constrói para o meu encontro com o inatingível.
(...)
E não há porque disputar a posse da noite, nem daquela noite. A lua não tem dono ainda que se empreste a quem a reconhece. Talvez até se entregue a quem lhe ofereça poesias em uma isca que acaricie, não maltrate, não fira, não doa!
Mas todos, como eu, são meros sonhadores que desejam a Lua mais do que a possibilidade de ter um anzol para pescá-la. Sei que ninguém quer possuí-la, até porque sabem que deuses não podem ser aprisionados, que luz é para ser dividida ainda que...
Queria ter um anzol para pescar a Lua, ser quem sabe aquela estrela, pérola da lua daquela noite. Mas desde que a vi, me tornei apenas um...
Leia na íntegra, neste sábado, 20, no caderno Light de A VOZ DA SERRA.
EMPREGO (1)
Assim como o país, Nova Friburgo iniciou 2010 batendo recorde de empregos com carteira assinada. A cidade que geralmente tem saldos negativos nos dois primeiros meses do ano viu a criação de 447 novos postos de trabalho em janeiro e fevereiro. É o melhor resultado da história desde que a pesquisa é realizada com a atual metodologia, criada em 2000. Para se ter uma ideia, o acumulado do ano é bem maior do que o mesmo período do ano passado, quando o saldo foi negativo, menos 580 empregos.
EMPREGO (2)
No comparativo com o estado, com relação apenas ao mês de fevereiro, Nova Friburgo ficou com o 11º melhor índice de emprego. Segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho, no período, o município teve 1574 admissões, 1451 demissões, com um saldo positivo de 123 novos empregos. Uma expansão de 0,26%, exatamente a mesma da média estadual.
EMPREGO (3)
Segundo a pesquisa divulgada no estudo Comportamento do Emprego – Fevereiro de 2010, Nova Friburgo ficou, pela ordem, atrás dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Resende, São João de Meriti, Campos, Petrópolis, São Gonçalo, Seropédica, Paracambi e Três Rios.
FRIBURGUENSE X FLAMENGO (1)
Uma notícia já esperada pelo Friburguense e pelos torcedores rubro-negros. O Flamengo deve mesmo mandar um time reserva para o jogo contra o Friburguense, confirmado para Nova Friburgo no dia 4 de abril, válido pela última rodada do Estadual. Isso é claro, se o Flamengo chegar a última rodada já classificado em primeiro lugar para as semifinais da Taça Rio.
FRIBURGUENSE X FLAMENGO (2)
A confirmação é do técnico Andrade que está otimista quanto a essa possibilidade e que a tendo, já declarou: vai poupar o time assim que puder, tendo em vista a maratona enfrentada nas últimas semanas, além da sequência da Libertadores. O Friburguense que ainda luta contra o rebaixamento recebe bem a notícia, o que não quer dizer que se torna o favorito no confronto. O possível prejuízo com a bilheteria, com o iminente desinteresse do torcedor está em segundo plano neste momento.
ELEIÇÕES 2010
O vereador Renato Abi-Ramia confirma após um encontro com caciques de seu partido na capital fluminense que é mesmo pré-candidato à cadeira de deputado federal. Será sua segunda tentativa na eleição ao cargo. Ele deve fazer uma dobradinha com Paulo Melo que pretende concorrer a deputado estadual. Assim, Nova Friburgo caminha para ter cinco candidatos locais a deputado federal: Glauber (PSB), Jamila (PPS), Marcelo Verly (PSDB), Edson Flávio (PR), além do próprio Renato pelo PMDB.
HOMENAGEM
Hoje, 19, às 18h30m, a Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia apresenta As Várias Faces da Mulher, ainda em comemoração ao centenário do Dia Internacional da Mulher. Uma história contada e cantada com música ao vivo, poesias, imagens e depoimentos. Serão homenageadas Clara Zetkin, Pagu, Olga Benário, Chiquinha Gonzaga, Simone de Beauvoir, Clara Nunes, Elis Regina, Clementina de Jesus, Nara Leão, Cecília Meirelles, Adélia Prado, José Maria Braga, Alejandra Rotania e através delas, as milhões de lutadoras anônimas.
SUPER SEXTA
Nesta sexta, 19, a Emporium traz novamente a Nova Friburgo show ao vivo com o Ponto de Equilíbrio. Considerada uma das melhores bandas de reggae do Brasil. Na abertura do show se apresenta a banda friburguense Bella Morrah. O show está marcado para as 23h. Censura, 18 anos. O fim de semana começa com destaque também para o teatro. De hoje, 19 a domingo, 21, o Nova Friburgo Country Clube recebe a stand-up comedy, Sérgio Malandro Sem Censura. Com apresentações diárias, hoje, 19 e amanhã, 20, às 21h e domingo, às 20h.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário