Colunas
O FRIBURGUENSE NÃO SERÁ REBAIXADO
Obviamente que eu não posso dar a garantia que só quem pode dar são os jogadores que vestem a camisa do Friburguense. Aqueles que vestem a camisa tricolor hoje. Não aqueles que vestirão amanhã, nem os outros que já vestiram. Apenas, os que têm esse privilégio hoje e por isso também compromisso. Ninguém além deles pode dar a certeza de que o Friburguense não será rebaixado. Só eles podem agora salvar o Friburguense e a história desse clube relativamente jovem. A responsabilidade é deles e não é só com a cidade, com o clube ou com a história, mas também com o currículo de cada um e acima de tudo com as pessoas que apostaram em cada um deles e que continuam apostando, apesar de toda a desconfiança que um ou outro possa lançar sobre eles.
Posso dar essa garantia, a de que o Friburguense não será rebaixado, como analista. Não sou aqui o torcedor irritado ou apaixonado, não sou o profeta, como não o fui quando fui o primeiro a dizer que o Flamengo seria o campeão brasileiro, a época faltando mais de dez rodadas para o término da competição. É uma analise fria e baseada na tabela do Estadual. Em suma, o Friburguense ainda só depende de si mesmo para escapar do rebaixamento, não faz mais confronto direto como os demais que estão ameaçados e se não bastasse tem a melhor tabela entre os seis que ainda lutam para não cair, tanto na ordem dos confrontos, como os adversários que tem pela frente, senão vejamos:
Americano, quatro pontos, enfrenta pela ordem: Macaé (casa), Vasco (fora), Madureira (f) e Resende (c). Tem dois confrontos diretos e ainda pega um grande. A tendência de cair é gigantesca e em minha opinião está condenado, pois não passará dos dez pontos.
Tigres , seis pontos, enfrenta pela ordem: Volta Redonda (c), Flamengo (f), Bangu (f) e Boa Vista (c). Se fizer o dever de casa, apesar de pegar um adversário difícil na última rodada, o Boa Vista, tende a marcar mais seis pontos, chegando aos 12. Tem grandes possibilidades de escapar.
Resende, seis pontos, enfrenta pela ordem: Fluminense (f), Duque de Caxias (c), Olaria (c) e Americano (f). Pega dois adversários difíceis em casa, tem um grande de cara e sai na última para enfrentar o Americano em Campos, num jogo que no mínimo rebaixará um time. Forte tendência a morrer abraçado com o Americano na última rodada.
Macaé, sete pontos, enfrenta pela ordem: Americano (f), Olaria (c), Duque de Caxias (f) e Fluminense (f). Só tem mais um jogo em casa, apesar de nem jogar em casa, manda as partidas em Campos. Tem a vantagem de enfrentar o Fluminense provavelmente já classificado, o que não quer dizer que seja favorito. Dificilmente passará de 11 pontos.
Friburguense, oito pontos, enfrenta pela ordem: Bangu (c), Boa Vista (f), Volta Redonda (f) e Flamengo (c). Não tem escolha, precisa vencer o Bangu e somar pelo menos 1 ponto nos três jogos restantes. Com 12, é garantido, está livre. Com 11 corre riscos e pode ter que vir a fazer os dois jogos extras para definir o último rebaixado. Tem a vantagem de provavelmente pegar um time reserva do Flamengo na última rodada, já que o rubro-negro estará classificado, podendo priorizar a Libertadores.
Duque de Caxias, 11 pontos, enfrenta pela ordem: Madureira (c), Resende (f), Macaé (c) e Vasco (f). Por ter dois adversários diretos e ainda um grande pela frente, precisa de mais uma vitória de preferência contra Resende ou Macaé. Se perder para Resende e Macaé, pode aumentar a margem do rebaixamento de 11 para 12 ou 13. O fato é que está praticamente livre do descenso.
Por isso tudo e um pouco mais, agora não é hora de criticar jogador A ou B. Não é momento de apontar erros de diretoria, muito menos de pedir a cabeça do técnico. Não há mais tempo para mudanças drásticas. É hora de apoiar aqueles que são os únicos que podem reverter a situação. Nada mais pode ser feito a não ser apoiar. É hora de a torcida mostrar a cara e também assumir sua ponta de responsabilidade nessa trajetória ruim do Friburguense no campeonato, especialmente nos jogos em casa. É hora de copiar o Fluminense na reta final do Brasileiro do ano passado, onde com a força de sua torcida e apoio que ela deu a jogadores e técnico, o time conseguiu se livrar do descenso de forma heróica. Vejam: o Friburguense não está na mesma situação daquele Fluminense, tampouco vive situação semelhante ao Estadual do ano passado, quando a ameaça de rebaixamento era muito maior ao fim do trágico primeiro turno e que com a base desse elenco que hoje aí está conseguiu virar o jogo numa campanha memorável no segundo. Se eles puderam naquela ocasião, porque não poderiam agora? É hora de acreditar. A matemática está a favor do Friburguense, a tabela também, então porque se colocar contra o Friburguense. É hora de acreditar porque o Friburguense ainda só depende de si!
FESTA DA FLOR
A Festa da Flor agora é evento presente no calendário do estado. Através de uma decisão do governador Sérgio Cabral, publicada no Diário Oficial, o evento foi incluído no Calendário Turístico do Estado do Rio. A Festa da Flor que foi realizada durante oito anos deixou de ser realizada no ano passado, mas voltará a acontecer neste ano, no mês de outubro.
TURISMO
O Conselho Municipal de Turismo já se movimenta para a pesquisa do Ministério do Turismo junto com a Fundação Getúlio Vargas que será realizada em breve na cidade. Essa pesquisa será realizada também em outros municípios pré-selecionados. Entre eles, a pesquisa identificará quais são indutores de turismo, passando a ser beneficiados então com mais recursos federais e maior auxílio técnico. A importância dessa pesquisa e de como envolver a sociedade são o foco do encontro marcado para hoje, 16, no Salão Azul da Prefeitura, às 16h.
ELEIÇÕES 2010
Com a proximidade das eleições de outubro, não tem sido poucos os políticos que tem visitado ou agendado visita a Nova Friburgo. Candidatos a todos os cargos, sendo que nesse primeiro instante, muitos concorrentes a cadeiras de deputado estadual e federal. Entre os pré-candidatos ao governo do Estado, Gabeira deve ser o primeiro a vir a cidade que é a segunda na sua lista de visitas. Ainda em maio, ele vai a Macaé e posteriormente aporta em Friburgo.
CDL-SERASA (1)
A partir desta semana, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Nova Friburgo disponibilizam o serviço de certificação digital, emitida pela Serasa. O Certificado digital é o documento eletrônico, com validade jurídica, que permite comprovar a identidade de uma pessoa, uma empresa ou um site e que assegura as transações on-line e a troca de documentos, mensagens e dados pela Internet.
CDL-SERASA (2)
Antes, os empresários tinham que se deslocar ao Rio de Janeiro para obter os certificados. Os interessados podem escolher o certificado digital de sua necessidade e preencher formulário na recepção da CDL ou pela Internet, por meio de link disponibilizado pela Serasa Experian na página www.cdlnf.com.br. Após análise e aprovação da solicitação, será emitido um protocolo para agendamento da validação presencial, ocasião em que serão feitas a confirmação de identidade e a entrega dos documentos.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário