Colunas
O amigo e o urso
Dizem que nunca devemos ir sozinho a uma floresta onde viva um urso feroz. Caro leitor, responda mentalmente as duas perguntas que se seguem. Por que levar alguém consigo? É necessário ser um corredor mais ágil que o urso?
Leve sempre alguém com você, não para que possam lutar com o urso em caso de necessidade, mas sim para que o urso persiga seu parceiro ao invés de você. Para tal é fundamental que ao escolher a companhia você opte por alguém que corra menos que você!... por precaução, alguém que corra bem menos que você.
Pensando estrategicamente, quase todos se preocupam com o urso, ou seja, se moldam focados no líder de mercado, e quase nunca apontamos para quem está próximo de nós, e acabamos sucumbindo ainda sob a culpa do líder, mas quem nos matou foi o vizinho, por não conseguimos correr mais que ele.
Buscar diferenciais tangíveis, significativos e prioritários ao público-alvo de seu negócio, de forma a garantir uma distância segura do seu concorrente real, aquele perto de você na mesma floresta, é urgente, é estratégico e sobre tudo, é rentável.
Outro erro normal na geração de negócios é, ao mirar para o ‘urso’, tentar superá-lo, ou seja, além do erro de apontar para ele, e querer ser ele, é comum que alguns queiram transbordar suas qualidades, e em tal miopia, esquecem-se quase sempre de seus defeitos, e, é claro, quem sempre vem primeiro?! Os defeitos!
Manter um olhar claro de nossas vocações, entendo que o processo evolutivo de sua empresa, quase sempre culmina com o descarte do seu público-alvo, pois sua evolução raramente é semelhante à do seu consumidor, é prioridade na corrida em florestas com um único urso e muitos corredores.
Os pequenos negócios apresentam, potencialmente, vantagens que os grandes competidores não conseguem mais fazer, por mais que tais características tenham feito parte da cultura da empresa até determinado momento, mas o crescimento obriga a desconstrução de determinados valores e práticas que serão reinventados sob a ordem dos superlativos que qualquer empresa maior precisa conhecer para que não desapareça, estarão eternamente engessados em seu grande espaço, enquanto nós, os pequenos, temos toda a floresta.
Deste modo, procure suas diferenças, características e corrija seus defeitos, com o estreito foco no seu target e monitore os outros corredores, mantenha o urso longe, para isso lembre-se de manter-se em movimento, de preferência sempre correndo mais que os outros, ou ao menos, mais do que o que menos correr, porque somente um precisa de veradde se preocupar com o urso!
“Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC/RJ, professor titular da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação.”
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário