COMBUSTÃO

sábado, 31 de julho de 2010

Estamos ficando velhos, os anos estão passando, o mundo está girando cada vez mais veloz ao ponto que os dias parecem cada vez menores e também mais confusos. É a combustão do tempo e da gente mesmo.

Não dá mais tempo para se perguntar para onde se está indo, não dá mais para parar para refletir. Estamos mais espertos e também mais tolos. Mais ferozes, mais vorazes, mas também mais famintos. E tão cheios de fome temos promessas de amor, mas promessas não alimentam ainda que motivem. Mas motivação cessa e esperança acaba quando não vêm após as horas esperadas. Esperamos sem poder esperar, nos damos sem querer nos dar. Não somos os sonhos que sonhamos, não sonhamos mais. Somos combustível que se gasta sem saber por que se queima.

(...)

Não sou a espera, sou o acontecimento. Sou a combustão de mim mesmo nessa junção com o tempo. Sou a fórmula que faz o mundo girar e se transformar. Se ele vai rápido, eu reduzo. Se ele vai lento, acelero. E nem veloz ou devagar, eu quero o equilíbrio que me estabiliza na corda bamba que é a vida. E se cair eu voo e se não der para voar eu pulo bem alto na cama elástica que me impulsiona e por vezes também me derruba. Mas quer saber, eu me divirto! Sempre! E assumo meu papel nesse grande teatro. Não sou vilão, nem mocinho, eu sou é artista da vida que...

Quem sabe lhe arranco gargalhadas, quem sabe lhe planto suspiros, quem sabe o que sou quando sou a surpresa que não se atrasa e o mistério que não se confirma. E danço tango no Carnaval e canto baião na Bahia. Sou água salgada no riacho e truta no oceano. Sobrevivo e me misturo. Desvencilho-me da maldade e curto assistir ao espetáculo, mas gosto mesmo é de ser a cena do palco, o fato da foto, pois sou a ação da vida, sou a vida vivendo, a combustão. E te aceno. E te convido. Sou o novo da novidade, sou o novo do que já se sabe. Temor que teme de verdade, mas amor que incendeia, inebria e agita a razão com ...

Sou imensidão no tempo, sou combustível que não acaba, sou voz que não cala, sou vazio que não se preenche, sou completo, sou gente!

Leia na íntegra, neste sábado, 6 de fevereiro, no caderno Light de A VOZ DA SERRA.

MAL SÚBITO

O Corpo de Bombeiros está batendo recorde em prestação de chamados para socorrer pessoas com mal súbito, principalmente desmaios. Em média, pelo menos três pessoas têm sido atendidas pelas ambulâncias, muitas sofrendo quedas nas ruas. O problema tem origem principalmente no calor que tem feito na cidade, mesmo com as temperaturas abaixo de outras partes do país que tem registrado as maiores médias de calor da história. Não há oficialmente a média de idade mais atingida, mas todas têm sofrido com o sol deste verão.

FISCALIZAÇÃO NAS ESTRADAS (1)

Os motoristas que pretendem viajar no Carnaval, só devem fazê-lo se estiverem com os veículos regulares, especialmente aqueles que planejam encarar as estradas em direção as regiões litorâneas. O DER em parceria com a Polícia Rodoviária aprimorará a fiscalização com equipamentos eletrônicos que estarão acoplados às viaturas, com a capacidade de flagrar e verificar em tempo real placas com irregularidades.

FISCALIZAÇÃO NAS ESTRADAS (2)

Os veículos que não estiverem com a documentação em dia, como falta do licenciamento anual, IPVA atrasado, placas clonadas e com pedidos de busca e apreensão serão rebocados. Motoristas que tiverem irregularidades no seu cadastro do Detran, como carteiras vencidas e excesso de multas, também serão identificados e sofrerão com a mesma penalidade. Além da apreensão do automóvel, haverá aplicação de multa. Paralelamente, será utilizado outro equipamento capaz de registrar e autuar veículos que estejam trafegando acima dos limites estabelecidos.

FRIBURGO-TERESÓPOLIS

Quem passa pela estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis já pode perceber mudanças na sinalização. Placas alvo de depredação e furto estão sendo, respectivamente, recuperadas e repostas. Há também a instalação de novas em pontos considerados perigosos, principalmente nas curvas. Ao final do trabalho, serão 69 km sinalizados. A capina das margens da RJ-130 também está sendo feita em alguns trechos.

CAMISAS DO FRISÃO

Já está disponível para venda a versão 2010 da camisa do Friburguense, tanto nos modelos branco, como tricolor. Os modelos confeccionados pela Vettor sofrerão poucas alterações com relação a versão de 2009. As camisas estão à venda ao valor de R$55,00, no departamento de futebol do clube que funciona no Estádio Eduardo Guinle. Já a camisa azul, comemorativa aos 30 anos do clube, que estreou no jogo contra o Vasco, só deve estar disponível para venda na próxima semana.

RÁDIO ESPORTIVO

O Show do Pedro Osmar reestreou nesta semana o seu quadro de esportes. O espaço é agora ocupado pelo jovem Vinicius Gastin que acumula a função de assessor de imprensa do Friburguense. O quadro vai ao ar por volta das 9h30m. Agora, todos os programas matutinos da Friburgo AM contam com quadros de esportes. O Alvorada Sertaneja de Sérgio Ferraz conta com a participação de Clésio Ferreira e o Dimensão total de Ernani Huguenin tem no espaço esportivo o comentarista Walter Thieller.

CARNAVAL

O Carnaval friburguense praticamente começa hoje, 5. O tradicional palco da praça Dermeval Barbosa Moreira já está montado e a partir das 19h de hoje já terá os seus primeiros eventos, com as apresentações da banda Sabor de Samba e do músico Vilmar Di Lima. Amanhã, com a participação do Toque Serrano, serão eleitos a rainha e o rei do Carnaval. As inscrições terminam hoje, na sede da Secretaria de Turismo.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.