EU NÃO SEI

sábado, 31 de julho de 2010

Eu não tenho todas as respostas, não que eu não as tenha procurado. Acho que todo mundo, ao menos uma vez, quer respostas, certezas, garantias. Eu não sei, simplesmente não sei. Admito que não sei muito acerca do passado, tampouco muito acerca do presente e absolutamente nada acerca do futuro. Não que não soubesse ou não quisesse saber. Não que eu não tenha aprendido ou que não quisesse aprender. E a vida é sempre esse mar de incerteza em busca da certeza da praia, da segurança da areia, da praticidade da costa que tudo margeia e que traça limites.

Mas sempre há mais pra ver do que realmente vemos. Nossa visão é limitada ainda que tenhamos consciência de que para além da Via-Láctea existem milhões de estrelas e inúmeros planetas iluminados por infinitas luas. Que além daqueles olhos existe uma alma de incomensurável mistério. O que não é exclusividade daqueles olhos. Todo olhar esconde oceanos de mistérios e é apaixonante quando somos chamados para...

Sofri, tanto como sorri. E cresci com medo de querer crescer, mas a natureza ignora nossos medos e é natural que assim seja, pois ao contrário jamais iríamos querer alcançar estrelas e navegar por oceanos.

(...)

Suspeito que não estarei aqui pra contar o fim da história do mundo, mas me sinto satisfeito por crer que participei de muitos inícios e fins de histórias nesse grande cenário. E assim não quero as experiências alheias, tampouco sabedorias milenares. Quero conhecer o amor e a vida por mim mesmo, do meu jeito de enfrentar os dias ao fazê-los parceiros ou inimigos.

(...)

Eu não sei, simplesmente não sei. E quanto mais acumulo experiências e conhecimento menos sei. Certezas? Prefiro as artimanhas da surpresa. Elas são deliciosas, ainda que dramáticas, quando esperamos as inesgotáveis possibilidades do tudo. O que importa mesmo é a compreensão de que qualquer coisa pode vir além da curva, ao desdobrar o que está atrás da montanha, ao desvendar o que se esconde por detrás daquele olhar...

Leia na íntegra, neste sábado, 16, no Caderno Light de A VOZ DA SERRA.

RISCO (1)

Nova Friburgo está entre os seis municípios do estado com maior risco geológico, ou seja, com maior risco de catástrofes como deslizamentos e inundações. O estudo foi feito a partir da elaboração do mapa geoambiental do estado do Rio. O levantamento percorreu todos os 92 municípios do estado, sendo que 75 deles apresentam algum tipo de risco conhecido ou potencial, em maior ou menor intensidade.

RISCO (2)

As regiões da Costa Verde e Serrana apresentam uma fragilidade geológica alta por causa do solo, dos índices pluviométricos altos e por causa da ocupação desordenada. Sendo que os municípios mais preocupantes dessas regiões são Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty (na Costa Verde) e Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (na região Serrana).

VERÃO

Nova Friburgo é uma das primeiras cidades do interior do estado a contar com a sensação do verão carioca: o sorvete de iogurte. Já é uma experiência de sucesso no Cadima Shopping a Yogolife. Os proprietários, friburguenses, conseguiram manusear a fórmula, evitando assim a necessidade de se filiar a uma franquia o que elevaria a cobrança dos preços maiores, praticados na capital. Além disso, criaram o exclusivo sabor blueberry. O sorvete de iogurte chama a atenção por ter 0% de gordura, sem deixar de ter sabor. Além do sorvete, há a opção de uma espécie de milk de iogurte.

FRIBURGUENSE (1)

O tricolor da serra está com quase todos os patrocínios fechados para o Estadual. Na camisa que continua sendo confeccionada pela Vettor, entra na parte principal da frente o Frango Rivelli, uma empresa de Barbacena (MG) que está entrando com força no futebol. A empresa já patrocina o Atlético-MG.

FRIBURGUENSE (2)

Nas mangas permanece Atenas da Serra, assim como a Stam na parte traseira em cima do número dos jogadores e a Energisa na parte superior frontal da camisa. Ainda falta fechar o patrocínio dos calções. Duas empresas, uma local e outra de fora, negociam com o clube. O Friburguense estreia no Estadual contra o Resende, domingo, 17, 17h, no Estádio Eduardo Guinle

ESTRADAS (1)

O DER retomará as obras na estrada Sumidouro-Carmo. A RJ-148 liga os municípios de Nova Friburgo a Sumidouro e Carmo. A via está com sinalização ruim e com o asfalto cheio de buracos. Os serviços de restauração e contenção de encostas, no trecho entre Conselheiro Paulino e Riograndina, já consta no programa de obras. Numa extensão total de 11 km serão investidos R$ 15 milhões. Passando o período de chuvas, os trabalhos de manutenção serão retomados.

ESTRADAS (2)

Já no trecho não privatizado da RJ-116, entre Macuco e São Sebastião do Alto, o DER começou as obras de restauração. O departamento promete ainda enviar uma equipe nos próximos dias à estrada para fazer uma sinalização adequada. As obras na rodovia, considerada uma das piores da região devem terminar em abril deste ano.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.