A solução da corrupção para 2010 e para sempre

sábado, 31 de julho de 2010

"Visto como não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal.” (Eclesiastes 8:11).

Há um problema no ser humano, na mente humana. Há uma tendência para o mal herdada geneticamente. Todos têm isso. Pode-se disfarçar com atos sociais positivos, mas se você for consciente de si e honesto consigo mesmo, verá que há essa contaminação em seu caráter.

O que fazer com isso? O que você faz com isso? Nega ter esse problema espiritual? Esconde-se atrás de clubes de serviço, sociedades secretas, religião, drogas, para esquecer o assunto e usufruir dos benefícios destas coisas por motivos egoístas, de domínio, lucros?

O rei Salomão diz no texto acima que o mal avança sem controle por não ser punido imediatamente, porque o juiz do universo deixa cada um fazer suas escolhas e, assim, revelar seu caráter. No julgamento final, em breve, cada um obterá a vida eterna ou a morte eterna baseado no caráter apresentado diante do tribunal divino.

Grande parte das pessoas se ‘esquece’ que é mortal, sem vida eterna. Muitos só pensam na própria morte ao viver uma experiência que os leva à beira dela, ou em um funeral, se é que não ficam na capela conversando besteira para fugir da consciência da morte. A maioria dos perversos não considera que haverá um julgamento e que, se persistir em suas atitudes corruptas, será condenada num tribunal onde não se compram sentenças de inocência forjada. O tribunal divino é justo e isento de toda corrupção ou sedução por propinas. É incorruptível.

A Bíblia nos lembra a todos e, em especial, aos corruptos desse planeta, que o fato da maldade não ser punida imediatamente pelo justo juiz divino, não quer dizer que ele é conivente com isto e aprova a impunidade. Ela mostra que o que produz a onda incontrolável de corrupção na sociedade é a inconsciência de que ocorre um juízo em cada momento, e é a paciência divina que permite que cada um faça o que quer, por agora, para revelar o caráter pessoal.

Deus não terá dificuldade no juízo final para agir com justiça porque a verdade, hoje mascarada, negada, comprada com propinas, aparecerá clara como a água de um riacho nas montanhas. O corrupto já está se condenando no que faz e, assim, estabelecendo, por escolhas pessoais, o seu destino final: a morte eterna, que a Bíblia chama de “o estranho ato de Deus”, o qual não é colocá-lo num inferno sofrendo a eternidade (o Deus da Bíblia não é sarcástico nem sádico), mas é, por misericórdia, deixar que o corrupto morra para sempre, pois seria sofrimento, para ele mesmo e todos, viver num mundo em que só a justiça e a verdade prevalecerão. A revelação da glória de Deus destruirá o ímpio, assim como quando você acende a luz em um ambiente escuro, as trevas ‘morrem’.

Há esperança para a corrupção humana. Veja: “E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos. Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.” (Isaías 13:11). Sempre o foco do ataque divino não é a pessoa corrupta, mas a corrupção na mente dela. Essa é a proposta de Deus: destruir o que destrói a pessoa, destruir a herança corrupta da mente humana, e instalar em seu lugar um caráter precioso, belo, puro, mais puro que o melhor ouro que existe.

Ele diz: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunha contra vós, que te proponho a vida e a morte, a benção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente. Desejaria Eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio?, diz o Senhor Jeová. Não desejo antes que se converta de seus caminhos e viva? Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois por que razão morreríeis? Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor Jeová; convertei-vos, pois e vivei. Eis que estou à porta [da sua consciência] e bato. Se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta [da mente], entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no Meu trono; assim como Eu venci, e Me assentei com Meu Pai no Seu trono.” (Deuteronômio 30:19 e Ezequiel 18:23, 31 e 32. Apocalipse 3:20 e 21).

E a pergunta que Deus faz para cada ser humano ao iniciar um novo ano é: “Você quer a purificação da corrupção do seu caráter?” Desejo que em 2010 você deseje e busque um caráter incorruptível. Nisto está a felicidade e a saúde mental genuínas.

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.