Colunas
FRIBURGUENSE
Há clubes que nascem para ser grandes, no entanto há aqueles que nascem para ser grandes no meio de gigantes e são esses que realmente têm valor. Meio moleque, meio rapaz, almejando ser mais, não há clube com cores que combinem melhor. O azul do céu com o vermelho do sangue e o branco, primária de todas as cores, da paz. Orgulho da terra, o Friburguense tem na serra a sua morada, mas na paixão pelo futebol o seu verdadeiro berço. Segundo time de todos, o Friburguense é a digna representação da superação. E que outro termo poderia se dar a sua mágica e corajosa história. Sem coragem não se escreve nada, sem audácia não se faz história, pois o Friburguense escreveu páginas de uma história primada na ousadia de ser sempre mais.
(...)
E esses tempos de Friburguense são descritos no evocar de nomes de pessoas simples que despenderam suas vidas para que o futebol se mantivesse vivo na serra. Gente escrava da tradição, assim como gente visionária. Na soma das duas fez-se do sonho uma realidade sustentada por mais gente que despende seu tempo para manter esse nome vivo na garantia de que depois...
Descrever o Friburguense é lembrar com gosto os momentos proporcionados pela garra Friburguense nas arquibancadas do estado afora. Uma torcida respeitada, apaixonada e com fôlego para se aventurar com e onde o Friburguense estivesse. Torcida que nunca poupou a voz e gritou ainda que rouca no sonho de ser gigante no meio dos gigantes.
(...)
Orgulho da nossa terra porque é a possibilidade de ouvir o nome da cidade ecoar pelo planeta bola. Ouvir sobre Nova Friburgo em todos os cantos e recantos e perceber que num país tão continental, o Friburguense está entre...
O Friburguense é acima de tudo essa simplicidade própria de filho da montanha. De quem está no topo, mas que quer ir além do topo. É essa criatividade em inventar formas de se desvencilhar daquilo que o apequena, sem correr o risco de ser menor. É essa garra em não se entregar ainda que grande tenha que...
Leia na íntegra, amanhã, 28, no CADERNO LIGHT de A VOZ DA SERRA. Este é o último texto da série futebol.
RIO SOCIOCULTURAL (1)
Nova Friburgo está na final do Prêmio Rio Sociocultural. O prêmio recebeu 282 inscrições, e foram selecionados apenas 10 finalistas, entre eles, o projeto de Nova Friburgo, A Formação do Leitor e a Democratização da Leitura Infanto-Juvenil para Crianças Portadoras de Deficiência Visual ou Baixa Visão Através do Rádio. A premiação está marcada para a quinta-feira que vem, 3 de dezembro.
RIO SOCIOCULTURAL (2)
Na ocasião serão selecionados cinco projetos, que receberão R$ 5 mil reais cada. O projeto friburguense finalista da premiação trata da distribuição de literatura e programas radiofônicos em fita K-7 e CD para crianças cegas ou com baixa visão ao redor do país. Ouvintes voluntárias ensaiam, praticam e gravam as histórias escolhidas, aprimorando assim a sua capacidade de leitura.
EMENDAS
O deputado federal Glauber Braga entregou nesta semana as emendas ao orçamento da União de 2010 definidas através de audiências públicas. Ao todo, o deputado está apresentando 25 emendas que beneficiam os 12 municípios da região, totalizando R$ 12,5 milhões. Apesar de não ter se encontrado com o prefeito Heródoto, como pretendia, as emendas relativas a Nova Friburgo que dependem da Prefeitura também foram entregues.
CALENDÁRIO LEGISLATIVO (1)
Faltam apenas quatro sessões para terminar o ano legislativo municipal. Todas as pautas já estão fechadas. Na próxima terça, 1, serão realizadas duas reuniões ordinárias, sendo uma relativa ao próprio dia e a outra antecipada do dia 3. Na primeira será votada a reforma administrativa do Executivo e na outra o Plano Pluri Anual (PPA) que é o plano de governo para os próximos quatro anos. No dia 08, será a reunião do orçamento 2010.
CALENDÁRIO LEGISLATIVO (2)
Dia 10, sessão especifica solicitada pelo vereador Edson Flávio para tratar do Dia da Bíblia e finalmente no dia 15, última do ano, a Câmara deve receber o prefeito Heródoto, o vice Dermevalzinho e o secretário geral Bráulio Rezende para uma avaliação do 1° ano de governo. Nesta reunião, poderá ocorrer ainda a devolução dos recursos economizados pela Câmara no ano de 2010. Não se sabe ainda se na data, as contas do legislativo já estarão fechadas para efetuar o repasse.
ESTADUAL 2010
Está definido o grupo do Friburguense no Campeonato Estadual. Como se esperava, o América confirmou o título de campeão da segundona e está confirmado no grupo B, o grupo do tricolor da serra que tem ainda Vasco, Botafogo, Macaé, Madureira, Resende e Tigres do Brasil. A última vaga do estadual será definida na última rodada, neste fim de semana entre Olaria e Goytacaz que enfrentam respectivamente Riostrense e Quissamã. A base do time campista é do Friburguense.
LANÇAMENTO DE LIVRO
Hoje, às 19h, na Biblioteca Municipal acontece o lançamento do livro Do Divã à Espiritualidade, de Sueli Meireles. O livro é uma abordagem transdisciplinar holística em psicoterapia. Na ocasião, acontece também uma palestra sobre regressão, com o tema: Regressão de Memória – Abrindo os Arquivos do Inconsciente Profundo. Entrada franca.
SAMBA
O compositor e sambista, Wilson Moreira se apresenta hoje, 27, às 20h, no projeto Roda de Samba do Sesc Nova Friburgo. O grupo friburguense Quem não dança segura a criança acompanha o compositor e sambista Wilson Moreira. Ingressos a preços populares. Classificação 18 anos.
OFICINA
A Uerj realiza hoje, 27, entre 14h e 16h, o workshop Poesia – Leitura e Escrita dentro do seu projeto de Oficina de Criação Artística. No evento, leitura de trechos de várias escritoras, entre elas, Clarice Lispector, discussão acerca da escrita feminina, apresentação de vídeo e exercício de escrita entre os participantes. O workshop é voltado para estudantes e professores do ensino médio e superior e é gratuito, com inscrições direto na Uerj.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário