Colunas
Vença a arrogância no Novo Ano
quarta-feira, 07 de janeiro de 2015
A história se repete. Pessoas arrogantes provavelmente continuarão assim neste novo ano. Às vezes elas mudam para melhor só quando chegam no fundo do poço, o que pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Uma pessoa arrogante pode ser definida como aquela que se acha superior aos outros, como se diz na gíria, parece que tem o rei na barriga, se ufana como se fosse um deus, age com prepotência como se fosse um ser divino eterno e orgulhoso.
No texto bíblico no livro de Gênesis, há o relato da tentação sofrida por Adão e Eva com a história da maçã. Chama a atenção que ali, naquele diálogo trágico, Lúcifer disse a Adão e Eva que se eles comessem daquele fruto proibido por Deus, eles seriam como Deus, não morreriam. A verdade é o que Deus havia dito, ou seja, que morreriam sim. Em Ezequiel 18 verso 4 Deus diz: "A alma [pessoa] que pecar, essa morrerá.”
As pessoas arrogantes parecem acreditar nesta mentira de "não morrer”, e por isso agem como se fossem deuses, são mandonas, autoritárias, usam as pessoas. Às vezes são explosivas, sem controle emocional, embora possam administrar uma grande empresa, um lar, uma instituição pública.
Creio que o contrário de ser arrogante é ser humilde. Ser humilde não é ser pobre materialmente. Tem gente pobre de bens materiais e cheia de orgulho e arrogância. E há pessoas com muitas posses materiais e humildes.
Para começar um novo ano e vivê-lo com serenidade é importante vencer a arrogância. Talvez ela seja uma defesa que pessoas usam por causa de profundos sentimentos de desvalor ou de inferioridade. Talvez sejam pessoas que conseguiram muita coisa na vida, é verdade, com seus esforços, e deixaram a mente ser tomada pela prepotência, se esquecendo ou desconsiderando que foram ajudadas e talvez premiadas pela vida com uma energia extra. Esta energia extra é um dom. As pessoas arrogantes se posicionam na vida como se elas mesmas fossem as geradoras desta energia. Dom é algo que você recebe. Não há porque se orgulhar arrogantemente por possuir o dom. A melhor posição diante da execução do dom é gratidão.
Quebrantamento é uma boa palavra que pode ser usada como solução para as pessoas arrogantes. Quebrantamento significa reconhecer sem revolta, com aceitação humilde de nossa finitude, nossas limitações, nossa fragilidade, nossa humanidade. Alguém disse que o ser humano é perfeitamente imperfeito. As pessoas arrogantes parecem crer que elas são perfeitas, poderosas, podem tudo. Mas não podem tudo, são também imperfeitas, e só são poderosas enquanto manipulam os outros com o dinheiro ou com a influência política, empresarial ou filosófica (sociedades secretas). Mas estão cegas para a prisão na qual estão envolvidas. A idolatria do poder prende a pessoa. O desapego liberta.
Quebrantamento significa lembrar que estamos todos caminhando para a morte. Vamos morrer. Tempos atrás a revista Quatro Rodas publicou uma matéria com o título: "Carros que você pode dirigir antes de morrer.” Legal porque foi realista, dando um choque de não negação ao leitor. Ter humildade diante da vida no sentido de vencer a arrogância nos ajuda a enfrentar a inevitável realidade da morte.
O rei Salomão, considerado um dos homens mais sábios que já existiram, disse que é melhor entrar na casa do luto (onde há alguém que morreu) do que na casa onde há festa, porque na casa do morto pensamos e lembramos que a morte é uma realidade e isto pode ajudar a quebrantar o orgulho, a soberba, a arrogância.
Você quer serenidade no novo ano? Quer paz interior? Quer se tornar uma pessoa amável, que os outros possam gostar de você ao invés de terem medo de você? Lute contra sua arrogância. Não tenha medo de olhar suas fraquezas. Elas não fazem de você uma pessoa inferior, mas ajudam a assumir a humanidade e a abandonar o papel de deus. Lúcifer estava errado. Ele mentiu, não é por acaso que ele é chamado "o pai da mentira”. Você vai morrer também. A arrogância é uma antipatia. E é tão mais simpático, calmo, suave e agradável ser uma pessoa simples, serena, não é? Bom ano novo, sem arrogância e com humildade!
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário