Salvando o seu coração físico, emocional e espiritual—Parte 6

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Seguimos com a série de artigos com ideias pessoais e do Dr. Ornish, cardiologista professor na California University, San Francisco, autor dos livros “Salvando o seu coração”, “Amor e Sobrevivência”, sobre a importância de se verificar causas profundas da doença coronária, e outras, e não só abordar tratamento no nível físico da doença. 
Artérias são “canos” elásticos que conduzem sangue rico em oxigênio do coração para todo o corpo. As veias são também “canos” elásticos que conduzem sangue, só que elas trazem o sangue com gás carbônico de todas as partes do corpo para o coração, para ser recarregado de oxigênio nos pulmões, e voltar purificado ao corpo através das artérias.
O que causa entupimento nas artérias do coração? Pode surgir lesão na parede no interior da artéria, e daí nosso corpo tenta fazer um “curativo” ali, usando colesterol, colágeno e outros materiais. Se a lesão se repetir muito, mais “curativos” são feitos ao longo de anos e acaba entupindo a passagem do sangue, e a pessoa pode enfartar. 
Os fatores que mais machucam esta parede interior da artéria são: altos níveis de colesterol no sangue; excesso de colesterol e gordura saturada na dieta (independente dos níveis de colesterol no sangue); pressão arterial alta e nicotina. (Ornish, “Salvando o seu coração”, p.62.) Vamos dar uma olhada nestes fatores.
Altos níveis de colesterol no sangue e excesso de ingestão de gordura saturada e de colesterol – Um trabalho científico publicado no Journal of the American Medical Association mostrou que 50% dos norte-americanos têm níveis de colesterol suficiente para precisar de tratamento. Qual tratamento? Há uma ideia unânime (laboratórios farmacêuticos, médicos, etc) de que é preciso reduzir a dieta rica em colesterol como parte do tratamento desse problema de saúde. Mas alguns pacientes se frustram porque ainda que mudem sua dieta para uma com menos colesterol, os níveis podem não diminuir muito. Daí muitos médicos prescrevem remédios para reduzir o colesterol.
Dr. Ornish comenta: “As indústrias farmacêuticas gastam milhões de dólares educando os médicos. [Elas] são os principais anunciantes nas revistas de medicina. ... subvencionam ensaios [pesquisas] clínicos para determinar a eficácia de seus remédios e pagam pesquisadores para falarem em hospitais e escolas médicas. E se uma indústria farmacêutica que fabrica um remédio redutor de colesterol fornece a maior parte dos recursos financeiros para a condução de uma pesquisa sobre a eficácia daquele remédio, existe a possibilidade de tendenciosidade, mesmo que não percebida, apesar das comissões independentes de monitorização que algumas vezes supervisionam esses estudos.”(Idem, p.63.) Completa Ornish: “Mas de modos sutis, e alguma vezes abertamente, a mensagem para os médicos é dada: ‘As companhias farmacêuticas são suas amigas. Os pacientes não querem realmente mudar muito os seus hábitos alimentares e de vida, daí, por que perder o seu tempo? Por que se preocupar? É muito mais rápido e mais fácil receitar remédios, e eles funcionam’.” (Idem, p. 64.)
Remédios redutores de colesterol são caros, tem efeitos colaterais conhecidos e desconhecidos, como lesão hepática, talvez catarata, náuseas, dores abdominais, etc. 
Ornish cita que só dois estudos até a época em que escreveu o livro “Salvando o seu coração” conseguiram demonstrar que redutores de colesterol conseguiam reverter a doença do coração, ocorrendo numa minoria dos pacientes. Ele cita o estudo “Tipo II” no qual se gastou 170 milhões de dólares, feito pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos EUA, no qual comprovou-se que remédios redutores de colesterol não revertiam a doença cardíaca. Por outro lado, a maior parte das pessoas que entraram no programa de mudança de hábitos de vida orientado pelo Dr. Ornish teve reversão dessa doença. 
Nosso corpo fabrica todo o colesterol de que precisamos, mesmo que você não use ou reduza a ingestão de gordura saturada. O excesso de colesterol na dieta com gordura saturada é que produz a doença nas artérias coronárias.
Ornish explica que prescreve redutores de colesterol só para pessoas que não querem mudar seu estilo de vida. O melhor é mesmo educar o indivíduo e ele escolhe o caminho que prefere seguir, tendo consciência do que é o melhor. Essa é a função dessa coluna semanal já por mais de 20 anos! Vamos ver mais adiante que fatores emocionais são muito importantes para o adoecer ou curar doenças do coração.

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.