Relacionando-se com parentes saudavelmente

quinta-feira, 09 de agosto de 2012

“Eu tinha trinta e cinco anos quando pela primeira vez enfrentei minha mãe e recusei-me a aceitar seus truques e manipulações. Estava terrivelmente assustado e quase não pude crer que estava fazendo aquilo. Descobri que não tinha de ser grosseiro. Não tinha de discutir. Mas pude dizer o que queria e precisava para cuidar de mim mesmo. Aprendi que poderia amar e honrar a mim mesmo, e ainda gostar de minha mãe—como eu queria gostar—e não da maneira que ela queria que eu gostasse.” Anônimo.

Por que Jesus disse “os inimigos do homem serão os seus familiares”? Mateus 10:36. Creio que Ele Se referia ao fato de um parente poder prejudicar a decisão espiritual de um parente. Também é verdade que alguns parentes têm complicações comportamentais que prejudicam não somente a espiritualidade de um ou mais membros da família, mas também o relacionamento afetivo, social, comportamental.

Quando se está em recuperação de qualquer problema que antes causava atritos na família e se começa a melhorar, alguém da família pode sabotar esta melhora e tentar empurrar a pessoa em recuperação para recaídas. Daí ser necessário para a pessoa em recuperação aprender a se desligar deste outro que não quer melhorar, não quer se tratar e quer sabotar e manter uma estrutura doentia familiar. Este é o “inimigo” familiar.

Desligar de alguém com amor demorar. Pode levar anos. Também aprender a reagir de maneira mais eficaz pode demorar. Não podemos controlar o que familiares farão ou tentarão fazer, mas é possível obter algum sentido de controle sobre escolher como reagir.

Desista de tentar fazer com que eles ajam ou trate você de forma diferente. Você conseguirá se libertar do “programa” deles recusando-se a tentar mudá-los ou influenciá-los. O jeito de eles funcionarem com você é um problema deles. A maneira como você reage ou permite que o jeito deles influencie você é que é seu problema. Sua meta é tomar conta de você.

Você pode aprender a amar sua família e recusar-se a adotar os problemas deles. Você pode amar sua família e resistir aos esforços deles de manipular, controlar ou culpar você.

Pode aprender a ser firme com eles, sem ser agressivo. Pode estabelecer limites que são necessários e desejados por você, sem ser desleal à família. Pode aprender a amar sua família sem perder o respeito e o amor por si mesmo. Pode cuidar de si e não se sentir culpado em fazer isto. Pode não permitir que os problemas deles controlem sua vida, seu dia ou suas emoções. Isto é viver sua vida mais livremente.

• A Rede Novo Tempo de Rádio e TV (www.novotempo.com) apresenta programas de ótima qualidade, nas área de saúde e culinária vegetariana (Vida & Saúde), educação em sexualidade (Sem Tabus), economia doméstica e empresarial (Saldo Extra, Mais Sucesso), programas especiais para a mulher (Sempre Mulher), arqueologia bíblica (Evidências), mensagens de conforto (Lugar de Paz), estudos bíblicos (Está Escrito, Arena do Futuro), convívio com a natureza (Vida no Campo), apologia bíblica (Na Mira da Verdade), música (Caixa de Música, Perfil Musical), entre outros, e há um ótimo programa do qual participo às vezes chamado “Consultório de Família”, que vai ao ar ao vivo toda segunda-feira às 21h, apresentado por Darleide Alves e reprisado nas quartas-feiras às 14h, aos sábados às 4 da manhã, nas sextas-feiras às 12h e aos domingos às 10h. http://novotempo.com/consultoriodefamilia/

Nesse próximo sábado, dia 11 Agosto, às 16h no Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick, Rua Dr. Euclides Solon de Pontes, 33, teremos uma palestra sobre namoro feita pela psicóloga Thaís Seidel de Souza, que também participa do programa “Consultório de Família” e em seguida teremos este programa naquela escola apresentado pela Darleide. A entrada é gratuita. Você terá a oportunidade de fazer perguntas por escrito aos participantes do programa sobre temas como esse acima e outros na área de família.

A palestra sobre namoro que a psicóloga Thaís S. Souza apresentará será muito interessante. Ela tem pós-graduação em Aconselhamento Familiar e sua tese de conclusão do curso versa sobre fatores comportamentais no namoro e noivado que contribuem para um casamento melhor e bem-sucedido.

Espero ver você no Colégio Jamil El Jaick nesse sábado às 16h, onde estarei com Thaís e Darleide procurando responder suas perguntas! Até lá!

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.