Colunas
Psicodinâmica: a história da dor emocional
quinta-feira, 08 de maio de 2014
Psicodinâmica é uma palavra que tem a ver com a vida emocional na mente de uma pessoa, que explica, pelo menos em parte, as causas do comportamento dela.
A Organização Mundial da Saúde diz que: "As doenças mentais são doenças crônicas das crianças e adolescentes.” Ou seja, o que um adulto apresenta de sofrimento mental, tem a ver com a história de sua infância e adolescência. Sofrimento mental, aqui, é o que impede a pessoa de estar bem consigo mesma, é o que a atrapalha de funcionar saudavelmente nas relações sociais, é o que produz dor emocional, a qual pode ser manifestada pela depressão, por crises de pânico, fobias ou algo mais complexo, como transtorno bipolar, esquizofrenia, dependência química, etc.
O que produz sofrimento mental numa pessoa, independente do diagnóstico da doença, tem raiz na genética, nos eventos no relacionamento familiar na infância, na maneira como ela interagiu com a realidade (da família, da sociedade) e em lutas espirituais.
Cientistas afirmam que a influência genética sobre o comportamento chegaria a, no máximo, 50%. Varia de 30% a 50%. Ou seja: aquilo que você é como pessoa foi transmitido por seu pai e por sua mãe pela genética, no máximo, em 50%. Os outros 50% que explicam seu comportamento vêm dos demais fatores citados acima.
Então, ao lutarmos com sofrimentos mentais, seja depressão, medos exagerados (fobias), pânico, etc., é importante aprender a conhecermos a nós mesmos, ou seja, entendermos nossa psicodinâmica como parte da busca de solução, de alívio. E isto não é fácil.
Compreender a psicodinâmica envolve chegar o mais perto possível das verdades sobre o seu sofrimento emocional. E conhecer a verdade pode libertar. Além disso, a verdade vai acabando com as mentiras pessoais. Isso porque parte do sofrimento emocional pode estar ligado às mentiras que se diz para si mesmo, mentiras vividas como se fossem verdades. E você sabe — ou pode aprender — o que é verdade e o que é mentira, e escolher qual aplicar em sua vida.
Agir com mentira que produz sofrimentos emocionais é faltar com a autenticidade. Autenticidade é ir se tornando alguém mais verdadeiro, mais honesto, mais sincero. Para se tornar autêntico, é preciso ter coragem. Coragem de ser. Geralmente, tememos ser autênticos porque podemos ficar ansiosos pelo risco de perder o afeto por falar a verdade, ou perder outra "vantagem”, se formos sinceros e honestos.
Quando você começa a compreender sua psicodinâmica, ou seja, como sua mente funciona em termos de pensamentos e sentimentos, que levam às escolhas que você faz nos relacionamentos e na vida em geral, é possível mudar para melhor. É possível parar com a medicação em vez de ficar dependente dela a vida toda.
Compreender a psicodinâmica envolve checar os pensamentos que você mais nutre em sua mente consciente, dar uma olhada para os tipos de emoções que mais frequentemente você sente, analisar suas escolhas para ver se elas têm sido as melhores ou se repete escolhas ruins. Envolve outras coisas, como procurar ativamente fortalecimento espiritual, melhorar sua vida física (alimento, exercícios, etc.).
Neste sábado, 10, das 17h às 18:30h, no auditório da Academia Friburguense de Letras, explicarei com mais detalhes sobre este assunto. Será o início de mais uma série de palestras sobre temas de saúde mental. O ingresso é gratuito. As vagas são limitadas. Haverá um tempo ao final para perguntas e respostas. A Academia fica na Praça Getúlio Vargas 57, ao lado do prédio da companhia de eletricidade (Energisa).
Veja os temas e as datas da série de palestras:
10 de maio – Psicodinâmica: A História da Dor Emocional
14 de junho – Sofrimentos Mentais: Causas e Possíveis Soluções
5 de julho – Entender e Lidar Construtivamente com o Estresse
2 de agosto – Melhore sua Vida Emocional e Espiritual
6 de setembro – Saúde e Doença Mental na Visão Cristã
4 de outubro – Resolvendo Conflitos.
8 de novembro – Melhor Pensamento, Melhor Comportamento
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário