Onde achar esperança para 2019?

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Dentro de alguns dias entraremos num novo ano. Todos temos coisas para mudar para melhor em nossa vida. Mas ao olharmos para o mundo social não vemos o que possa produzir esperança. Um novo governo eliminará a corrupção para que as coisas públicas funcionem e, assim, a população sofra menos?

E se os que assumirão o poder não resistirem às pressões dos grupos corruptos e capitularem, cedendo à malignidade? E se os líderes que tomarão o poder ficarem contaminados pelo cargo, deixarem o orgulho subir à cabeça e caírem na rede comum da maldade? Nossa esperança está onde? Em quem? Quem é digno de nossa confiança para que a sociedade funcione melhor?

Puxa! Estes homens e mulheres que têm assumido o poder na sociedade poderiam fazer tanto bem para a comunidade, não é? Quem fará? A máquina corrupta deixará fazer? Ou os bons e bem intencionados que assumirão o poder ficarão com medo de seguir adiante com atitudes corretas por sofrerem ameaças, e pedirão demissão do cargo, ficarão passivos ou entrarão na corja de ladrões que vem dominando nosso país?

Luís Eugenio Todd Pérez, médico mexicano formado pela Universidade de Nuevo León, autor de 26 livros sendo seis sobre educação básica, nove com temas universitários e 11 sobre temas humanísticos, estudou também na Universidade de Cornell e de Washington, nos Estados Unidos. Foi professor de Medicina, coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado de Nuevo León, México, fez muitas pesquisas em farmacologia, fisiologia, nutrição, ressonância magnética nuclear, sendo pioneiro neste estudo na América Latina.

Num bom artigo chamado “Increíble: Angela Merkel y Dios” (“Incrível: Angela Merkel e Deus”) publicado na coluna “Ciência e Política” em www.milenio.com/opinion/luis-eugenio-todd/ciencia-politica/increible-angela-merkel-y-dios ele comenta que Angela Dorothea Merkel, de 64 anos, chanceler da Alemanha, é o líder político mais importante no mundo atualmente. Em junho de 2017 ela visitou a Universidade de Berna, na Suíça, tendo sido entrevistada sobre os problemas que o mundo enfrenta hoje devido ao fundamentalismo islâmico e o uso do terrorismo como um fator de ação política.

A resposta que ela deu na entrevista, segundo o professor dr. Luís Eugênio, foi surpreendente, apesar do fato dela ser filha de um pastor protestante. Veja o texto de Todd na íntegra: “Em seus comentários [Angela Merkel] disse que a única fórmula para regressar à paz e à estabilidade ao mundo, pelas diferentes formas de pensar, é voltar-se à bíblia e ao pensamento místico religioso, pois o sentir pragmático do liberalismo está afundando o mundo cada vez mais em conflitos sem salvação, sobre tudo por causa do novo islamismo e a correspondente migração. Ela disse ver com respeito aos muçulmanos que creem nos valores de paz que se pregam nessa religião, e também fez a observação de que as reações defensivas de alguns povos, em particular o seu [alemão], sobre conviver com outras formas de pensar, é um mecanismo de medo e o medo nunca tem sido um bom conselheiro para resolver os problemas. Seu melhor exemplo foi da causologia da Segunda Guerra Mundial, referindo-se, por sua vez, às atitudes da nova liderança norte-americana, que tem esquecido o perdão e a tolerância, assim como a compaixão e está tratando de ‘julgar’ só os interesses econômicos. Concluiu [Angela Merkel] sua sinalização dizendo que gostaria que mais gente dissesse publicamente que quer voltar a Deus e que entendam a bíblia em conceitos básicos como o do pentecostes, ratificando, de acordo com a informação publicada pela mídia Evangelical Focus, que gostaria de ver mais pessoas nas igrejas, estabelecendo diálogos com relação a diferentes opções de convivência, porém baseados nas palavras de piedade de Jesus. Esta mulher, que conhece ciência, pois se doutorou com uma tese sobre química quântica, obtendo uma qualificação excelente, está convencida, igual a muitos cientistas, que Jesus é a esperança e que a bíblia é o grande documento que todos devemos conhecer, ler e compreender.”

Onde achar esperança para 2019? No Deus da Bíblia, nos ensinos do texto bíblico, em procurar copiar o comportamento do Modelo Jesus Cristo. A chanceler Angela Merkel está correta. A saída não está na humanidade e nem na tecnologia. Está em você, eu e todos nós, nos rendermos ao Criador e obedecê-lo. Vamos juntos nessa estrada em 2019?

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.