O que você pensa e sente influi na sua saúde

quinta-feira, 09 de março de 2017

O maior amigo de nosso corpo é a mente. E o maior amigo de nossa mente é o nosso corpo. Eles são tão unidos através de mecanismos de proteção e interação, que quando um é afetado, o outro também é. E sempre um entra em ação para ajudar a aliviar a lesão, a disfunção ou o mal funcionamento do outro.

Foi assim que o Criador fez nosso organismo, com o fantástico mecanismo de integração corpo-mente, e com suas relações com a espiritualidade. Saúde tem a ver com o bom funcionamento do corpo, da mente e da espiritualidade do indivíduo.

De fato, a relação que existe entre a mente e o corpo é muito íntima. Uma educadora comenta: “O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. Muitas das doenças sofridas pelos homens são resultado de depressão mental. Desgosto, ansiedade, descontentamento, remorso, culpa, desconfiança, todos tendem a consumir as forças vitais, e a convidar a decadência e a morte.” (White, EG, A Ciência do Bom Viver, p.241).

O pai da Psicologia Positiva, Martin Seligman, psicólogo, explica como é importante a pessoa cultivar pensamentos e sentimentos positivos de alegria, esperança, gratidão, perdão, para que sua saúde mental e física melhore.

Pessoas que sofrem de doenças físicas respondem melhor ao tratamento quando adotam uma postura otimista, esperançosa na vida. Elas lutam para não permitir que sua mente afunde em reclamações, desânimo, falta de fé. Uma mente que procura manter raciocínios, sentimentos e atitudes otimistas, altruístas, esperançosas, funciona melhor. E isto coopera para que o sistema imunológico tenha melhor capacidade de reagir aos agentes infecciosos invasores. Dessa maneira, o corpo também funciona melhor.

A mesma autora afirma: “A doença é muitas vezes produzida, e com frequência grandemente agravada pela imaginação. Muitos que atravessam a vida como inválidos poderiam ser sãos, se tão somente assim o pensassem. ... O ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida. Um espírito contente, animoso, é saúde para o corpo e força para a alma.” E ela cita um texto bíblico muito interessante nesse contexto de mente positiva: "O coração alegre serve de bom remédio." Provérbios 17:22. (White, EG, A Ciência do Bom Viver, p. 242).

Dr. Uldemann, estudando sobre estresse e suas repercussões no organismo humano na Universidade do Arizona, verificou que pessoas que viviam juntas por 40, 50 anos ou mais, quando um deles morria, o outro adoecia rapidamente. E foi observado que o sistema imune destas pessoas que ficaram deprimidas pela morte do parente, a quem amavam e com quem viveram muitos anos juntos, passou a funcionar com deficiência após o falecimento do familiar, facilitando, assim, o surgimento de infecções complicadas e até morte antecipada.

A tristeza destas pessoas produziu um tipo de redução da potência de certas células de defesa que só retornou ao normal quando o estado depressivo foi vencido. Isto comprova estudos anteriores que revelaram que há uma comunicação entre células do sistema nervoso central e células do sistema imunológico.

Cultive fé. Alimente sua mente com pensamentos de esperança. Fale de coisas alegres, não de bobagens ou superficialidades. Olhe para o lado alegre da vida, para a beleza da Natureza, para o fato de que você está vivo. Não é para fingir que está tudo maravilhoso e que não há problemas. É possível ter alegria, esperança, bondade, cortesia, fé, mansidão, e ser realista admitindo que há dificuldades. A presença de algum conflito emocional ou doença física em você não precisa gerar amargura, ironia, revolta. Aceite a dor. Aceite a limitação. Lembre-se de que sintomas, físicos ou mentais, são anúncios que indicam a necessidade de mudar algo no seu estilo de vida. Cultivar uma mente otimista facilita o viver. Ajuda o corpo a reagir e combater a doença. Ajuda a mente a sair ou não entrar num estado depressivo. Reduz a ansiedade excessiva. Isto é remédio eficaz.

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.