Colunas
Mente e corpo trabalham juntos
“Enfermidades mentais prevalecem por toda parte. Nove décimos das doenças das quais os homens sofrem têm aí sua base.” E. G. White, Mente, caráter e personalidade, vol.1, p. 59.
Podemos pensar que é um exagero que nove entre dez doenças têm origem na mente. Mas a ciência vem comprovando isto. Dr. Herbert Benson, médico clínico de Harvard diz que 75% das doenças diagnosticadas nos ambulatórios são decorentes do estresse mental. E ele afirma: “(a emoção) carrega um mais crucial papel em nossa fisiologia do que a maioria de nós pode compreender.” (“Timeless Healing – The Power and Biology of Belief”, Dr. Herbert Benson, Harvard School of Medicine, Body-Mind Institute, 1996).
Hipócrates, o pai da Medicina, médico grego, (460 aC-370 aC), disse algo interessante que se relaciona com a psicossomática, ao falar que mais importante do que saber que doença tem uma pessoa, é tentar entender que pessoa tem a doença.
Doença psicossomática é a que se manifesta no corpo com sintomas e lesões físicas ou funcionais, mas cuja causa principal se origina na mente, em conflitos emocionais ou psicológicos. Isto é diferente de “somatização” porque nesta não há lesões detectáveis seja por exame médico físico ou laboratorial.
Se você está com uma carga de estresse emocional muito grande, parte deste estresse pode se manifestar no corpo, porque o corpo é um ajudador da mente, e ambos trabalham em união. Corpo e mente funcionam em harmonia de tal modo que quando algo é pesado para a mente carregar, em termos de ansiedade, tristeza, é como se o corpo dissesse para a mente: “Quer ajuda?” Então, a mente diz: “Sim, porque está pesado lidar com este sofrimento mental!” Daí a mente “joga” para o corpo parte de sua tensão, e surgem sintomas no corpo que são, então, psicossomáticos.
Cada um terá a manifestação do sofrimento emocional em um ou em mais de um “órgão de choque” que é a parte do corpo que naquele indivíduo é mais sensível para absorver as tensões emocionais.
A maneira como você sente afeta seu corpo. Há anos o ganhador do prêmio Nobel de Medicina mostrou em seu trabalho científico que existe uma conexão entre células do sistema nervoso central (SNC) e células do sistema imunológico (SI). Dr. Uldeman e colaboradores, no laboratório do estudo do estresse na Universidade do Arizona, provou que pessoas vivendo perdas importantes, como a morte do cônjuge, pode ficar vários meses com uma deficiência no sistema imunológico, devido à tristeza.
Algumas células de defesa, como as células matadoras naturais, ou linfócitos T e B, podem ficar reduzidos ou pouco ativos em seu trabalho de combater vírus e bactérias porque a tristeza os afeta.
Você deve ter ouvido falar de um idoso que tinha boa saúde e poucos meses após a morte de um parente próximo dele (esposo, esposa, etc.), ele mesmo passou a ter infecção importante e veio a morrer também. Por quê? Porque a tristeza abateu a força da imunidade e, assim, um vírus ou bactéria aproveitou a situação e causou a doença grave.
Quanto mais uma pessoa tem dificuldade de tomar consciência de suas emoções, especialmente as dolorosas, mais provável é que apresente sintomas psicossomáticos, porque o corpo absorve os sentimentos que a pessoa se sente inapta para vivenciá-los em nível consciente. Isto significa que quanto mais um sintoma psicossomático está “enterrado” no corpo, mais longe a pessoa está da verdade sobre o sentimento reprimido e somatizado.
Diana Fosha, da Universidade Adelphi, em Nova Iorque, diz que para cada emoção, há um componente visceral. Ou seja, sempre uma emoção tem uma expressão no corpo. Corpo e mente atuam juntos numa unidade indivisível. Seu corpo é o maior amigo de sua mente, e sua mente é o maior amigo do seu corpo. Cuidar bem do corpo é cuidar bem da mente e vice-versa. Ao ter sintomas no corpo que médicos dizem que “não é nada”, com exames normais, comece a pensar e a se perguntar se não há algo mal resolvido em sua vida emocional que pode estar sendo manifestada em seu corpo. “O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.” Provérbios 14:30. “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.” Provérbios 17:22.
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário