Colunas
Liberdade, materialismo, justiça
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
O que é liberdade nesta vida? É ter dinheiro e comprar o que desejar? O materialismo tem construído ou destruído a real liberdade? Quem é livre: o que compra sempre o mais novo equipamento eletrônico e vive conectado por smartphone, tablets e laptops ou o que pode ficar sem tal tecnologia?
O termo "materialismo” é comumente utilizado para definir o comportamento de pessoas que se apegam aos prazeres, valores materiais, à riqueza material.
Será que liberdade real não é, antes, a liberdade do espírito? Perdemos isto? Quando vejo a imagem de milhares de pessoas num show musical, com os braços balançando, acompanhando a música, olhos vidrados no cantor, cantora, grupo musical, ou quando centenas de pessoas num culto religioso ficam extasiadas com o pregador sem verificar qual a verdade, aceitando passivamente o que ele diz como se fosse a última verdade, eu penso: Onde foi parar a liberdade deste povo? Para quem cada um entregou sua liberdade? Por que agem como robôs?
O modelo de felicidade mundano é material. Este modelo une as pessoas ou cria mais competição? Ajuda de verdade os pobres ou tapeia só para conseguir notas fiscais para abater o imposto de renda dos ricos?
Conversando com um vereador sobre injustiça do futebol quanto aos descontos no fim da partida, disse a ele que há anos penso na ideia de o futebol ser cronometrado para acabar com a possibilidade de fraude, que é não dar descontos justos em função do tempo que o jogo foi interrompido. Não é irritante quando jogadores catimbeiros caem em campo fingindo ter algo? É antijogo — e um traço de mau caráter do atleta. Cronometrar o futebol acabaria com um tipo de injustiça num esporte nacionalmente exaltado. O vereador disse que cronometrar o jogo tiraria a graça deste esporte. Fiquei frustrado com a ideia dele e pensei: se ele crê que a justiça que ocorreria com a cronometragem do futebol seria bobagem, o que será que ele faz em sua gestão no Município como vereador, se seguir este mesmo raciocínio de justiça como bobagem? Jogo de basquete, que é cronometrado, não é vibrante? Você já viu/ouviu algum comentarista de futebol defender a ideia de cronometrar a partida? O povo quer justiça? Ou quer carnaval, futebol e novela?
Liberdade significa você fazer o melhor que puder, ainda que não se torne um "sucesso” no modelo mundano. A moça que varre sua rua pode ser um sucesso como lixeira, mas você provavelmente nunca a verá ser chamada pela mídia de "fenômeno”, "imperadora”, "rainha dos baixinhos”, etc.
Quer educar bem seu filho no século eletrônico, na sociedade de vida virtual? Deixe que ele brinque na terra e não com tablets; leve-o na Natureza, não ao shopping; deixe que ele suba em árvores, não em brinquedos de plástico no playground cimentado; dê alimentação natural com frutas, verduras, legumes, cereais integrais, e não produtos industrializados cheios de açúcar, corantes, realçadores de sabor, etc. Ensine a ele o caminho do equilíbrio emocional, do compartilhar, do espiritual.
A criança também precisa aprender a ficar sozinha para a criatividade dela. Se ela sempre tem dezenas de brinquedos em volta, isto poderá prejudicar o aprofundamento da sua imaginação. Mas se ela tiver momentos sozinha, sem distração (TV, vídeos, games), sua mente irá procurar uma imaginação mais profunda. Isto é essencial para a criatividade. A criatividade ocorre ao enfrentarmos dificuldades e sofrimentos. Então, liberdade real nesta existência limitadíssima tem a ver com aprender a lidar com o limite, a dor, a frustração, sem fazer besteira, sem usar as pessoas como se elas fossem servas suas.
Não deixe o governo, a igreja ou outra instituição humana encontrar o destino para você. Isto é perigoso. Respeite as autoridades, respeite o pregador, mas questione se a verdade é o que dizem, indo à fonte você mesmo e pesquisando-a.
Liberdade não é algo que você tem, mas algo que você sempre está lutando para conseguir. A essência da liberdade não é algo que você consegue, mas algo que está se movendo em direção a ela. Liberdade última é a liberdade do espírito.
Liberdade não é um estado do ser, mas é sempre uma luta. Quando as pessoas pensam que têm liberdade, então é perigoso, porque podem estar sob a influência de algum poder subversivo. Liberdade deveria ser vista sempre como um alvo diante de você, algo que você procura, não algo alcançável.
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário