Comece a ter mais saúde

quarta-feira, 23 de julho de 2014

"Ar puro, luz solar, abstinência (temperança), repouso, exercício, regime (dieta) conveniente, uso de água e confiança no poder divino — eis os verdadeiros remédios.” 

Estes são oito "remédios” naturais que promovem saúde verdadeira sem efeitos colaterais e que estão em harmonia com nosso organismo. Se você experimentar praticar o que está na lista abaixo por pelo menos uma semana, verá a diferença em sua saúde. Para muita gente, ela é uma lista radical, mas os que experimentam praticá-la realmente recuperam a saúde de forma natural. Experimente.

1) Respire profundamente ao ar livre, se possível, várias vezes ao levantar pela manhã e durante o dia. Evite ficar muito tempo onde não há ar circulante.

2) Tome sol pelo menos uns 15 minutos pela manhã, antes das 9h, ou à tarde, após 16h. 

3) Evite fumo, bebidas alcoólicas, café, chá preto, tudo que contêm cafeína (bebidas tipo cola e guaraná). Use com moderação o saudável e elimine o prejudicial para sua saúde.

4) Durma de 7 a 9 horas por noite, evitando deitar-se após 22h. Para dormir melhor, evite se alimentar à noite. Se precisar, coma algo leve 2 a 3 horas antes de deitar. Mantenha o quarto de dormir ventilado, escuro, com silêncio. Tendo dificuldade para dormir, tome um banho morno pode relaxar e pense: "Vou deitar e quando vier o sono, dormirei.”

5) Exercite-se diariamente. Serviços domésticos não contam. Caminhar ao ar livre é o melhor. Se não está acostumado, comece com passos firmes o quanto puder cada dia, aumentando até uma hora de exercício diário. Se preferir, ande de bicicleta ou pratique natação. É importante a constância do exercício (mínimo 3 vezes por semana). 

6) Coma alimentos naturais, integrais, preparados de maneira simples. Tome um farto desjejum (café da manhã), um bom almoço e, se precisar, um leve lanche 2 a 3 horas antes de deitar.  Mantenha intervalo de pelo menos 5 horas entre as refeições, tomando só água pura entre elas. Evite alimentos de origem animal, açúcar e frituras. Coma muita fruta, verduras, legumes, cereais integrais, castanhas, nozes. Use pouco óleo e sal. Coma algo cru diariamente. Varie o tipo de alimento cada semana. Evite produtos industrializados.

7) Beba 8 copos de água ao dia, longe das refeições, mesmo sem sentir sede. Comece com 1 copo em jejum ao acordar. No verão, beba mais. Tome banho cada dia esfregando bem o corpo com uma bucha para ativar a circulação.

8) Tudo o que você pensa influi no que sente e faz. Então, cultive pensamentos positivos, de confiança, de esperança e gratidão, não permitindo que fiquem em sua mente pensamentos negativos, os quais produzirão sentimentos negativos se não forem repelidos. Perdoe a si mesmo pelas suas falhas. Perdoe as pessoas pelas falhas delas em relação a você. Pense no que você pode fazer de útil para outros, e faça, e a cura virá.

9) Confie no Deus Criador que cuida sempre de suas criaturas. Serenidade, perdão, aceitação e força para viver vêm pela graça, que é o Poder de Deus para ajudar o ser humano. Comunique-se sempre com Ele pela oração, crendo que Ele atenderá você. Na oração, faça seus pedidos e expresse gratidão pelo que Ele tem feito em sua vida. Leia a Bíblia, meditando, cada dia, buscando nela a orientação de Deus para a sua vida.

Editado de Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p.90, Casa Publicadora Brasileira.


TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.