Colunas
Câncer e mente
Existe alguma base científica para acreditarmos que emoções positivas têm efeitos fisiológicos específicos? Sobre as negativas já sabemos que a ira tem relação com a produção de noradrenalina, e o medo ou ansiedade com a adrenalina.
Emoções positivas se relacionam com a acetilcolina fora do cérebro, que produz relaxamento muscular e relaxamento mental tem que a ver com as endorfinas e a serotonina no cérebro.
O câncer não é apenas uma doença. São diversas doenças inter-relacionadas. O câncer é uma indicação de que existe alguma outra coisa errada na vida da pessoa. O câncer é o resultado de um último esforço do organismo contra a morte. Pode ser que haja predisposição herdada.
Atitudes mentais nos pacientes com câncer: num estudo científico envolvendo 152 pessoas, chegou-se a algumas conclusões interessantes sobre a postura emocional ou mental encontrada nas pessoas que desenvolveram algum tipo de câncer. Veja:
1) Perda da razão para viver e incapacidade de estabelecer novos relacionamentos.
Pode ter havido tentativas de encontrar relacionamentos substitutos, mas falhou, e a pessoa permaneceu isolada, mesmo cercada pela família, amigos. 109 pessoas = 72%
2) Incapacidade de demonstrar hostilidade em sua autodefesa. Sensação de que seus desejos não mereciam ser defendidos. 71 pessoas = 47%
3) Tensão pela morte de um dos pais. 58 pessoas = 38%
4) Presença de autodesprezo, falta de autoconfiança, não respeito por suas próprias realizações.
5) Sensação de desespero com a qual conviveram a vida toda.
6) Ter mais emoções do que energia para expressá-las. Ter pouquíssimas ou nenhum canal de expressão emocional.
Dr. Samuel Silverman, Harvard Medical School: “Se houver uma tendência latente para desenvolver um câncer, a incapacidade para expressar seus sentimentos irá atingir o corpo em algum ponto vulnerável”. (“Brigando pela Vida—Aspectos Emocionais do Câncer”, Lawrence LeShan, Summus Editorial, 1994, p.74.)
O que ajuda quanto ao câncer?
1. Alimentação vegetariana, exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana, tomar 8 copos de água por dia longe das refeições, eliminar tóxicos, como o tabaco, álcool, cafeína, etc.
2. Atitudes mentais:
a) Procurar e encontrar um sentido para a vida maior do que desejo de cura física.
b) Descobrir qual a melhor maneira de ser útil com o que se é, com talentos, com o que pode ser aprendido.
c) Aprender que a pessoa pode expressar emoções, opiniões e ser ainda amada e aceita.
d) Adquirir autoconhecimento para viver com honestidade emocional.
e) O que está certo na pessoa? O que consegue fazer, o que é bom no indivíduo? Valorizar isto, em vez de focar no negativo.
f) Compreender-se e amar-se. É preciso amar para compreender.

Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário