Ajude seu corpo a recuperar a saúde

quinta-feira, 05 de julho de 2018

A doença nunca vem sem causa. O caminho é preparado, e a doença convidada, pela desconsideração para com as leis da saúde. Muitos sofrem em consequência da transgressão dos pais. Embora não sejam responsáveis pelo que seus pais fizeram, é no entanto seu dever procurar verificar o que é e o que não é violação das leis da saúde. Devem evitar os hábitos errôneos de seus pais, e mediante uma vida correta colocar-se em melhores condições.

Hoje existe muita informação sobre saúde. Infelizmente algumas são distorcidas ou parciais, mostrando só um lado da questão. Também existe no mundo médico, genericamente, duas visões sobre tratamento: uma tem que ver com a medicina curativa convencional, que envolve medicamentos e cirurgia. Outra se relaciona com medicina do estilo de vida, que visa ajudar a pessoa a mudar hábitos não saudáveis de vida, e adotar um estilo de viver que favoreça o corpo e a mente funcionarem melhor sem uso de medicamentos e cirurgia. Às vezes é preciso ambas abordagens para tratar certas doenças. Mas a maioria do povo ainda pensa que a saúde está no medicamento. Não está.

Uma grande parte das pessoas sofre devido a sua própria escolha de práticas não saudáveis de saúde. Desatendem aos princípios de saúde por seus hábitos de comer e beber, vestir e trabalhar. Sua transgressão das leis da natureza produz os infalíveis resultados; e, ao sobrevir-lhes a doença, muitos não atribuem seu sofrimento à verdadeira origem. Alguns se queixam contra Deus por causa de suas aflições. Mas Deus não é responsável pelo sofrimento que se segue ao menosprezo da lei natural. Alguns até dizem que Deus mandou a doença que sofrem como punição ou provação. Mas isto não é verdade. Nenhuma doença é produzida por Deus. Permitir é diferente de produzir.

Deus nos dotou com certa quantidade de força vital. Formou-nos também com órgãos adequados à manutenção das várias funções da vida, e designa que esses órgãos operem juntamente, em harmonia. Se preservamos cuidadosamente a força vital, mantendo o delicado mecanismo do corpo em ordem, o resultado é saúde; mas, se a força vital é esgotada muito rapidamente, o sistema nervoso toma emprestado de seus fundos de resistência a força necessária para o uso, e, quando um órgão é prejudicado, todos são afetados. A natureza sofre muito abuso sem aparente resistência; levanta-se então, fazendo decidido esforço para remover os efeitos do mau tratamento a que foi submetida. Seus esforços para corrigir estas condições manifestam-se muitas vezes em febre e várias outras formas de doença.

Quando o abuso da saúde é levado tão longe que traz em resultado a enfermidade, o doente pode muitas vezes fazer por si mesmo o que ninguém mais pode fazer. A primeira coisa é verificar o verdadeiro caráter do mal, e então operar inteligentemente para remover a causa. Se a harmoniosa operação do organismo se desequilibrou por excesso de trabalho, de comida ou de outras irregularidades, não tente consertar isto usando medicamentos. Elimine o que não é saudável de sua dieta, de seu estilo de vida social, do trabalho. Dê um tempo ao corpo e ele se recuperará.

A intemperança no comer é muitas vezes a causa da doença, e o que a natureza precisa mais é ser aliviada da indevida carga que lhe foi imposta. Intemperança no comer significa ingerir alimentos não saudáveis, ou comer os saudáveis em horários, quantidade e combinações inadequadas. Em muitos casos de doença, o melhor remédio é o paciente jejuar por uma ou duas refeições, a fim de que os sobrecarregados órgãos digestivos tenham oportunidade de descansar. Um regime de frutas por alguns dias tem muitas vezes produzido grande benefício aos que trabalham com o cérebro. Muitas vezes um breve período de inteira abstinência de comida, seguido de alimento simples e moderadamente tomado, tem levado à cura por meio dos próprios esforços recuperadores da natureza. Faça a prova e veja os resultados.

Baseado em A Ciência do Bom Viver, p. 234 e 235.

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.