Colunas
A mudança do que você é
Você quer mudar seu jeito de ser? A simplicidade e a naturalidade são alvos saudáveis para você alcançar rumo à mudança para melhor. Neurose é quando você não consegue isto. Neurose é um encolhimento do que você é para preservar a parte saudável do que você tem. Quer mudar?
Todos estamos em necessidade de ajustes dentro de nós e no jeito como nos relacionamos com as pessoas. Você se acha forte? O que é ser forte? “Fisicamente falando, Sansão foi o homem mais forte da Terra; mas no domínio de si mesmo, na integridade e firmeza, foi um dos mais fracos. Muitos tomam erradamente as paixões fortes como caráter forte; mas a verdade é que aquele que é dominado por suas paixões é homem fraco. A verdadeira grandeza do homem é medida pela força dos sentimentos que ele domina, e não pelos sentimentos que o dominam.” EGW, PP 567, 568.
“O objetivo final (do tratamento psicológico) é o de ter emoções sem deixar que as emoções nos tenham.” Leigh McCullough Vaillant, psiquiatra da Harvard University.
Perdemos a capacidade de administrar emoções desde a meninice, dependendo de educação recebida em casa, e dos modelos observados em cuidadores na infância.
“Na infância de na juventude o caráter é extremamente sensível. A capacidade de autocontrole deve então ser adquirida. Na vida doméstica são exercidas influências cujos resultados são tão duradouros como a eternidade. Mais do que um talento natural, os hábitos adquiridos nos primeiros anos decidirão se um homem será vitorioso ou derrotado na batalha da vida.” MM - RC 5 Out 1986.
Instrumentos de recuperação—Pessoas Nervosas:
1) Aceite que ele existe e que é um problema seu.
2) Pare de ficar culpando as pessoas e circunstâncias do passado e do presente pelo seu nervosismo. A responsabilidade de mudar é SUA!
3) Entenda e aceite que precisa mudar.
4) Cultive o desejo de mudar.
5) Fique pronto para mudar, ou seja, decidida por causa de um desejo pessoal profundo de mudar. Etc.
Instrumentos de recuperação—Pessoas Angustiadas ou Deprimidas:
1) Primeiro tente identificar qual é o pior para você. O que realmente incomoda neste problema? Reflita sobre a queixa e dê um nome ao problema pior.
2) Em seguida lembre quando seu problema começou. Faz tempo? Tem uma data de início? Se sim, o que houve na ocasião ou em torno dela? Alguém que você amava morreu, afastou-se, lhe traiu? Descreva como este problema interfere em sua vida. Prejudica sua concentração? Gera insônia? Produz ansiedade? Deprime? Irrita? O quê?
3) Já fez algo para solucioná-lo? Tentou de novo? Tentou o suficiente? O que não tentou ainda? Valoriza-se pelos esforços realizados? Falou com a pessoa? Pediu explicações? Fez reparações necessárias? Expressou sua zanga sem destratar? Colocou limites? Etc.
Nesta coluna está uma parte das ideias que serão expostas na palestra “A mudança do que você é” neste próximo sábado dia 5 de maio às 17:30h da série sobre saúde mental em parceria com a Academia Friburguense de Letras. Desta vez a palestra será no auditório do Fórum antigo na Praça Getúlio Vargas, ao lado do Correio, primeiro andar. A entrada é gratuita. No local estará disponível para você adquirir a cópia do tema apresentado nas outras palestras e da palestra acima na íntegra, além de outras literaturas sobre saúde. Será muito bom ter você lá!
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário